Desde que a PlayStation começou a focar em jogos GAS (games as service/jogos como serviço), eu e praticamente toda a comunidade ficamos revoltados.
Aparentemente, a PlayStation estava a todo vapor criando jogos genéricos e esquecendo de suas grandes franquias de peso single player.
No início de 2024, a Sony afirmou em seu relatório que não lançaria nenhum jogo no ano de continuação de suas franquias, mas que lançaria dois jogos como serviço: Helldivers 2 e Concord. O que revoltou ainda mais a player base da PlayStation. Cada trailer lançado de Helldivers 2 e Concord recebia uma recepção negativa, com muitas pessoas revirando os olhos.
Quando Helldivers 2 foi lançado, surpreendeu a todos sendo um sucesso absoluto. Era um jogo único e divertido, e eu, Doizelly, me viciei durante horas. Então, quando chegou Concord, mesmo desanimado por parecer apenas mais um Overwatch hero-shooter genérico, decidi dar uma chance de mente aberta para essa nova IP da PlayStation. Hoje, dia 12/07, foi liberado um beta fechado para todos os jogadores que compraram o game em pré-venda e para os assinantes da PlayStation Plus.
Beta do Concord
O beta se inicia com uma breve cutscene mostrando uma tripulação de mercenários aventureiros em sua nave, esperando impacientemente para serem aceitos como freegunners. A cutscene serve para apresentar brevemente a personalidade de cada personagem. Quando eles são aceitos nessa sociedade, o jogo começa sem muitas outras cutscenes, indo direto ao ponto: o gameplay.
Neste primeiro beta, a Firewalk Studio nos apresenta dois modos de jogo distintos, com duas variações cada. Um dos modos está liberado desde o início, e o outro é desbloqueado quando os jogadores atingem o nível 6.
O primeiro modo é a Pancadaria, que consiste em partidas rápidas de 10 minutos, com ressurgimento, de 5×5. A primeira variação é um Team Death Match padrão, onde o time que completar 30 kills primeiro ganha.
A segunda variação é o Caça aos Troféus, onde ao matar um inimigo, ele solta um troféu no chão. O time que coletar 30 troféus primeiro ganha, sendo que se um aliado pegar seu próprio troféu caído, não conta ponto para o inimigo. O legal desses modos é que sempre que você morre, pode trocar de personagem.
O outro modo de jogo é um pouco mais tático, chamado de Rivalidade. As partidas são de 5×5, sem ressurgimento e sem limite de tempo, baseadas em rodadas que podem durar até 7 rodadas. O time que ganhar 4 rodadas primeiro vence. A primeira variação é a Extração de Carga, onde no meio do mapa há uma carga que precisa ser recuperada e levada para um dos dois pontos de extração. Há apenas uma carga para os dois times, então os jogadores devem tentar pegá-la rapidamente ou matar o inimigo que estiver com a carga antes de ele levá-la para a extração.
A outra variação é o Ponto de Conflito, onde no meio do mapa há uma zona que deve ser capturada. Os jogadores devem permanecer dentro da zona para capturá-la, e o time que capturar primeiro ganha.
O diferencial do modo Rivalidade é que quando se ganha uma rodada, o jogador não pode mais escolher o personagem que utilizou na vitória das rodadas, sendo necessário trocar de personagens ao decorrer da partida.
Ao final de cada partida independente do modo o jogador ganha XP para upar o nível do jogador e dos personagens aos quais ele ficou jogando durante a partida, um ponto importante de ressaltar é que todo o progresso realizado durante o beta não será levado para o jogo final.
O beta contém apenas quatro mapas até o momento, mas foi prometido um quinto mapa para o final de semana. Todos os 16 personagens que estarão no jogo final já estão disponíveis, cada personagem com classes e habilidades únicas.
Até agora, o personagem com o qual mais me adaptei e joguei por mais tempo foi o Lark. Ele usa um lançador de Razorpod, uma bola que, ao se aproximar dos inimigos, se transforma em dardos que os seguem por um breve período. Suas habilidades incluem a criação de um ponto de retorno no mapa, ao qual ele pode se teletransportar uma vez ao pressionar o botão, sendo possível criar um novo ponto após o uso. A outra habilidade do Lark é colocar um esporo no chão, que concede rapidez e resistência ao dano aos aliados dentro da área do esporo.
Agradecemos a Playstation Brasil por nos enviar uma cópia da beta de Concord para criação desse artigo.