Review

9 Years of Shadows

Um metroidvania básico que entrega o que promete e tem muito carisma.
Disponível para:
Nintendo Switch, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

9 years of Shadows da Halberd Studio é um metroidvania que me chamou muita atenção principalmente pelo seu visual.

Para alguém que cresceu assim como eu nos anos 90 e assistia os bons e velhos animes na finada Rede Manchete, é impossível não associar as artes e estilos do game com as armaduras de Cavaleiros do Zodiaco.

Assim, misturando um dos meus gêneros favoritos, o Metroidvania com toda essa nostalgia visual que o game apresenta, rapidamente 9 Years of Shadows entrou em meu radar.

A história de 9 Years of Shadows

Neste universo, uma maldição cheia de corrupção acabou por trazer diversas desgraças ao mundo, incluindo retirar toda a cor dele.

Após perder seus pais Europa decidiu então invadir o castelo de Talos onde tudo teria começado a fim de descobrir respostas e assim tentar por um fim a toda esta maldição.

Ao adentrar o castelo Europa acaba enfrentando uma gigante fera que a derrota, eis que aparece um simpatico e voador ursinho de pelucia que salva Europa ao mesmo tempo que traz de volta toda a cor e vida para o castelo.

O nome do ursinho é Apino e ele será o companheiro de Europa durante nossa aventura.

Retornando a exploração Europa encontra um fantasma que conhece Apino e diz que Europa deverá ir em busca de 3 armaduras sagradas para que assim ela consiga derrotar os seres que dão força a criatura que nos derrotou anteriormente.

Como é jogar 9 Years of Shadows

O game é um metroidvania básico.

Veja bem, ser básico não é algo ruim, ao contrario disso 9 Years of Shadows é extremamente competente ao que se propõe.

Os principais elementos de um metroidvania estão la como bons personagens, NPCs enigmáticos, um bom mapa a ser explorado com diversas salas secretas e claro a progressão no mapa que só pode acontecer após o personagem conseguir algum upgrade necessário.

Nesta formula 9 Years of Shadows não falha entrega um jogo básico mas muito divertido.

Europa tem movimentos simples também sendo um ataque rápido fraco, um forte, pulo e esquiva para trás, sem adição de ataques especiais ou que exijam algo a mais do jogador.

Também não existem elementos de RPG como níveis e experiência ao derrotarmos os inimigos, fazendo assim com que este jogo acabe tendo uma experiência maior como um jogo de plataforma, sendo totalmente opcional matar ou não os inimigos que encontraremos pelo caminho.

E como nos foi apresentado, Europa deverá ir atras de 3 armaduras sendo a de Poseidon, Gaia e Helios.

Cada armadura tem uma habilidade especial que funciona basicamente para passar pelos desafios de algumas áreas do castelo.

A de poseidon por exemplo serve para que Europa ande dentro da agua e possa nadar com mais mobilidade, a de Gaia permite sobreviver em areas venenosas e também passar por tuneis subterrâneos enquanto a de Helios é residente ao calor extremo e também permite que possamos flutuar em areas com grande quantidade de vapor.

Estas armaduras embora se diferenciam bem entre seu visual e suas habilidades na hora de enfrentar inimigos e chefes de área não fazem diferença na hora dos combates ja que os ataques de Europa não mudam, o que temos é no máximo o elemento da armadura auxiliando a derrotar o inimigo, porém poderiam ter explorado mais principalmente para os momentos que estamos explorando outras áreas do castelo.

O grande diferencial no gameplay de 9 Years of Shadows é sem dúvida alguma o esquema de barra de energia e mana do jogo.

Europa possui uma barra de mana que é consumida toda vez que Apino, nosso ursinho de pelúcia, utiliza alguma de suas magias para atacar inimigos ou abrir caminhos. Já o HP de Europa é composto por 2 pontos.

A cada dano que recebemos Europa perde uma parte da barra de mana e não de seu HP, no entanto quando esta barra de mana se esgota, ela perderá um de seus pontos de HP.

Para que isso não aconteça, sempre que a barra de Mana for zerada, Europa deverá abraçar Apino assim que pressionarmos e segurarmos um botão especifico para isso, porém, este movimento é lento e deixa a personagem vulnerável, e se por algum motivo ela tome algum dano perderá um ponto de HP e você deverá novamente tentar realizar outro abraço.

Está mecânica pode ser difícil em algumas partes do cenário e fica extremamente estratégica em todas as batalhas contra chefes, ja que eles são rápidos e não darão nenhum tipo de espera para que o jogador recupere sua mana, dependendo apenas de você decorar muito bem os movimentos e traçar o melhor momento para fazer este movimento.

Como esta barra não é apenas uma barra de dano em nosso personagem, mas também a mesma que consumimos para utilizar magias, acaba sendo estratégico também o momento de utilizarmos os poderes de Apino e eles na maioria das vezes é necessário.

Ainda existe algo parecido com um quick time event quando a barra de mana se esgota que se apertarmos o botão no local exato e aleatório da barra de mana assim que ela acabar ela ira se encher por completo, porém dependendo da situação tem tantas coisas pela tela que se torna quase impossível acertar o momento exato, restando apenas abraçarmos Apino para evitarmos nossa morte.

Essa mecânica é o grande diferencial na maneira de se jogar este metroidvania.

A barra de mana e os pontos de HP de Europa podem ser aumentadas encontrando alguns itens que trocamos com um NPC.

A exploração do castelo de Talos

Todo bom Metroidvania tem como grande característica um bom mapa e exploração. Aquela sensação de ir e vir por varias partes do cenário, de se passar por um local e saber que você irá voltar ali mais tarde com um pulo duplo por exemplo.

Este detalhe para mim ficou simples demais em 9 Years of Shadows.

Em nenhum momento me senti perdido ou sem saber o que fazer ou para onde ir. 

Os cenários são bem divididos e como sabemos que precisamos das armaduras, geralmente os locais que entramos já nos leva para a armadura em questão e assim finalizamos a área necessária para aquela armadura.

O mapa é como se fosse um grande quadrado onde cada área fica em um canto do castelo, você completa um canto e parte para o próximo, limitando assim o backtracking e até mesmo a exploração de ir e vir para vários lugares.

Assim por mais que seja um Metroidvania, o game acaba sendo um pouco linear, siga adiante que não terá muitos problemas.

A exploração mesmo acaba ficando por conta de encontrarmos os itens que farão a melhoria em nosso personagem e também alguns NPCs que fazem parte de um espetáculo musical que acontecerá no teatro do castelo.

Estes NPCs estão perdidos em pontos do cenário e sempre que encontrá-los eles solicitarão algum tipo de quest para Europa que geralmente se resume a chegar em algum ponto, eliminar algum boss e depois conversar com o NPC no teatro para assim conseguir sua recompensa.

Está area do Teatro tem acesso em todas as zonas do castelo portanto é possível visitar estes npcs sempre que possível para receber recompensas, aumentar barra de HP, Mana e também comprar melhorias para as armaduras de Europa.

9 Years of Shadows Vale a pena?

Para aqueles que gostam de um bom jogo de plataforma e exploração no estilo Metroidvania 9 Years of Shadows é uma escolha certa.

Além de gráficos lindos em pixel art e uma história interessante com direito a reviravoltas e descobertas unidos a um bom nível de desafio, o game tem tudo para ser um grande título no gênero.

Devo dizer que me surpreendeu a reviravolta no final da história quando descobrimos a verdade sobre Apino e a mulher fantasma. Porém depois de tantas horas jogando naquela altura mudar o modo de jogo por uma questão de roteiro achei ser uma escolha ruim já que o chefe final tem uma dificuldade bem elevada e tudo que você aprendeu até ali praticamente é jogado fora.

9 Years of Shadows

Disponível para:
Nintendo Switch, PC
Versão que jogamos:
Playstation 4
O jogo não possui tradução para o Português.

Pontos Positivos

  • Gráficos em pixel arte de alta qualidade
  • Trilha sonora
  • Controles precisos

Pontos Negativos

  • O metodo de barra de Mana e HP pode ser confuso
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress