O ano é 1695 e estamos a caminho de New Eden na pele de Antea Duarte e Red Mac Raith que são um casal de banidores ou Banishers como no idioma original.
O Governador de New Eden nos chama para um trabalho de investigação sobrenatural, pois New Eden vem tendo casos estranhos como uma nevoa fria que assola a cidade por meses, sumiços, assassinatos, canibalismo e outras coisas.
Sua chegada em New Eden é pelo mar em uma área fora da cidade, no controle de Antea podemos ver como a cidade está sofrendo com os efeitos da maldição, nos encontramos com casas abandonadas, pessoas mortas e até batalhamos com espectros, tendo assim que realmente a cidade está sobre efeito sobrenatural.
Chegando na cidade de New Eden, podemos ver que a população não se sente segura vive quase em quarentena pelo medo do sobrenatural.
Esther uma conhecida do casal quer que possamos ajudar em libertar a alma de seu marido que foi morto pela maldição da cidade, assim podemos entender melhor o que está acontecendo realmente na cidade, pois conseguimos conversar com as almas dos mortos.
Depois de resolver essa questão vamos descansar em uma casa e Red tem um pesadelo de estar entrando na Igreja da cidade e um espectro encontra ele, Red acorda assustado do pesadelo e procura Antea e não a acha indo direto para Igreja pois o local do pesadelo podia ser a resposta do sumiço.
Chegando na Igreja Red encontra Antea recolhida e com medo, ele vai falar com ela e o Pesadelo que amaldiçoa New Eden se mostra e vai contestar Red sobre sua vida e sua relação com Antea.
Red enfrenta o inimigo porem sem sucesso o poder dele é incrivelmente forte, um poder que nenhum dos banidores já tinha enfrentado, o pesadelo nos vence e segura Red no lado de fora da igreja em direção ao penhasco, vendo isso Antea ataca o Pesadelo porem sem sucesso o Pesadelo mata Antea sem força e Red fica sem reação e é jogado para a sua morte.
Red acorda em uma caverna e vê uma figura vindo em sua direção que é uma bruxa chamada Seeker, ela o salvou a mando de sua mestre, Seeker o ajuda dando informação sobre onde está e o que aconteceu depois do dia da batalha na Igreja, saímos explorando o mapa e encontramos o fantasma de Antea chamando e nos guiando a um certo local, chegando lá temos um reencontro e Antea explica o que aconteceu com ela, nos saímos a procura de encontrar o caminho para New Eden e deparamos com uma pessoa que está sofrendo com espectro o assombrando, e aceitamos a ajudar, depois disso nos descansamos na fogueira e Antea nos pergunta o que gostaríamos e prometer a ela sobre sua alma, se gostaríamos de libertá-la ou ressuscita-la e essa decisão é muito importante para o resto da trama pois o final muda drasticamente.
O legal dessas opções é que a Antea sempre foi a favor de banir as almas assim a alma nunca mais vai perturbar a pessoa do plano real, porem ela se vê nesse dilema, qual decisão Red vai tomar, que façam comigo o que eu sempre fiz com os outros ou voltar a vida sacrificando várias pessoas inocentes ou não.
Como é jogar Banishers?
A Gameplay é boa porem se baseia muito em outros jogos tirando assim o brilho da inovação
A gameplay é ação em terceira pessoa baseada no que vimos em God of War de 2018, até o sistema de Status foi posto no jogo sendo que não vi necessidade desse implemento pois muda pouca coisa e só dificulta a entender com tantos status que no grande escopo da batalha você nem entende pra que serve ou se usou alguma vez.
Os Status mais importante são vida usado por Red e espírito usado por Antea, pois no plano real nos lutamos controlando Red que possui o poder de banir os inimigos e também possui ataque a distância usando seu mosquete e no plano espiritual lutamos controlando Antea que é focada mais em ataques em áreas e também em se teleportar perto dos inimigos com investidas poderosas.
Ambos os personagens podem ser trocados em qualquer hora com o aperto de um único botão pois alguns inimigos são fracos aos ataques de Red e outros de Antea, a mesma coisa na exploração do mundo alguns lugares só Antea pode enxergar ou conseguir ir e outros só Red deixando assim o combate e a exploração bem fluida e dinâmico trazendo uma experiência bem prazerosa.
O jogo se perde no combate que é bem feito porem fica muito repetitivo depois de algumas horas, falta variedade de inimigos porem é recompensado com uma ótima arvore de habilidade.
Árvore de habilidade incrível porem falha no sentido de necessidade
O jogo possui uma árvore de habilidade muito inovadora, ela é bem vasta e é dividida nos dois personagens, enquanto as habilidades de Red você consegue apenas passando de level as habilidades de Antea são liberadas fazendo as secundarias que são focadas nos espectros, isso é muito legal pois dá o jogador a vontade de explorar o mapa.
A árvore de habilidade é separada em vários núcleos em formato de cruz, você compra uma habilidade porém só pode usar outra se for no outro lado do núcleo independente se as habilidades só são de um personagem. A árvore também é desbloqueada com o passar da história sendo no total quatro árvores separadas, algumas focadas em um personagem especifico porem sempre tendo os dois em todas.
O único defeito é que com o passar da jogatina o jogador não sente necessidade de querer desbloquear o resto das habilidades, pois as que foram desbloqueadas no começo pra metade do jogo são suficiente no sentido de dano e mobilidade para enfrentar qualquer desafio mesmo na dificuldade mais alta.
O mundo de Banishers é vasto e cheio de secundárias boas e outras bem chatas
O mundo é gigantesco e vasto, tendo vários segredos e várias missões secundárias desde derrotar certos inimigos ou investigar casos sobrenaturais, o jogo brilha em suas secundarias de investigar os espectros que assombras as pessoas, cada história única as vezes melhor que a história principal.
Porem falha em suas secundárias que são derrotar hordas de inimigos repetitivos durante o jogo todo ou em reciclar chefes da missão principal sem explicar o porquê.
Outras missões secundárias são focadas em encontrar tesouros que dão itens bons para sua aventura e peca pela falta de liberdade do jogador de como resolver aquele puzzle, muitas vezes você consegue atirar na corrente que está vendo, porem o jogo não permite pois tem uma parede invisível impossibilitando a bala de chegar no local, ou com a Antea que só consegue se teleportar a outro local se estiver olhando pro lugar certo e naquele frame certo para aparecer o botão de interação.
O jogador só consegue resolver se estiver no local certo onde o jogo determinou, isso tira a imersão e a vontade de repetir essas missões.
Um casal fraco na relação afetiva parecem mais amigos se conhecendo
Red e Antea são casados porem o jogo não passa isso do jeito certo.
As vezes temos falas e comportamentos que parecem ser de pessoas que acabaram de se conhecer pois explicam assuntos que não precisaria ja que estão juntos a tanto tempo nessa área, as vezes o jogo faz um excelente trabalho em mostrar o carinho de um pelo outro.
Fica uma sensação de que quem escreveu não sabia muito bem o que um relacionamento com traumas pesados ou com um trabalho de tantos anos juntos acumula em uma relação.
Por exemplo é muito raro dos personagens contarem histórias de casos passados ou mesmo histórias felizes ou engraçadas que tiveram em seu relacionamento.
Banishers é um bom jogo e um ótimo passo para uma nova franquia
Banishers entrega um bom jogo sempre acertando e tropeçando em seguida e isso vale desde a história, gameplay e mundo.
Mesmo com suas falhas o jogo consegue dar margem a uma franquia que funcionara muito bem com outros personagens pois é focada no trabalho de banidores e não só nos personagens de certo jogo.
O jogo possui ótimos gráficos dando bastante atenção nos modelos dos personagens e com destaques a grandeza de certas áreas do mundo que são muito bem feita.