Review

Europa

Um carismático jogo de exploração mas que deixa um sentimento de que está faltando algo.
Disponível para:
Nintendo Switch, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

Europa é um jogo intimista onde estamos no controle de uma criança que deve explorar uma das luas mais famosas do planeta Jupiter.

Nesta aventura os desenvolvedores buscam trazer descobertas da história como a recompensa por continuarmos seguindo nosso caminho neste desconhecido ambiente.

Para isso a história de Europa nos é contada através de páginas de um diário. O garoto que controlamos é uma espécie de android que acordar sem entender muito bem os motivos pelo qual está ali e conta apenas com este diário com dezenas de páginas faltando. 

A cada nova página vamos descobrindo um pouco mais sobre Europa e o que aconteceu em seu passado até o momento em que acordamos. 

Solidão na lua Europa

Europa é um jogo que passa uma certa solidão e o tempo todo nos perguntamos os motivos pelos quais estamos ali sozinhos. 

Os ambientes são encantadores formados por florestas, grandes campos verdes e rochedos, algo completamente inesperado por se tratar de uma lua.

O jogo é dividido em grandes áreas e em cada uma dessas os biomas podem mudar um pouco.

No horizonte podemos ver o imponente planeta Jupiter e também uma base flutuante que pelo que vemos no Diário seria o local onde os humanos estariam habitando o planeta e o nosso objetivo é chegar até la.

No decorrer da história e de nossa jornada vamos encontrando seres mecânicos que parecem ser animais que fazem parte da fauna de Europa e a cada nova área avançada novos seres surgem.

Estes seres parecem fazer parte de todo um sistema comandado pelas forças da lua onde cada um tem sua função natural como o responsável pelas plantações, rios e céus.

Explorando a lua

Europa é um jogo muito simples e todas as suas mecânicas serão compreendidas já no inicio de jogo.

Basicamente temos os controles padrão de um jogo 3D onde o personagem poderá andar livremente pelo mapa e saltar sobe as plataformas. 

Como diferencial possuimos uma espécie de reservatório de energia que nos permite saltar mais alto e até mesmo voar por uma curta distância, funcionando como um Propulsor a jato.

Este por sua vez funciona quando recolhemos energias espalhadas pelo cenário e basta toca-las para reabastecer e podermos voar mais um pouco.

Não existem combates no jogo, o garoto não possui nenhum tipo de ataque e também não existem situações como outros jogos onde podemos simplesmente eliminar inimigos pulando em cima. 

A ideia de Europa é sua jornada, descoberta e entender o que se passou ali e por que acordamos neste mundo. 

Conforme avançamos vamos encontrando as criaturas e quanto mais seguimos na história averão momentos onde novos seres acabam sendo mais agressivos e até nos atacam, mas a solução sempre será entender como desviar ou desligar alguma armadilha para seguir em frente.

Além de buscar as páginas perdidas do diário, existem cristais espalhados pelo mapa que são opcionais e funcionam como coletáveis do jogo e servem como uma ferramenta para aumentar o tempo de jogo.

Vale a pena jogar Europa?

Europa é um jogo pácifico, onde a exploração pelo mundo é seu unico atrativo. A história no deixa interessado em saber os motivos pelo qual este menino robo acordou ali e para onde foram os humanos e o que aconteceu nesta lua terraformada.

É um jogo curto com pouco mais de 4h de gameplay e recomendo a quem for jogar que busquem as esmeraldas pois ir direto a história fará com que o jogo seja ainda mais rápido.

Embora seja bem carismático em seu visual e entendo que a proposta sejá de um grande mundo onde a descoberta da história seja seu objetivo, sinto que Europa deixa a desejar quando pensamos que ele é um jogo. 

Não existem desafios, é só seguir em frente que você vai acabar encontrando tudo que deseja. E isso tira a sensação de recompensa do jogador por não encontrar desafio algum.

Poderiam ter pensado em alguns quebra-cabeças, ou desafios maiores de plataforma onde alcançar uma nova página desse o gostinho de vitória para seguirmos em frente. E mesmo que a história em si gere essa curiosidade, é pouco quando pensamos que o que temos aqui é um jogo e não uma animação, filme ou série onde apenas seguimos acompanhando.

Talvez seja um jogo que vale a pena para aqueles momentos em que você queira jogar algo totalmente relaxado, sem ter o que pensar apenas para conhecer uma nova história de maneira contemplativa. Mas se o que busca é um jogo de exploração e aventura, pode ser uma escolha que te decepcione. 

Agradecemos os amigos da Future Friend que nos enviaram uma copia de Europa para a criação deste Review.

Europa está disponível para PCs e Nintendo Switch.

Review de Jogos Semelhantes:

Ao final descobrimos então os motivos pelo qual o menino robótico habita sozinho a lua de Europa e cabe a ele decidir se ao final de tudo isso os humanos merecem uma nova chance de serem despertados e viver novamente neste mundo ou se a presença deles já não é mais bem vinda ali.

Europa

Disponível para:
Nintendo Switch, PC
Versão que jogamos:
PC
O jogo possui legendas em Português mas não é dublado.

Pontos Positivos

  • Mundo muito bonito de se explorar
  • História deixa o jogador interessado em sua continuação

Pontos Negativos

  • Faltam mais aspectos de jogos como desafios, puzzles e coisas a se fazer
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress