Capcom Fighting Collection é a nova coleção de jogos clássicos de luta do estúdio japonês.
Não é de hoje que a Capcom lança coletâneas de seus jogos em pacotes. Desde a geração 32 bits de tempos em tempos é normal recebermos coletâneas com jogos clássicos de luta.
Sendo assim Capcom Fighting Collection traz essa experiência com qualidade e jogo inédito para consoles.
Darkstalkers para todos os gostos
Sem dúvida alguma o grande foco desta coletânea foi Dark Stalkers.
Ao todo, dos 10 jogos 5 são games da franquia Dark Stalkers, dois sendo inéditos por aqui.
Pessoalmente eu acho que o número de jogos da franquia dentro desta coletânea é desnecessário.
Possuir 10 jogos de luta é um excelente número mas quando mais da metade é de apenas uma franquia e quando não existem tantas diferenças entre alguns, poderiam ter deixado os 3 principais em sequência e excluido aqueles que são apenas versões do mesmo jogo.
Um jogo inédito nos consoles
Red Earth é um game de luta que mistura elementos de RPG em batalhas single player.
São 4 personagens selecionáveis que enfrentarão inimigos com barra de energia como se fossem chefes de fase. De maneira aleatória a cada inimigo derrotado um próximo e com mais resistência deverá ser enfrentado.
No jogo seu personagem evolui de nivel e ele possui um sistema de password, desta forma é capaz de continuar sua progressão mesmo que não seja via continue direto assim que é derrotado.
Desta coletânea sem dúvida alguma este é um dos jogos mais interessantes principalmente por ser a primeira vez que é portado para consoles.
Outro clássico dos arcades que encontramos em Capcom Fighting Collection é Cyberbots, game de lutas onde selecionamos um personagem e um robo do qual ele será o piloto.
Já da franquia Street Fighter contamos com 3 jogos distintos.
Hyper Street Fighter 2: The Anniversary Edition é a versão mais completa de Street Fighter 2. No jogo é possível jogarmos com todos os personagens e ainda escolher qual versão do jogo queremos jogar, sendo a clássica com personagens limitados e sem especiais por exemplo. Este é um game que é fácil encontrar em outras coleções.
No entanto contamos também com Super Puzzle Fighter II onde os personagens se enfrentam em intensas batalhas de bloquinhos que não param de cair e o divertidissimo Pocket Fighter, em especial meu jogo favorito desta coletânea.
Em Pocket Fighter os personagens em versão chibi se enfrentam em lutas com controles simplificados e em cenários repletos de referências as outros jogos de diversas franquias da Capcom.
No geral todos os jogos rodam bem e você pode selecionar qual versão quer jogar, a Japonesa ou Americana do jogo.
Além disso é possível selecionar nivel de dificuldade, se deseja limitar o número de fichas e outros pequenos detalhes.
Como toda boa coletânea também não faltam galerias de artes e música.
Um ponto positivo são as conexões para jogar online funcionaram extremamente bem em todos os testes, então o efeito replay seja se desafiando para conseguir a platina de terminar com todos os personagens em todos os jogos ou até mesmo enfrentando algum amigo ou alguém aleatóriamente em um dos jogos.
Capcom Fighting Collection vale a pena?
Uma crítica que faço ao jogo é que talvez não fossem necessários ter tantos Dark Stalkers no jogo. Tivessem os 3 títulos principais, poderiam explorar outros jogos de luta, trazer um Street Fighter 3 ou algum da série zero por exemplo, mesmo sabendo que estes já fazem parte de outras coletâneas.
Pensando também que não é uma coletânea focada em Street Fighter poderiam trazer algum outro jogo como Rival Schools por exemplo que é ali da mesma época ou Power Stone clássico do Dreamcast.
A coleção, vale a pena, principalmente se você for fã de Dark Stalkers.
Acredito que esse tipo de coletânea sempre conversa bem com jogadores mais velhos, atendendo muito o sentimento de nostalgia.