A juggler´s Tale conta uma fabula que quer dizer muito sobre escolhas e liberdade.
A Juggler´s Tale se inicia com um contador de histórias que utiliza suas marionetes para contar seus contos.
Assim como todos a sua volta, nos reunimos com eles para conhecer qual será a próxima fabula que o misterioso contador irá nos trazer.
Neste momento tomamos ação de um deste bonecos, Abby, a protagonista desta história.
O gameplay flui de forma simples e natural, são poucas as ações do jogo, resumindo-se a saltar ou empurrar objetos e arremessar alguns itens que encontramos como maças ou bolinhas.
Na história nossa personagem é uma malabarista de circo, no entanto após toda a alegria do espetáculo ela é trancafiada em uma jaula, como outros animais, até que em um momento conseguimos escapar e a aventura de fato se inicia.
Um detalhe legal em Juggler´s Tale é que por se tratar de marionetes, todos os personagens e animais do cenário possuem linhas que os controlam e a todo momento estão expostas.
As linhas acabam fazendo parte do jogo podendo ficar enroscadas pelo cenário e em algumas situações até mesmo o narrador da história acaba utilizando as linhas para ajudar a protagonista para que a história prossiga.
Abby busca desesperadamente a liberdade, enquanto o dono do circo contrata alguns capangas de um bando para que possam capturar e traze-la de volta.
Durante todos os momentos o contador da história enaltece Abby, ao mesmo tempo que parece controlar a vida dela, seus movimentos são responsáveis pelo destino da personagem porém é ele quem também controla seus inimigos.
O game brinca em diversos momentos com esta dualidade do interesse de quem nos manipula.
Até onde estamos amarrados? Até onde estamos presos em quem nos controla mesmo mostrando estar do nosso lado?
A Juggler´s Tale é um jogo simples, um jogo rápido, mas apresenta uma história que te deixa interessado em continuar para entender onde este conto ira terminar.
Ele é mais um game desta safra rica de jogos indies que buscam mexer mais com nossas sensações e sentimentos em busca de passar uma mensagem.
O meu maior problema com o jogo foi com a versão que ganhamos para o teste, no caso no NIntendo Switch.
Os gráficos do game já estão um pouco defasados, porém no Nintendo Switch os gráficos acabam ficando muito aquém do que ele merece.
A direção de arte do game é muito bonita, tem escolhas interessantes que mesclam o ludico com um ambiente que a personagem transita, mas na versão do Switch toda essa beleza se perde e os personagens ganham serrilhados.
Sendo assim, se desejar conhecer a história de A Juggler´s Tale vale a pena buscar a versão para PC ou outros consoles.
Conforme eu disse anteriormente, o gamplay é curto, a personagem tem pressa, não ha tempo a perder, por isso o jogo ter um tempo pequeno também faz parte da proposta.
A juggler´s Tale vale a pena?
Jogos como A Jugglers Tale muitas vezes buscam mesmo passar a idéia de uma fabula ou um conto onde no final uma mensagem irá nos fazer pensar ou refletir.
Se você já experimentou outros jogos como Journey ou Gris, a Juggler´s tale pode ser uma opção para vivenciar também.