São poucos os momentos que celebramos o lançamento de uma DLC com o mesmo entusiasmo de um jogo completo mas Elden Ring Shadow of the Erdtree merece a atenção que está recebendo.
Elden Ring, que foi lançado em 2022 acabou abrindo portas para o subgenero soulslike para milhares de jogadores. Até então muito se falava sobre a complexidade e dificuldade elevada dos jogos da Fromsoftware o que afastava até os curiosos antes mesmo de experimentar.
Como jogador dos jogos Souls, Bloodborne e até mesmo de outros jogos do estilo que surgiram de outras desenvolvedoras, consigo entender a fórmula do sucesso de Elden Ring com os veteranos e tambem aqueles que resolveram experimentar o jogo.
Elden Ring consegue ser um jogo mais convidativo, trazendo as mecânicas principais da série como sua jogabilidade precisa e alto nivel de desafio mas com mecânicas que auxiliam os jogadores a ter uma jornada menos frustrante como as invocações por exemplo.
A jornada acontece em um mundo gigantesco, trazendo a primeira experiência de um jogo da FromSoftware em um mundo aberto, que em minha opnião funcionou maravilhosamente bem dando opções de diversos caminhos o que faz com que um jogador que tenha ficado preso em um chefe desafiante possa simplesmente ir para outro lugar, ficar mais forte e voltar mais tarde, sem necessariamente ser obrigado a ficar por horas matando o mesmo inimigo para ficar mais forte.
Dito isso, é fácil entender como este jogo conseguiu ganhar tantos jogadores que acabaram se encantando pelo genero e quebraram a barreira desta falsa história de que os jogos SOULS são impossíveis de serem jogados.
Uma DLC grandiosa
Como foi dito anteriormente Elden Ring é um jogo grandioso, não apenas em tamanho de mapa mas em todo seu escopo.
São dezenas de calabouços e cavernas para se explorar além é claro das regioes do mapa com biomas e inimigos próprios, castelos, um mundo subterrâneo, inimigos e chefes impressionantes.
Em seu histórico as DLCs de Dark Souls e Bloodborne sempre trouxeram qualidade e boas horas de gameplay para seus jogos, além de fazerem total sentido com a história proposta, e aqui a desenvolvedora acerta em cheio mais uma vez.
Shadow of the Erdtree é uma DLC gigantesca trazendo toda a essência do jogo base e ate mesmo melhor ainda mais a experiência dos jogadores.
Esta DLC funcionaria perfeitamente como um jogo novo já que em sua primeira vez jogando conseguirá levar em média 20h para terminar o jogo caso queira fazer apenas o básico e para aqueles que desejam fazer 100% de seu conteúdo proposto poderão dobrar facilmente este tempo.
São dezenas de novos chefes e até mesmo os inimigos encontrados neste novo conteúdo na sua grande maioria são novos. Pelo que me lembro os únicos inimigos mais poderosos que se repetem do jogo base são os dragões encontrados pelo mapa, de resto pode se preparar para novas descobertas.
O mapa do jogo também é bem extenso, não chega ser como o do jogo base mas em proporção acaba trazendo muito conteúdo um vez que mesmo sendo menor o mapa ele é mais denso quando falamos de inimigos e coisas para explorar.
Por mais que eu goste muito de Elden Ring, o seu mapa pode ser grande demais e algumas vezes acabei desistindo de completar o jogo todo com um novo personagem pois no meio da jornada eu acabava me cansando. Já nesta DLC o mapa tem um tamanho perfeito.
A história de Shadow of The Erdtree
Desde o lançamento haviam do jogo sempre houve um grande mistério sobre a figura de Miquella, irmã de Malenia que foi amaldiçoado pela juventude eterna.
Conhecido como um dos mais justos entre este grande casos de familia que é a história de Elden Ring ele havia sido roubado por Mogh e levado para sua fortaleza e mantido dentro de seu casulo. A ideia do Lord do Sangue era esperar que Miquella se tornasse um ser extremamente poderoso e assim ele seria seu consorte.
Quando derrotamos Mogh é revelado o paradeiro do casulo de Miquella e com isso é descoberta então a entrada para o reino das sombras onde ele vive e é cultuado.
Uma legião de maculados agora caminham para lá em busca da bondade e dos conhecimentos deste que a muito estava perdido. E cabe a nós descobrir se este é mesmo um ser de pura bondade ou não.
O mundo sombrio de Shadow of the Erdtree
Mesmo sendo um mundo mais condensado dentro de Elden Ring, tudo que havia no jogo base se encontra por aqui e ao meu ver funcionando ainda melhor.
Para exemplificar vou começar falando sobre os calabouços e cavernas.
Anteriormente o que tinhamos era uma dezena de lugares para se explorar mas que no final das contas eram muito semelhantes, repetindo inimigos e até mesmo os chefes de cada local, o que no começo do jogo era legal de se fazer mas depois de acumular uma dezena de horas e ter enfrentando 3 vezes o mesmo chefe de área acabava ficando um tanto quanto sem graça.
Neste novo conteúdo o número destes locais diminuiu drasticamente e isso foi bom, ja que agora está mais dificil de encontrar suas entradas o que exige uma maior exploração e cada uma delas acabou ficando mais especial em seu conteúdo.
A exploração dentro de cada calabouço ficou maior, levando mais tempo para reconhecer cada cantinho que pode te matar e os chefes agora não se repetem.
Alguns ainda trazem temáticas diferentes explorando um pouco mais da história dos jarros por exemplo ou as forjas que são áreas que funcionam como calabouços mas são verdadeiros labirintos onde a recompensa é encontrar alguma arma especial ao invés de enfrentar um chefe final.
Os castelos e fortalezas por aqui também ficaram maiores aumentando sua exploração e número de inimigos a serem enfrentados e geralmente escondem os chefes principais do jogo o que fará com que o jogador tenha que passar por estas gigantescas áreas.
Um detalhe neste novo mapa me trouxe um pouco de frustração, que são algumas partes dele onde existe um grande potencial de ter bons inimigos e chefes por ali mas acabam sendo regiões bem vazias com meia dúzia de oponentes e baixa recompensa em explora-las
Junto a toda essa nova exploração a quantidade de novas armas e equipamentos do jogo está bem grande. Os desenvolvedores trouxeram muitas novidades nas armas e principalmente em suas movimentações o que pode mudar bastante a experiência na hora de mudar seu personagem para a DLC.
Mais dificil e desafiador
Outra fórmula que a FromSoftware também explora em mais uma dlc produzida por eles é justamente a maneira na qual vamos acessa-la e quando isto deverá acontecer.
Assim, para aqueles que irão jogar a DLC o jogo exige pelo menos a morte de dois grandes chefes do jogo e que de certa forma são opcionais. Desta forma os jogadores deverão eliminar o General Radahn e Mogh Lorde do Sangue.
Este é um detalhe interessante de se notar pois ambos são chefes que no geral trazem um bom nivel de dificuldade e ja servem como um bom termômetro para saber se o jogador estará apto a entrar neste novo conteúdo.
Porém, aqui temos uma novidade que é um nível de dificuldade novo e que funciona apenas enquanto estamos nas Terras Sombrias, ambiente em que rola esta nova história. Esta escolha de certa maneira iguala e traz um desafio a altura até mesmo para quem ja possua uma centena de horas e personagens montados em nível alto.
Para tentar explicar imagine o seguinte, tudo na DLC vai ser sempre mais forte que você, e não importa o seu nível no jogo.
Dentro deste cenário só existe uma forma de diminuir esta dificuldade que é aumentando o seu nível de Benção do Reino das Sombras e para isso será necessário conseguir fragmentos da Umbravore para melhorar a qualidade do seu personagem e Cinzas Espirituais Reverenciadas para melhorar a qualidade de suas invocações.
O sistema é muito semelhante com o que já ocorre no jogo base relacionado a maneira que você aumenta a quantidade de itens de cura que podemos utilizar. Sair em busca destes fragmentos não só é fundamental como essencial para equilibrar a dificuldade do jogo.
No início é como se existisse uma régua onde o nível dos inimigos sempre estará em 10 e o nosso em 1, a cada novo nivel umbral conquistado essa régua vai se ajustando, agora os inimigos estão em 8 e você em 2, até que tudo fique mais justo e equilibrado.
Está mecânica pode desagradar alguns jogadores que já possuem personagens muito elevados e tinham esperanças de simplesmente chegar amassando tudo pelo novo mapa. Nesta DLC quem não explorar cada canto do mapa, derrotar os chefes secundários e ir direto para os chefes principais do jogo será punido pela dificuldade.
Vale ressaltar que quando falamos da dificuldade neste caso ela se resume na quantidade de dano em que o jogador toma ou causa, por isso vai ser bem comum morrer com 1 ou 2 golpes mesmo tendo uma barra de vida bem elevada.
Novo jogo com velhos problemas
Infelizmente a DLC de Elden Ring Shadow of the Erdtree não escapa dos velhos problemas que os demais jogos da série sempre apresentaram.
Em diversos momentos quedas de FPS são visivelmente notadas e em um jogo onde a precisão faz toda a diferença isso é um problema.
Uma queda brusca de quadros pode atrapalhar na hora de escolher apertar o botão de esquiva e isso acontece principalmente em batalhas onde muitas coisas estão acontecendo na tela e que justamente é quando mais precisamos deste recurso.
A câmera confusa aqui é mais uma vez um enorme problema, principalmente contra chefes que tenham um tamanho maior ou se movimentam com muita rapidez. Um exemplo é o chefe Fera Divina que já foi visto em trailers.
Durante a batalha ele irá sair voando, rodopiando, vai ter raio, fumaça, um monte de informação para o jogador entender e planejar seus movimentos, mas nada vai adiantar quando a câmera simplesmente falhar em seu trabalho.
Estes problemas acompanham os jogos da FromSoftware desde sempre e já passou da hora de ser revisto e melhorado pois em alguns momentos é deveras frustrante saber que você morreu pq simplesmente a camera não funcionou como deveria ter funcionado.
Elden Ring Shadow of the Erdtree Vale a Pena?
Se você já gostou de Elden Ring como jogo base este novo conteúdo é indispensável e vai trazer muita horas extras neste universo criado pela Miazaki em parceria com George R.R. Martin.
Ele não evolui, não tem melhorias gráficas ou de desempenho, no entanto traz um experiência ainda melhor que o jogo base lançado em 2022. Com uma exploração recompensadora e necessária, cenários gigantescos mas que ficam mais próximos um do outro neste mundo mais condensado, novos chefes memoráveis e todo aquele gostinho recompensador que só um bom jogo souls nos da após vencermos uma batalha dificil.
O preço por ser uma DLC pode até parecer salgado ja que é basicamente o mesmo que foi aplicado no jogo quando ele foi lançado, mas o que temos aqui é praticamente um jogo novo, trazendo mais horas de conteúdo que muitos jogos que estão sendo lançados a preço cheio.
Assim, seria impossível dizer que este novo conteúdo não valha a pena. Shadow of the Erdtree é necessário para os apreciadores de um bom desafio e um exemplo a ser seguido na indústria que muitas vezes cria conteúdos extras apenas como caça níquel sem almas.
Agradecemos os amigos da Bandai Namco Brasil por nos enviarem uma cópia de Shadow of Erdtree para a criação deste review.
Elden Ring Shadow of the Erdtree está disponível para PCs, Playstation 4 e 5, Xbox One e Xbox Series.