Após 1 ano de seu lançamento Ghost of Tsushima recebeu uma nova versão e este é nosso Review de Ghost of Tsushima Director’s Cut.
Além da promessa de algumas melhorias e melhores adaptações para se jogar o game no Playstation 5 sem dúvida alguma a melhor novidade seria um novo território e uma nova história a ser jogada, a ilha Iki.
Sobre as melhorias gráficas do jogo não são muitas, o jogo na versão Playstation 4 já era muito bonito visualmente, é impossível jogar Ghost of Tsushima e não ficar deslumbrado por seus cenários, por isso as melhorias não foram tão significantes neste sentido. Vale apenas pela experiência jogando no controle Dual Sense.
A nova ilha fica a sudoeste de Tsushima e a promessa é de que este novo território acrescentaria entre 15 a 20h de jogo extras a campanha original que já leva em torno de 40h caso queira realizar todas as missões e sidequests.
A história da Ilha Iki
Para explorar o novo território, basta o jogador ter terminado o Ato1 que uma nova missão aparece para viajarmos até a ilha Iki.
Desta forma caso já tenha terminado o jogo em algum momento e deseja apenas conhecer esta nova história não é necessário rejogar o game por completo.
Na nova história, enquanto Jin Sakai luta contra o exército mongol e seus próprios princípios tornando se o temido Fantasma na ilha de Tsushima a ilha Iki começa a sofrer a invasão do exército inimigo também.
Ao descobrir estes acontecimentos na ilha vizinha, Jin resolve ir até la para impedir que este exército chegue até Tsushima.
A princípio pensei que a ilha Iki seria apenas mais um território invadido onde deveríamos aniquilar um segundo exército e não passaria disso, mas o jogo me surpreendeu nesta parte.
Na ilha Iki descobrimos que o pai de Jin que vemos em alguns flashbacks da campanha principal sendo morto na frente do jovem protagonista, foi executado nesta ilha enquanto tentavam livrar o território de corsários e bandidos.
Durante a história da DLC vamos descobrindo o que causou a morte do pai de Jin e desta fez o Fantasma tem de enfrentar os fantasmas de seu passado, seus medos e lembranças, tudo que ele sempre carregou como peso e culpa por não ter ajudado seu pai naquele dia.
Neste quesito os motivos de se ter um novo território é muito enriquecedor para a história do jogo, felizmente a Suker Punch não fez sómente um caça-niquel para aumentar as horas de jogo e nos entregou novos fatos e visões do passado de Jin Sakai.
Durabilidade da DLC
Quando foi anunciada a atualização da versão contendo a Ilha Iki, rumores diziam que estava nova área teria uma média de 15h de gameplay.
De fato a ilha possui uma durabilidade que beira esta quantidade de horas porém a história mesmo do jogo possui em média umas 5h enquanto as outras 10h você passará fazendo missões extras similares a do jogo base como liberar áreas dominadas por Mongóis, Haikus, fontes temais etc.
De novidade agora temos campos de arquearia onde você deverá acertar um determinado número de alvos no menor tempo possível, pontos do mapa onde Jin toca sua flauta lembrando dos ensinamentos de sua mãe e algumas memórias do passado onde jogamos com Jin Sakai ainda jovem ao lado de seu pai.
Além da campanha principal também foram acrescidos contos míticos para que você possa adquiria novas armaduras, incluindo uma para seu cavalo.
Vale a pena adquirir a dlc do Ghost of Tsushima?
Se você jogou e gostou de Ghost of Tsushima esta nova ilha vale a pena. A história do passado de Jin traz valor ao personagem e ao universo criado para o game.
Porém se Ghost of Tsushima foi um jogo que não te agradou muito não existem motivos para fazer esta atualização. Talvez em um promoção futura, mas no valor atual de R$104,00 não vale a pena para você.
Para quem nunca jogou Ghost of Tsushima, a versão base do jogo não é mais vendida nas lojas digitais, hoje em dia encontra-se apenas a versão do diretor que já vem com todos este conteúdo extra.
Sendo assim se dor adquirir o jogo da primeira versão em midia fisica ou comprar usado é melhor fazer a conta se vale a pena ja que o valor para upgrade do jogo poderá ser acrescido caso goste do jogo base e queira saber mais da história de Jin.
Ghost of Tsushima Director´s Cut tem tudo para agradar os fãs que gostaram da aventura do Fantasma e vale a pena ser jogado.