Review

Animal Well

Um jogo estranhamente encantador
Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

Talvez, Animal Well tenha sido o jogo que me deixou mais confuso nos últimos tempos e até mesmo isso é meio dificil de se explicar.

Este que é considerado um dos melhores jogos indies de 2024, desenvolvido por apenas uma pessoa traz uma proposta muito particular trazendo um metroidvania com foco em resolução de puzzles pelas centenas de telas espalhadas pelos mapas.

Animal Well é um jogo intimidador. Seu visual todo em pixel art consegue expressar a sensação de uma terra decadente, escura, húmida, justamente o que seria o fundo do poço para qualquer um que caia por ali.

O personagem que controlamos é uma espécie de bolinha, um ser vivo sem nenhuma característica semelhante a um animal, que surge neste poço.

Este é um daqueles jogos que não irá explicar absolutamente nada ao jogador, você está livre para sair por ai pelos cenários livremente experimentando habilidades e explorando cada canto do mapa tentando progredir. 

Também não temos nenhum tipo de história, ao menos explicita, o nosso único objetivo a princípio é coletar 4 chamas espalhadas no mapa e trazer aos pilares centrais. 

Confesso que durante varias vezes jogando este título eu me pegava confuso em querer entender os meus objetivos e o por que da busca pelas chamas ou se haviam mensagens escondidas em cenários, inimigos e objetos mas ao mesmo tempo me dava um certo conforto de um passado na história dos jogos onde o objetivo era apenas seu gameplay, vencer os desafios e pronto.

Sendo assim a Jogabilidade e a liberdade em Animal Well é o seu maior trunfo.

Uma gameplay desafiadora

Sem nenhum tipo de tutorial o jogo segue o estilo metroidvania, que em resumo seria um jogo de plataforma com centenas de salas onde vamos explorar e avançar.

Sempre que algo nos barrar ou nos sentirmos impossibilitados de prosseguir provavelmente o motivo é a falta de alguma habilidade ou equipamento que nos faça progredir.

Assim, neste quesito Animal Well é um metroidvania extremamente competente e entrega um level design absurdo. 

As habilidades do jogo funcionam através de objetos que encontramos explorando os cenários. Todos estes remetem a crianças, como se elas tivessem derrubado e perdido cada um deles dentro do poço em que estamos.

Como exemplo temos um io-io que poderá ser arremessado para atingir botões onde não alcançamos, uma mola maluca que desce escadas e ativa plataformas, um soprador de bolas de sabão onde as bolhas servem de plataformas para alcançarmos lugares mais altos e por ai vai.

Todos estes objetos são muito criativos e podem ser utilizados de vária formas em diversas situações.

Foco na exploração

Animal Well é um jogo focado em exploração e resolução de problemas e não conta com um combate direto a ponto do nosso personagem sequer possui algum tipo de ataque.

Logicamente esse tom pacifista não retira totalmente os conflitos do jogo, mas nos momentos em que algum tipo de batalha surgir, ela deverá ser vencida de uma forma estratégica e não através da força. 

Na exploração o jogador também deve estar preparado para um mapa gigantesco, que em quase todas as telas possui algum tipo de desafio, contando com os mais bobinhos e simples de serem resolvidos até alguns que trazem a sensação de duvidar das nossas capacidades.

O equilíbrio entre os desafios de cada sala fazem com que Animal Well tenha um ritmo de jogo excelente.

Pois em diversos momentos você passara rapidamente pelos desafios e quando ficar empacado em algum o jogo não fica chato ja que você tem a possibilidade de ir para outros lugares e voltar ali depois. 

Desvendar e resolver todas estas situações sem ter uma história ou algo que te cause um senso de urgência traz uma experiência diferente, que não frustra na maior parte das situações negativas, mas traz um sentimento de recompensa absurdo toda vez que resolvemos um desafio.

Animal Well não é apenas mais um Metroidvania

Eu ja falei inúmeras vezes em outros reviews que o mercado indie hoje se apoia em alguns estilos e gêneros e que o Metroidvania que atualmente recebe zero atenção das grandes desenvolvedores se tornou um dos queridinhos dos desenvolvedores independentes.

E com um número alto de jogos deste estilo sendo lançados anualmente fica até mesmo dificil apontar para jogos que se tornam memoráveis ou que tenham um grande diferencial para que faça valer a pena sua recomendação.

Mas Animal Well é diferente de tudo que vem sendo criado no genêro ou que você ja tenha jogado.

Toda sua construção é feita de uma forma inteligente, que mesmo que você não esteja gostando em alguns momentos acaba não conseguindo desgrudar do jogo.

A formula da recompensa após a conquista ou conclusão buscando entender por que não está avançando ou onde acabou não indo é muito satisfatória.

Toda essa confusão criada por Animal Well traz uma experiência marcante, pelo seu visual, trilha sonora e jogabilidade.

Uma estranheza controlada e convidativa a continuar em busca de algo que você nem sabe o por que quer, mas quer.

Animal Well está disponível para PlayStation 4 e 5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PCs.

Veja mais Metroidvanias

Sem spoilers para Animal Well.

Animal Well

Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Versão que jogamos:
Playstation 5
O jogo possui legendas em Português mas não é dublado.

Pontos Positivos

  • Level design excelente
  • Habilidades baseadas em objetos do dia a dia
  • Grande variedade de desafios

Pontos Negativos

  • O mapa do jogo é confuso e dificil de compreender
  • Algumas situações são punitivas de forma desnecessária
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress