Review

Elden Ring Nightreign pode ser bom, desde que você tenha sorte

Análise Elden Ring Nightreign - Review de Jogos
Nightreign brilha no combate, mas falha no ritmo e acessibilidade.
Disponível para:
Playstation 5, Xbox Series S/X, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

A proposta de Elden Ring: Nightreign é ambiciosa e arriscada quando leva os jogadores de volta ao universo do jogo mais popular da FromSoftware em uma nova proposta trazendo um jogo com foco no multiplayer e no estilo Roguelike

Com combates refinados e desafios típicos da série, o jogo entrega momentos de pura excelência mas também frustra ao se distanciar da fórmula que consagrou o nome Elden Ring.

Elden Ring Nightreign Review

Assim como em Elden Ring e Dark Souls, o combate é o coração de Nightreign. Os controles continuam responsivos, os confrontos com chefes são intensos, e a necessidade de domínio das mecânicas segue presente. Cada embate exige atenção, paciência e estratégia, qualidades que continuam na franquia acima da média do gênero se comparado a outros Soulslikes.

Em Nightreign perdemos a construção dos personagens que iremos utilizar para explorar o mundo. Assim não é possível fazer criações, seja nas características visuais ou em seus status e para substituir e balancear esta demanda o jogo traz 8 personagens, cada qual com sua classe.

Todos estes guerreiros possuem características únicas que influenciam diretamente o estilo de jogo. Essa diversidade permite múltiplas abordagens e traz uma camada estratégica relevante na montagem dos times.

Elden Ring Nightreign é um jogo Multiplayer PvE, ou seja, Jogadores versos Inimigos do jogo. E para cada partida times com 3 personagens irão explorar o mundo de Limveld.

Por isso a importância de saber jogar com diversas classes e também montar times equilibrados, mesmo com a possibilidade de repetir personagens em uma mesma partida é fundamental.

Exploração vasta e punitiva

Nightreign é um jogo Roguelike e desta forma cada partida tem seu início e fim. A princípio tudo que for coletado e desenvolvido pelo personagem será perdido no final de cada tentativa, saia o jogador vitorioso ou derrotado.

Limveld lembra muito os cenários de Limgrave de Elden Ring trazendo pontos visuais muito semelhantes pois reaproveita todos os assets originais.

Os cenários amplos e bem construídos são visualmente faceis de se identificar e cheios de caminhos alternativos.

Batalha contra chefe do mapa

No entanto, o tamanho dos mapas pode se tornar um problema para quem tem tempo de jogo limitado. A exploração exige dedicação prolongada para que se descubra tudo o que os ambientes escondem e em um roguelike com runs sucessivas, esse ritmo pode se tornar exaustivo.

A Correria Substitui a Contemplação em Nightreign

Um dos maiores atrativos de Elden Ring era sua liberdade de explorar com calma, absorvendo cada detalhe do mundo. Em Nightreign, essa experiência é sacrificada pela urgência constante. O formato do jogo exige ritmo acelerado, o que pode desagradar fãs que preferem explorar ao seu próprio tempo.

Cada partida leva em torno de 45 a 55 minutos divididos em 3 etapas que aqui são chamados de dias.

Chegamos no primeiro dia sobrevoando Limveld e cairemos em um dos pontos do mapa de forma aleatória. A partir deste momento da inicio a uma corrida contra o tempo onde devemos buscar itens de aprimoramento e chefes para derrotar em troca de boas recompensas.

Limveld em Elden Ring Nightreign

Toda esta correria tem de acontecer dentro de uma área delimitada, um grande circulo, que vai se fechando trazendo a chuva que mata tudo que toca. 

Jogadores experientes, especialmente aqueles que já conhecem os mapas e localizações de itens importantes, têm vantagem clara por isso a dica para quem vai dar inicio as suas aventuras por Elden Ring Nightereign e não tem muito tempo disponível é tentar conhecer alguém que já esteja jogando o título a pelo menos alguns dias.

Toda vez que seu personagem morrer, será acionado um contador e para que ele volte sem nenhum tipo de punição os outros jogadores do seu time deverão acertar golpes até que ele volte a ativa. Quanto mais o jogador morrer durante a partida, mais golpes serão necessários.

Se por um acaso você estiver se aventurando longe dos outros dois exploradores e o seu tempo acabar, o personagem irá morrer e como punição perder todas as runas e um nível, ficando assim um pouco mais fraco e retornando próximo de onde morreu.

Batalha contra chefe em Nightreign

Quando o dia está para acabar e a noite enfim chegar o cenário estará com uma área bem reduzida e então dará inicio a batalha contra um chefe mais poderoso. Estes chefes são aleatórios e no geral são inimigos que vimos em Elden Ring e até mesmo em outros jogos Dark Souls, contando com pequenas variantes em seu moveset.

O verdadeiro desafio aqui é justamente lutar em grupo pois esses chefes principais tem uma HP muito alto, idem a sua defesa por isso vai ser necessário muitos e muitos golpes para derrota-los.

Diferente de quando estamos explorando, nestas batalhas contra um chefe decisivo caso o jogador morra não existe o timer para sua morte porém você poderá ser ressuscitado da mesma forma, com seus companheiros acertando golpes em você. Se por um acaso os 3 jogadores acabem morrendo esta partida termina por aqui e deverão dar inicio a uma nova tentativa.

Este gameplay se repete no segundo dia e o terceiro é focado apenas na batalha contra um chefe mais poderoso, esse sim trazendo um inimigo inédito para este título.

Toda vez que vamos iniciar uma nova expedição, que é o nome dado a cada partida, você poderá escolher quem será este último chefe no terceiro dia. Para cada chefe final escolhido variações de mapa e de chefes encontrados no decorrer da expedição serão alterados.

Seleção de chefe para o terceiro dia

O Peso da Aleatoriedade

Por seguir a estrutura de roguelike, Nightreign aposta fortemente no RNG. Itens, talismãs e armas dependem da sorte ao derrotar chefes, o que impede a construção plena de builds personalizadas. Isso traz variedade às partidas, mas também frustra: uma expedição pode ser drasticamente comprometida pela má sorte nos drops.

Para alguns, é um tempero interessante. Para outros, uma quebra no senso de progressão.

Sempre que uma expedição acabar, seja por que você morreu ou conseguiu derrotar o chefe final no terceiro dia, o jogador receberá relíquias que poderão ser equipados em seus personagens que poder dar algum tipo de benefício como iniciar com a arma usando status de fogo por exemplo.

Reliquias em Nightreign

Estas relíquias ganhamos de forma aleatória e também não são todas que podem ser equipados em qualquer personagem. E este pode ser um problema já que ganhamos relíquias de forma aleatória e pode acontecer de após uma suada vitória a recompensa ser simplesmente algo inútil para você.

Multiplayer Limitado e Solo Decepcionante

Jogar sozinho não é apenas difícil é punitivo a ponto de se tornar pouco divertido. Por outro lado, depender de jogadores aleatórios no modo online também traz frustrações, especialmente quando há falta de comunicação e sinergia entre o grupo. O ideal, quase obrigatório, é jogar Nightreign com amigos.

A ausência de um balanceador de dificuldade para o modo solo, bem como a falta de suporte para duplas é um erro de design que compromete a acessibilidade. Soma-se a isso a falta de crossplay e o multiplayer se torna ainda mais restrito do que deveria ser em 2025.

Chefe do dia em Nightreign

O jogo também não conta com um sistema para que possamos nos comunicar diretamente por ele, o que é uma grande falha. A comunicação em Nightreign é fundamental para não perdemos o foco e trabalharmos em equipe.

Se deseja jogar conversando com os amigos deverá usar outras formas como o Discord ou até mesmo as chamadas diretamente pelo console. Mas ao jogar com desconhecidos que vem através do sorteio automático do jogo, esta comunicação é inexistente.

Um jogo de sorte

Elden Ring: Nightreign oferece uma experiência intensa e desafiadora. Ele preserva o combate refinado e adiciona variedade tática nas classes, mas tropeça em decisões de design que limitam seu potencial, especialmente no que diz respeito à acessibilidade, balanceamento e multiplayer.

Para quem busca um soulslike com toque de roguelike e tem um grupo fixo de amigos para jogar, Nightreign pode ser uma jornada recompensadora e muito divertida.

Mas para os fãs do jogo base que prezam por exploração meticulosa, imersão e progressão controlada, a experiência pode soar como uma versão apressada e frustrante de algo que é muito mais grandioso.

Elden Ring Nightreign vale a pena?

Recomendar este como um primeiro jogo para a franquia, pelo menos em minha experiência e da forma que eu conheci o estilo e tantos outros títulos da FromSoftware não seria nem de longe a minha dica. Acredito que Elden Ring Nightreign funciona melhor com jogadores um pouco mais experientes com o que vão encontrar pela frente.

No final das contas tudo em Nightreign gira em torno da sorte. A sorte de bons equipamentos, de cair em uma boa rota, de ter bons amigos e companheiros e de torcer para que este jogo não seja abandonado em breve sem novas atualizações para que ele continue atrativo e inovador.

Agradecemos os amigos da Bandai Namco Brasil que nos enviaram uma cópia de Elden Ring Nightreign de PlayStation 5 para a criação deste review.

Confira também:

Embora Elden Ring Nightreign conte com uma história, não existem necessidades de spoiler sobre este jogo.

Elden Ring Nightreign pode ser bom, desde que você tenha sorte

Disponível para:
Playstation 5, Xbox Series S/X, PC
Versão que jogamos:
Playstation 5
O jogo possui legendas em Português mas não é dublado.

Pontos Positivos

  • A jogabilidade continua trazendo a excelência que consagrou a FromSoftware
  • A diversidade de classes
  • O level design de exploração continua excelente e com diversos segredos

Pontos Negativos

  • A experiência solo é punitiva sem atrativos
  • A repetição de chefes e o tempo de cada Expedição pode tornar o jogo cansativo
  • As recompensas conquistadas não são satisfatórias
  • Falta de Crossplay
  • Falta de comunicação dentro do jogo
Review escrito por:
Danilo Manzato

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