Review

Big Helmet Heroes traz diversão, carisma mas pode ser repetitivo

Uma escolha divertida para os saudosistas de jogos de Briga de Rua.
Disponível para:
Playstation 5, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

Big Helmet Heroes traz um jogo de um gênero que está cada vez mais escasso que são os bons e velhos jogos popularmente conhecidos como briga de rua.

Os Beat’em Ups fizeram muito sucesso no passado principalmente nos arcades e consoles da era 16 bits mas com o avançar de gerações principalmente com os jogos migrando para o 3D cada vez menos novos títulos eram lançados e até mesmo franquias começaram a desaparecer. 

Hoje o estilo deste jogo sobrevive apenas pelas mãos de produtoras independentes certamente produzidos por saudosistas e fãs da boa e velha pancadaria livre, leve e solta por ai.

Mesmo com jogos de nome famosos como Street of Rage que ganhou uma versão nova depois de anos e as Tartarugas Ninja sendo franquias renomadas que sobrevivem até hoje, raramente novos títulos se destacam em seus lançamentos. 

Ainda no início da geração Xbox 360 um jogo independente ficou muito famoso nesse cenário, Castle Crashers trouxe carisma e um visual 2D que lembrava muito jogos de navegador produzidos no finado Flash que fizeram muito sucesso na primeira década dos anos 2000.

E sem sombra de dúvidas Big Helmet Heroes se inspira muito em Castle Crashers.

Como é Jogar Big Helmet Heroes?

Big Helmet Heroes é o primeiro jogo do estúdio frances Exalted Studio mas traz a experiência de veteranos da indústria que estão à frente da desenvolvedora.

O jogo é um Beat’em Up raiz indo direto ao ponto, fazendo o jogador passar por uma breve fase tutorial mas que em seguida nos entrega do começo ao fim uma sequência de 20 fases com muita pancadaria. 

Os controles são simples, contando com um botão para ataque, um para o pulo e uma combinação de dois botões para um ataque especial. Este do ataque especial confesso que não existe a menor necessidade de ser pressionado dois botões e acredito que mantiveram esse padrão como forma nostálgica de jogos antigos que utilizavam esta combinação.

Iniciamos no controle de um cavaleiro e durante as fases temos de encontrar novos guerreiros aprisionados em gaiolas. Toda vez que um guerreiro for liberto ele estará disponível na seleção de personagens no início de cada fase. 

Ao todo serão mais de 25 guerreiros escondidos pelas fases e devemos procurar por eles em locais escondidos pelo caminho enquanto alguns estarão bem na nossa frente.

O jogo conta com co-op local, mas jogando sozinho antes de iniciarmos uma nova fase poderemos selecionar 2 guerreiros. Durante a passagem pela fase podemos alternar entre eles o que é fundamental para mantermos nossa energia o máximo possível, já que quando um personagem perde muita energia ao trocarmos por outro o HP dele será recuperado aos poucos, mas se um personagem morrer não será possível alternar para ele ou traze-lo de volta a vida.

Embora o jogo tenha uma grande quantidade de personagens jogáveis eles basicamente se dividem em 4 categorias que utilizam a mesma base de golpe. Base esta que se diferencia na movimentação, tipo e velocidade de golpe. 

O que de fato faz diferença na escolha dos personagens é seu golpe especial que neste caso sim será algo único para cada um.

Você terá um game over apenas se todos os cavaleiros morrerem, como iniciamos o jogo com 2 personagens e ainda podemos encontrar mais guerreiros pelo caminho é praticamente impossível que isso aconteça.

Para este review joguei no modo normal que é algo que eu sempre faço. Busco ter a experiência crua proposta pelos desenvolvedores mas confesso que achei o jogo fácil demais, a ponto de não morrer nenhuma vez durante o jogo em uma experiência que levou aproximadamente 5h. 

Está falta de dificuldade no modo normal e inimigos que acabam tendo movimentações repetitivas e na grande maioria das vezes são apenas esponjas que recebem dano de forma infinita fez com que a minha experiência em Big Helmet Heroes embora muito divertida fosse um pouco enjoativa. 

Pegar este jogo para jogar de uma só vez do início ao fim pode não ser a melhor experiência, mas fracioná-la aos poucos com certeza será garantia de diversão. 

Infelizmente durante meu review não consegui experimentar o co-op local, mas sem sombra de dúvidas este modo deverá entregar ainda mais felicidade aos apertadores de botão, trazendo uma experiência mais divertida seja com amigos, parceiros e principalmente com crianças. 

Meu filho ainda é muito pequeno, mas um dia irei com certeza experimentar este jogo com ele. 

Cabeçudos, Carismáticos e Criativos

Um destaque para Big Helmet Heroes sem dúvida alguma é sua direção de arte. 

A criação de cada guerreiro é muito bem feita e todos tem um visual muito bonito e agradável de se ver e controlar. 

Todas as fases também são bem construídas e trazem uma variedade de cenários começando com um visual clássico medieval mas que não deixa de explorar outros locais cliches como deserto, vulcões, piratas e outras loucuras inesperadas ao decorrer da jornada.

Os especiais do jogo são uma ferramenta um tanto quanto roubada já que são no geral muito poderosos. Eu não encontrei e liberei todos os personagens mas alguns que encontramos principalmente nas últimas fases tornam o que já estava fácil ainda mais tranquilo.

Mas toda vez que encontrava um personagem novo tinha vontade de logo experimentar seu especial e entender qual maluquice seria seu especial.

A história do jogo talvez seja a parte que mais deixa a desejar, sendo confusa de entender exatamente o que está acontecendo e temos apenas alguns relances contados em forma de animação que imita desenhos a mão animados quadro a quadro. Um estilo visual que funciona bem mas a forma em que foi animado e o que tenta nos contar ao meu ver trouxe um resultado mais confuso do que deveria.

Big Helmet Heroes vale a Pena?

Se você busca um jogo extremamente divertido, despretensioso e para jogar por algumas horas apenas apertando botões sem ter que usar muito o cérebro, Big Helmet Heroes é um jogo perfeito para isso.

Ele traz um sentimento que já comentei em outros reviews que é o daquele jogo de locadora que alugávamos na sexta-feira, nos divertimos com ele no final de semana e a missão dele está cumprida.

Além disso, ele é um jogo perfeito para quem tem crianças ou quer jogar com alguém que não jogue muito videogame mas quer se divertir um pouco com algo simples e que vai direto ao ponto.

Dentro deste cenário, se o que você busca é diversão e um jogo despretensioso para jogar com mais alguem Big Helmet Heroes vale muito a pena.

Mas vale ressaltar que ele continua sendo um jogo sem desafio e que pode enjoar caso você queira jogar sozinho por muitas horas em sequência.

Agradecemos os amigos da Dear Villagers por nos enviarem uma cópia de Big Helmet Heroes de PlayStation 5 para a criação deste review.

Big Helmet Heroes está disponível para PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch e PCs.

Mais reviews de jogos Beat’em Up

Sem spoilers para Big Helmet Heroes

Big Helmet Heroes traz diversão, carisma mas pode ser repetitivo

Disponível para:
Playstation 5, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Versão que jogamos:
Playstation 5
O jogo possui legendas em Português mas não é dublado.

Pontos Positivos

  • Direção de arte
  • Variedade de personagens e seus especiais
  • Diversão e facilidade para iniciantes

Pontos Negativos

  • Pode enjoar por ser muito repetitivo
  • Poderiam haver mais classes diferentes de personagens
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress