Dead Space Remake é nova roupagem do aclamado Survival Horror de 2008 que em sua época de lançamento era normal ouvirmos falar do game como um Resident Evil no Espaço.
Começo este review dizendo que não tive esta experiência na época e sim meu primeiro contato com o game foi nesta versão Remake, fresquinha e atualizada.
Assim, terminando toda essa experiência chamada Dead Space me pergunto onde viram Resident Evil aqui?
O jogo de sobrevivência e terror espacial tem nuances únicas, uma identidade própria e uma ambientação de fato aterrorizante que nem longe senti jogando toda a franquia do game da Capcom.
A tempos não vivia uma experiência de me deixar inquieto enquanto jogo, não digo nem pelos sustos já que estes eu quase não tive, já que a cada segundo jogando ficava atento a todos os detalhes e esperando o próximo estrondo de algum inimigo que surgisse em minha frente e foi justamente este estado inquietante de alerta que fez Dead Space ter sido um jogo único para mim.
A tempos não jogava um Survival Horror onde sobreviver realmente foi cansativo, eu não conseguia jogar Dead Space por horas e horas seguidas justamente por esta necessidade de conhecer cada canto da aterrorizante nave atrás de munições e itens de cura para minha sobrevivência.
Este clima de terror espacial onde o som de maquinas e engrenagens se misturam ao som das criaturas que se esgueiram por entre os corredores e poderão ou não te atacar a qualquer momento nos faz ter momentos de pura adrenalina mesmo quando nada esta acontecendo.
Um fator que ajuda muito a criar este terror é que as criaturas parecem ser inteligentes em alguns momentos. É difícil prever de onde elas virão, da mesma forma que se você morrer não necessariamente a criatura voltará ou te atacará do mesmo ponto que antes.
Algo que notei também é que se por um acaso um inimigo te notar e você simplesmente voltar uma sala para se esconder, ela poderá invadir esta sala para onde você fugiu de outra maneira.
Nada é seguro dentro de Dead Space!
Não existem safe rooms, você poderá ser atacado em uma sala onde parecem existir apenas itens ou até mesmo ser surpreendido enquanto esta na loja refazendo seu estoque.
E foi todo este clima de não conseguir prever e saber que posso ser surpreendido a todo tempo que me deixou tão preso neste game caótico.
A história de Dead Space
A humanidade já viaja pelo espaço e conquista outros planetas a fim de conseguir explorar suas riquezas e minerais.
Dentre as empresas mais importantes da Terra a C.E.C é uma gigante do ramo da mineração e dona da USG Ishimura uma imponente nave mineradora que mesmo após décadas de uso continua sendo extraordinária.
No entanto, um dia a USG Ishimura para de mandar sinal e para isso uma equipe é enviada para averiguar.
Estamos então no controle do engenheiro Isaac Clarke, que junto a outras pessoas do time encontram a Ishimura na orbita do planeta Efigie VII porém sem comunicação.
Ao adentramos a grande mineradora após um pouso forçado acabamos encontrando uma nave vazia, diferente do que era esperado nesta gigante.
Não demora até sermos atacados por criaturas unimorfas, matando uma parte de nossos companheiros e agora nos obrigando a sobreviver a este horror em busca de respostas e claro uma maneira de escapar deste pesadelo.
Embora ainda alguns de nossos companheiros de viagem estejam vivos, eles estão tão perdidos quanto Isaac em toda esta situação.
A tripulação da USG Ishimura parece ter sido dizimada por estes seres que agora habitam a nave.
Todos os relatos e informações que encontramos durante a jornada são em forma de documentos, áudios e alguns vídeos que nos ajudam a montar o quebra-cabeças do que aconteceu neste ambiente de terror que nos encontramos agora.
Assim, cabe ao jogador decidir se quer apenas saber o superficial e sobreviver ou se irá consumir também dezenas e dezenas de materiais que nos mostra como tudo aconteceu.
USG ISHIMURA
Tão importante quanto a história e seus personagens são o ambiente onde os fatos acontecem e para isso a USG Ishimura é o ambiente perfeito para o caos.
A gigantes nave é dividida em diversos setores, dos quais durante a jornada vamos explorando e ganhando acesso.
Cada ambiente dentro da nave tem suas proprias características, assim a area dos motores é completamente diferente as salas de comando ou Hidroponia que é responsável pela purificação do ar por exemplo.
Esta exploração mantem o ritmo do jogo durante as mais de 12h que passamos por ela, garantindo um ambiente opressor.
Seja nas salas mais amplas ou nos apertados corredores cheios de tubulação e vapor, cada canto da USG Ishimura é trabalhado de forma única.
O game também conta com um grande nível de Back Tracking, ou seja, você vai ir e voltar algumas vezes pelos mesmos caminhos.
Este vai e vem pela nave também acaba por gerar muita tensão pois mesmo que você tenha eliminado uma leva de inimigos, não há garantias de que o caminho estará seguro quando voltar.
Além disso a exploração pela nave é livre e ao conseguir liberar todos os acessos já nos capítulos finais do jogo, você terá a total liberdade de andar por onde quiser na nave.
Existem baús e portas que exigem também níveis de acesso, estes você adquire enquanto evolui na história do jogo, com exceção de um ultimo nível especial no qual não consiste em realizar uma sidequest.
Tarefa essa totalmente dispensável para quem quer apenas terminar o jogo, mas de fato interessante e recompensador para aqueles que desejam fazer 100% do que o game tem a oferecer.
Como é jogar Dead Space Remake?
O game já começa em um ritmo frenético e exige do jogador aprender muitas coisas de forma rápida.
Isaac conta com uma arma de ínicio capaz de decidir a maneira em que o tiro será realizado, sendo vertical ou horizontal, além de contar com golpes físicos como socos e cotoveladas.
Por ser um engenheiro, Isaac não tem necessariamente um treino militar e por isso suas armas no decorrer do jogo acabam sendo ferramentas de trabalho, como uma arma de mineração ou uma serra.
Esta criatividade de armas é muito bem vinda no jogo, pois cada arma é única e a quantidade de munição que de certa forma é escassa nos obriga a testar todas e assim ver com qual nos adaptamos melhor.
Embora Isaac tenha também o ataque físico ele não é forte o suficiente para eliminar inimigos com rapidez e acaba sendo utilizado mais para momentos de crise quando devemos afastar um inimigo próximo e assim ganharmos espaço para repensar a estratégia.
Em Dead Space existe o desmembramento de inimigos e é muito importante aprender como isso funciona desde o começo do jogo.
Como as munições são escassas, embora seja possível compra-las também, quanto menos munição você utilizar nos inimigos será melhor.
Portanto o desmembramento nos ajuda nesta tarefa.
Ao avistar um inimigo que venha andando ou correndo para cima de você, procure atirar em seus joelhos ou pernas até que ele perca o membro e assim fique no chão, o que diminuir em muito sua mobilidade. No chão você pode focar em continuar tirando os outros membros que atacaram você ou tentar acertar a cabeça.
É importante entender essa mecânica de desmembramento o quanto antes se não os inimigos se tornam verdadeiras esponjas de tiro gastando até 3x mais munição do que seria necessário.
Conforme novos inimigos vão surgindo você deverá entender qual a melhor técnica de desmembramento ou qual a melhor arma para ser utilizada contra ele.
Dead Space te entrega um arsenal e todas as armas serão bem utilizadas.
Além das armas Isaac também conta com um equipamento capaz de fazer com que tudo em que ele acerte se movimente em câmera lenta, o que é bem útil para passarmos em alguns cenários e também diminuir o movimento de algum inimigo enquanto focamos em outros em momentos de hordas.
Já o equipamento mais interessante é o Kinesis, com ele ganhamos a habilidade de apontar, puxar e movimentar objetos pelo cenário.
Com Kinesis conseguimos não apenas resolver enigmas, procurar itens escondidos pelo mapa mas também é extremamente útil em batalhas, podendo arremessar objetos em inimigos como bombas, lanças e até mesmo membros despedaçados de outros inimigos.
Sabe aquela garra afiada que nos tira tanto dano, que tal arremessá-la contra outro inimigo assim que você retirar este membro?
Todas essas armas e equipamentos fazem de Dead Space um jogo muito dinâmico, permitindo ao jogador passar de diversas formas uma mesma area. Se ficou sem munição, com certeza terá outra arma ou poderá utilizar alguma coisa do cenário ao seu favor.
Importante dizer que todos os inimigos soltam itens sendo necessário pisar nos restos destruídos para que eles liberem munição, itens de cura ou créditos.
O jogo ainda possui uma loja de itens onde é possível comprar itens de cura, munição, melhorias de armas e novas armaduras para Isaac.
E com os nódulos que encontramos no jogo é possível realizar melhorias em todos os equipamentos do jogo melhorando cadência de tiros, dano e alguns efeitos especiais, já para armadura podemos aumentar o HP, tempo em que nosso cilindro de oxigenio aguenta, resistência da armadura entre outras coisas.
Talvez uma das poucas críticas que tenho ao jogo é a quantidade de melhorias disponíveis. É um número bem alto e você não conseguirá realizar todas em uma única partida.
Desta forma, como o número de nódulos que encontramos no jogo é limitado você acabará dando mais atenção para uma ou outra arma tentando deixá-la mais forte enquanto as outras ficam mais fracas no avanço do jogo.
Ao terminar a campanha é possível recomeçar uma nova partida mantendo dinheiro e equipamentos e assim podendo aprimorar tudo ao máximo em novas viagens pelos corredores da Ishimura.
Como é de se esperar Dead Space é bem violento, trazendo cenas visuais claras, no entanto é possível ativar nos menus de acessibilidade avisos que alertam o jogador momentos antes de alguma cena perturbadora ou que possam ativar gatilhos como uma cena de suicidio por exemplo.
Algo que também é característica de Dead Space é a ausência total de HUD na tela de jogo.
Tudo que o jogador precisa saber está no corpo de Isaac. A barra de HP fica em suas costas, assim como a munição aparece direto na arma assim que ativamos a mira.
Essa escolha sem dúvida alguma aumenta a imersão principalmente quando a maior parte do jogo são em cenários totalmente escuros ou com baixa iluminação.
Gravidade Zero
Algo que foi adicionado no remake e não era presente no original de 2008 são partes do game em gravidade zero.
Esta mecânica foi adicionada a partir de Dead Space 2.
Sendo assim embora Dead Space Remake seja quase um game 1:1, ou seja, um remake idêntico ao original algumas adições foram muito bem vindas.
Controlar Isaac em ambientes sem gravidade é uma mecânica muito interessante e mesmo sendo mais difícil controlar o personagem neste ambiente, alguns minutos bastam para entendermos o controle da movimentação e da câmera.
Dead Space Remake vale a pena?
Dead Space Remake é um jogo que vai agradar a todos que gostam de um bom jogo de ação com pitadas de terror e muito Jump Scare.
A ambientação e essa sensação de terror e ser um alvo o tempo todo em em qualquer canto da USG Ishimura são o grande trunfo do game.
Após terminar o game fui atrás do game de 2008 e entender se de fato ele é um remake 1:1 vendo partes chaves do jogo e sim o game em diversos momentos é muito semelhante trazendo um jogo seguro, apostando em tudo que já deu certo no passado mas com pontuais adições.
Além disso foi adicionado um final secreto no game apenas para quem completar 100% numa segunda jogada, o que é um ponto favorável para quem ja jogou o original ter mais motivos para reviver o game.
Assim podemos concluir que Dead Space Remake é um jogo indispensável para aqueles que já estão na nova geração, já que o jogo é exclusivo para Playstation 5, Xbox Series e PC.
Seja você alguém que jogou o original ou assim como eu terá a primeira viagem pela Ishimura, Dead Space Remake vale a pena sendo um dos grandes títulos desse começo de ano.
Agradecemos a equipe da EA e da Motive Studios que nos enviaram uma cópia do jogo para a criação deste review