Review

Hell is Others

Um jogo com inspiração em contos de Lovecraft mas que falha em sua execução
Disponível para:
PC
Review escrito por:
Danilo Manzato
Hell is Others

Hell is others é um terror que exala inspiração em contos de Lovecraft e outras obras.

Acordamos em nosso apartamento na pele de Adam Smithson, um cara que parece estar cansado de seu passado e que só deseja nos dias de hoje viver em paz. 

No entanto, tudo muda quando em sua porta é deixado um bonsai com um misterioso bilhete dizendo que o dono voltaria para busca-lo em 10 dias.

Todo esse ar misterioso combina bem com o clima do jogo até então.

Mesmo se questionando e sem saber a origem da planta, Adam retorna para seu quarto e decide cuidá-la até que seu dono apareça como combinado.

Essa escolha pode ter sido apenas para dar uma motivação na até então monotona vida em seu apartamento.

Porém no mundo de Hell is Others é necessário Sangue para cuidar do Bonsai e para isso Adam terá de descer de seu confortável lar para a cidade centenária.

A Cidade Centenária

O cenário principal do jogo é conhecido como Cidade Centenária. Uma cidade onde a noite simplesmente não tem fim e traz todo esse clima noir ao jogo.

Tudo na cidade parece estar abandonado e entregue a criaturas das trevas e Adam quando necessário, tem a coragem de explorar os ambientes desta nada convidativa cidade.

Devo dizer que quando estamos na cidade a gameplay muda de sidescroller, ou seja visão lateral, para um Top Down, visão totalmente aérea do personagem.

E existem diversas situações a serem exploradas na cidade.

Sempre que decidir ir para lá, ao sairmos do elevador que nos deixa em algum lugar aleatório pela cidade, nos deparamos com um ambiente hostil.

Ao nos liberar o elevador vai embora e levará um tempo para que volte, sendo necessário completar algum tipo de missão para que ele possa retornar em algum ponto também aleatório e assim deixarmos a cidade.

Hell is Others exige muita exploração pelos cenários que são compostos por casas, lojas e outras construções da Cidade Centenária.

Se você é um jogador que gosta de explorar e coletar itens, tem muita coisa para se fazer por aqui, desde itens úteis para recuperar energia, munições e até puro e simplesmente lixo encontrado em gavetas, armários e outros locais.

Como disse anteriormente, a visão na cidade centenária é vista do ponto de cima de Adam, porém seu ponto de visão não é longo.

Mesmo enxergando parte do cenário é possível avistar itens, detalhes importantes e até mesmo inimigos quando os mesmos estiverem apenas no raio de visão do protagonista.

Desta forma é importantíssimo jogar Hell is Others também prestando atenção nos sons do jogo, já que por diversas vezes você irá ouvir ruidos e barulhos dos inimigos que estão no ambiente antes mesmo de vê-los.

Mesmo tendo todo este ambiente hostil, com o tempo e de forma lenta, moradores irão retornar a Cidade Centenária podendo solicitar serviços a Adam que também é conhecido como Jagunço.

Como é Jogar Hell is Others

O jogo apresenta dois tipos de gameplay.

A história se desenvolve nos momentos em que estamos no apartamento de Adam, alimentando o misterioso Bonsai, organizando coisas e até mesmo interagindo com uma misteriosa fenda que simplesmente surgiu em nosso banheiro.

No prédio também é possível conversarmos com o zelador que parece sempre nos ignorar e com Octave, um vendedor que requisita alguns serviços para o Jagunço e também serve como tutorial para o jogo.

Apartamento de Adam em Hell is Others

Ja na cidade centenária é onde iremos sempre que precisarmos fazer algum trabalho como jagunço e também para conseguir novos loots e sangue para alimentar o misterioso Bonsai.

Confesso que todo esse clima noir me agrada muito no jogo, porém a jogabilidade não correspondeu às expectativas.

Controlar o personagem pelos cenários é tranquilo, porém mirar e atirar nos inimigos é frustrante.

É tudo muito confuso e impreciso o que te faz desperdiçar facilmente todas as já escassas munições do jogo. 

Um outro detalhe em Hell is Others é que ele também é um jogo Multiplayer PvP (Jogador vs Jogador).

Sendo assim, da mesma forma que estamos explorando a Cidade Centenária, outros jogadores também estão por lá para nos caçar.

E se contra inimigos aleatórios do cenário a mira não ajuda, o cenário fica pior contra outros jogadores que sempre serão mais inteligentes e rápidos.

Desta maneira as ruas de Hell is Others estão cheias de monstros e de jogadores que se comportam como monstros.

Ao meu ver a pior parte do jogo é justamente o PvP.

Os servidores são bem instáveis, durante todas as vezes que jogamos sofremos com quedas ou muita demora para encontrar outros jogadores.

Além disso falta um balanceamento, pois diversas vezes ja nas primeiras jogadas acabava morrendo para jogadores de nivel muito superior ao meu.

Toda essa parte de PVP gerou muita frustração já nas primeiras horas de jogo, afinal o jogo já é difícil por si e sua jogabilidade ruim com a mira portanto este desbalanceamento é só mais um motivo desagradável para nos frustrar.

Claro que é possível descer até a cidade e não encontrar nenhum outro jogador, porém em quase todas as nossas jogadas fomos surpreendidos.

Hell is Others é um jogo que vai exigir muita paciência do jogador, você ira morrer diversas vezes e em todas vai acordar novamente em seu apartamento e com todos os loots roubados, exigindo que você mais uma vez vá até a cidade e tente buscar tudo novamente.

E toda vez que sair ileso pelos passeios noturnos pela cidade, poderá negociar os pequenos tesouros em troca de dinheiro, munição e itens para seu apartamento.

Vale a pena jogar Hell is Others?

Para responder esta pergunta vai depender muito do seu momento.

Se gosta de um jogo com PvP desafiador e não se frusta facilmente em repetir varias e varias vezes o mesmo nível tentando decorar cada cantinho e explorando cada pedaço do cenário, Hell is Others pode ser uma boa surpresa.

No entanto se você é um jogador que não gosta de repetição e tão pouco de PvP, talvez seja melhor buscar outro jogo neste momento.

Agradecemos a equipe de Hell is Others que nos enviaram uma cópia do jogo para análise e criação deste review.

Caso deseje adquirir o jogo, este é o link.

Sem spoilers para Hell is Others.

Hell is Others

Disponível para:
PC
Versão que jogamos:
Playstation 4
O jogo não possui tradução para o Português.

Pontos Positivos

  • Uma boa trama
  • Ambientação do jogo

Pontos Negativos

  • Modo Multiplayer
  • Servidores com problemas
  • Matchmaking inexistente
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress