Review

Berserk Boy

Inspiração e vontade de fazer algo novo são a formula de sucesso deste jogo
Disponível para:
Nintendo Switch, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

Berserk Boy chega como uma ótima proposta de jogo de plataforma, com personagens carismáticos, boa trilha sonora para acompanhar a aventura e diversão na hora de conquistar novos poderes de seus inimigos.

Berserk Boy

O mercado de jogos indies sempre será um jardim fértil repleto de flores, folhas e até mesmo alguns espinhos que podem nos machucar se não olharmos direito. 

Este jardim também abraçou a ideia de plantar de tempos em tempos flores que algumas produtoras grandes simplesmente deixaram pelo caminho e não tocam mais neste assunto.

Por isso este mercado nos surpreende com metroidvanias, RPGs e jogos de plataforma todos os anos, quase que acolhendo um público sedento por jogos mais simples no meio de uma indústria que parece focar cada vez mais em gráficos, tecnologia, orçamentos milionários e nem sempre entregam qualidade e diversão.

Neste espaço surgem também as inspirações, o que é muito do caso do título que falamos aqui Berserk Boy. O game claramente se inspira em Mega Man, seja nos jogos base, no X e até mesmo nos games da franquia Zero.

Se rega de boas inspirações e faz florescer boas ideias, criar algo novo, com identidade própria e por que não almejar ser uma nova franquia.

A história de Berserk Boy

No universo do jogo Kei e Dizzie estão aproveitando seu último dia de férias antes se serem efetivamente aceitos como membros da resistência, uma espécie de equipe formado por cientistas, soldados e teleportadores.

Em meio ao sossego Dizzie sente que uma enorme energia proveniente de um ORB se aproxima. Estes sinais nunca davam em nada, no entanto toda a equipe foi chamada e olha só que surpresa, desta vez o sinal era real.

Após se separar de sua amiga Kei encontra um misterioso pássaro que conta estar atrás da ORB de energia evidenciando ainda mais que de fato estaríamos em apuros reais e não demora para que eles encontrem o maligno Dr. Genos que revela ser quem está por trás de todo esse caos.

O que o vilão não esperava é que antes que ele pusesse a mão na ORB Berserk, Kei descobrisse que seu corpo é compatível com tal poder, absorvendo para si está força que agora poderá utiliza-la para derrotar os planos do vilão.

Qualquer general do Setor 7

Como é jogar Berserk Boy

Como já foi dito, o jogo se inspira em muitas mecânicas que já vimos na série Mega Man. Berserk Boy é um jogo de plataformas onde o personagem deverá progredir pela fase até chegar em um chefe de área e ao derrotá-lo o personagem será capaz de usar o poder absorvido.

Busque os teleportes de fase em Berserk Boy

Sim, em resumo seria isso, no entanto Berserk Boy é muito mais que apenas um jogo inspirado. Ele tem características próprias que o destacam na hora de jogar.

A ação aqui é muito mais frenética que em qualquer jogo da série Mega Man.

Kei possui ataques corpo a corpo, diferente dos tiros a distância do robô azul e basicamente conta com dois golpes sendo um mais fraco que carrega energia e um segundo golpe com a energia carregada que ataca de forma mais poderosa.

Como já sabemos a premissa, obviamente o Dr. Genos tem seus capangas e cada um possui uma ORB elemental, derrotando o inimigo Kei poderá alternar por essas Orbs adquiridas livremente durante a fase para derrotar inimigos que tenham tais fraquezas.

O que diferencia Berserk Boy das suas inspirações e faz dele um jogo tão especial é como as fases são construídas e o quão interessante é passar por elas.

Berserk Boy

O que temos aqui são fases clássicas de plataforma, mas que podem ser exploradas também de forma não linear.

Por sermos um membro da resistência, devemos resgatar outras pessoas da equipe que estão em vários pontos da fase e até mesmo escondidos.

Os cenários do jogo exploram a verticalidade e a diversidade de locais onde podemos ir. A cada novo membro resgatado uma barra se completa e existirão alguns momentos e locais que para prosseguir ou ter acesso será necessário uma quantidade mínima de amigos resgatados.

Resgate e procure amigos da resistência pelos cenarios de Berserk Boy

As fases também contam com portais que o jogador deverá encontrar que servem para autosave e também pular para outros locais da fase onde buscamos mais personagens para resgate ou itens a serem encontrados.

Outra diferença é que as fases são divididas em subniveis, portanto é necessário fazer 3 ou 4 áreas até finalmente enfrentarmos o vilão principal a fim de conseguir um novo ORB.

Um fator replay nas fases de Berserk Boy é bem auto, já que dificilmente você irá conseguir fazer os 100% em uma primeira visita pois muitas vezes será necessário ganhar o poder de uma nova ORB para conseguir ter acesso a uma área ou conseguir ativar algum tipo de plataforma. 

Ouso até dizer que está exploração pedindo para ir e voltar nas mesmas áreas após adquirir uma nova habilidade traz um gostinho de Metroidvania em alguns momentos. 

Entre uma fase e outra também passamos pela nossa base, onde a história do jogo acontece, selecionamos as fases e podemos dar upgrade em nosso personagem adquirindo habilidades de movimentação, melhorias de vida e energia. 

A seleção de fases em Berserk Boy são lineares, você não decide qual será o próximo ORB que irá atrás, mas quando finalizar todas as fases e eliminar o chefe daquela area uma próxima estará liberada para a seleção. 

Seleção de fase em Berserk Boy

E sem rodeios e mistérios será justamente uma área onde você deverá utilizar a ultima ORB que ganhou, tirando aquela magia de descobrir em qual das opções eu irei usar o que acabei de adquirir.

Berserk Boy é Mega Man?

Acho uma injustiça comparar ambos os jogos mesmo que este novo título tenha sim inspirações em uma franquia que já está aí a mais de 30 anos. 

Berserk Boy na prática quando estamos jogando não lembra tanto assim os jogos da Capcom.

Aqui tudo é mais rápido, com uma exploração bem maior que apenas andar para frente atirando em tudo que atirar em você. 

Primeiro chefe de Berserk Boy

Enquanto em Mega Man o foco é vencer o inimigo, conseguir sua habilidade e derrotar um novo inimigo poderoso, as Orbs em Berserk Boy tem uma importância muito maior em todo momento.

Elas auxiliam na exploração, são fundamentais em alguns momentos e é divertido fazer esta alternância.

Eu jogo Mega Man desde o começo dos anos 90 e quando uso as armas que ganhamos em chefes geralmente é só pra derrotar outro chefe, elas não possuem uma vital importância a exploração o que é uma pena, mas que temos aqui neste novo título.

Por isso dizer que Berserk Boy é um Mega Man seria algo muito errado e comparar o que temos aqui com a clássica franquia seria um grande desmerecimento com este novo jogo.

Habilidades diferentes para cada ORB

Que pode sim ter se inspirado, aprendido, seguindo caminhos mas que foi além e tem total mérito por isso.

Berserk Boy vale a pena?

Indo direto ao ponto, se você gosta de jogos de plataforma por si só, já valeria muito a pena. Se é um órfão de jogos da série Mega Man temos uma experiência interessantíssima de como a franquia poderia ter evoluído em questão de exploração de cenários e possibilidades mas que nunca teve interesse em fazer. 

Berserk Boy Vale a pena?

O jogo não possui uma dificuldade muito alta e o que vai tomar a maior parte do seu tempo com certeza é o ir e vir entre as fases em busca de completar todos os resgates, mas que também é algo opcional.

Berserk Boy é uma ótima pedida, de um cenário fertil de jogos indies que fazem muito bem a lição de casa entregando ótimas experiências com simplicidade e sem megalomanias. 

E espero de verdade que este seja o primeiro jogo de uma franquia que esteja nascendo.

Agradecemos a equipe de Berserk Boy que nos enviou uma cópia de PC do jogo para a criação deste review.

O jogo será lançado para PC e Nintendo Switch.

A graça desse tipo de jogo é justamente descobrir qual será o próximo orb e suas possibilidades. Por isso sem spoilers sobre isso para que você mesmo possa descobrir! 🙂

Berserk Boy

Disponível para:
Nintendo Switch, PC
Versão que jogamos:
PC
O jogo possui legendas em Português mas não é dublado.

Pontos Positivos

  • Fases criativas
  • Bom efeito replay das fases
  • Variedade de ORBS
  • Ótima trilhas sonora

Pontos Negativos

  • As batalhas com chefes são meio sem graça
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress