Os fãs de Harry Potter sempre sonharam com um jogo mundo aberto, onde pudessem criar seu próprio personagem e ter a experiencia de um aluno de Hogwarts. E quando Hogwarts Legacy chegou prometendo ser o melhor jogo que este universo já viu, não foi surpresa para ninguém que o Hype seria enorme. Mas será que toda essa ansiedade e espera foram recompensadas na obra final? Venha descobrir nessa review.
História de Hogwarts Legacy
A história de Hogwarts Legacy começa com uma introdução longa, mas interessante, que apresenta o universo do jogo, repleto de mistérios e surpresas.
O jogador assume o controle de um personagem inédito, que será criado pelo jogador, podendo ser um bruxo ou uma bruxa, além de poder ter a opção de criar um personagem trans, tendo uma variedade boa de opções de personalização, mas que fica um pouco limitada em relação ao modelo de rosto do personagem, se destacando bem mais aos cortes de cabelo.
A primeira missão tem semelhanças com a famosa saga Harry Potter, no entanto, o personagem não começa como um aluno de primeiro ano em Hogwarts, mas sim como um aluno do quinto ano, que deve enfrentar desafios misteriosos além dos muros da escola de magia.
O jogo oferece as quatro casas na escola disponíveis para o jogador escolher: Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal. E sim, os jogadores têm sua própria Casa Comunal, com linhas de diálogo que mudam conforme suas escolhas e uma missão exclusiva para cada casa sendo elas: A busca pelas páginas perdidas (grifinória), a última esperança de Scrope (Sonserina), o prisioneiro do amor (Lufa-Lufa) e por último a varinha da família Olivaras (Corvinal)
Porém nada que mude drasticamente a história do jogo, já que independente da casa que escolher os jogadores irão confraternizar com os mesmos alunos e professores da escola e terão a mesma história. Para se equiparar aos outros alunos do quinto ano, o jogador irá receber aulas extras, a fim de se familiarizar com as mecânicas, feitiços e o vasto mundo bruxo que o jogo oferece. E para aqueles que quiserem adquirir todas as magias e feitiços que o jogo oferece terá que fazê-las, já que a maioria das magias que os jogadores aprendem estão nessas missões.
Uma aventura solitária
Uma das maiores mensagens que Harry Potter transmite é a importância da amizade. Ao longo dos livros e filmes, vemos o trio de ouro, formado por Harry, Hermione e Ron, enfrentando inúmeros desafios juntos, apoiando-se mutuamente e mostrando que a amizade verdadeira pode superar qualquer obstáculo.
Essa mensagem é especialmente importante em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, mas ao mesmo tempo solitário. É fácil se sentir isolado e sozinho, mas a história de Harry Potter nos lembra que a amizade é uma das coisas mais valiosas que podemos ter.
Infelizmente, em Hogwarts Legacy, essa mensagem parece ter sido deixada um pouco de lado. Embora existam personagens interessantes como o professor Fig e o Sebastian, eles não acompanham o jogador em sua aventura do início ao fim. Em vez disso, o jogo é focado em missões solitárias a pedido de outras pessoas.
Isso significa que o jogador não tem a oportunidade de criar uma amizade convincente com os personagens do jogo. Embora seja possível se envolver em missões secundárias para entender melhor a história e as motivações dos personagens, quem estiver focado apenas nas missões principais mal terá tempo para conhecer os outros alunos de Hogwarts
Como é jogar Hogwarts Legacy?
Hogwarts Legacy é um jogo massivo que oferece uma experiência rica e diversificada para os jogadores. Com inspirações em diversos outros jogos de RPG, a jogabilidade é bem equilibrada, e o combate é um dos pontos fortes.
Os jogadores podem explorar um mundo mágico repleto de possibilidades, incluindo a escolha da casa de Hogwarts, compra de itens mágicos em Hogsmead, aulas, criação de itens, aprendizagem de feitiços, criação de poções, é possível voar em vassouras, cuidar de criaturas mágicas, nadar, cultivar plantas mágicas e muito mais.
Embora o jogo não inclua o famoso esporte bruxo Quadribol, há muitas outras coisas a se fazer, e as atividades secundárias parecem ter um peso narrativo significativo. O jogo consegue ser bom em tudo o que se propõe em termos de jogabilidade, e fazer as atividades secundárias é um verdadeiro prazer, já que tudo é muito diversificado, os jogadores não irão se sentir fazendo missões repetitivas e o jogo sempre demonstra novas atividades até mesmo perto do final do game e muitas missões secundarias possuem um peso narrativo, já que serão nelas onde podemos descobrir mais sobre as histórias de outros alunos
O combate
Hogwarts Legacy é um jogo repleto de ação, e o combate é definitivamente uma das suas maiores forças. Os duelos de varinhas cruzadas são um destaque, com batalhas divertidas contra outros alunos em eventos secretos da escola. No entanto, o combate realmente se torna desafiador quando sua vida está em perigo e você precisa eliminar inimigos perigosos.
Embora o combate seja simples de aprender, dominá-lo exige tempo e prática. Além dos feitiços, o jogador pode usar plantas e poções durante as batalhas para buffar o personagem ou atacar inimigos. É possível usar magia tanto a longa quanto a média distância, com opções para causar danos leves ou usar alguma das 32 magias disponíveis no jogo para ações mais específicas e eficientes.
Para tornar o combate mais dinâmico, o jogador pode selecionar até 16 magias de fácil acesso em 4 conjuntos de 4 magias cada. No entanto, existem magias de utilidade muito específicas que só são necessárias em momentos pontuais, o que pode ser estressante ter que trocar uma magia já alocada por uma única vez. Uma solução seria incluir uma roda de magias, semelhante a outros jogos como Forspoken e GTA V.
As magias do jogo são definidas por cores, como amarelas (para controle), roxas (para força), vermelhas (para dano), azuis (para utilidade), verdes claras (para transfigurações que só podem ser usadas na Sala Precisa) e verde escuras (para as maldições imperdoáveis).
Os inimigos podem ter escudos de diferentes cores, como roxos, vermelhos e amarelos. Para quebrar esses escudos, é necessário usar um feitiço da mesma cor. Caso contrário, nenhum outro feitiço funcionará. Você também pode quebrar os escudos com o Estupefaça, mas terá que esperar o inimigo lançar um feitiço e defender no momento exato para realizar um parry. Com tantas opções e estratégias, o combate em Hogwarts Legacy é uma das melhores experiências de jogo disponíveis.
A falta de moralidade
O aspecto mais frustrante é a falta de um sistema de moral e reputação, algo que os desenvolvedores prometeram que seria possível, o que poderia ter um impacto maior nas escolhas do jogador e na trama geral do jogo. Embora seja possível identificar as situações que fazem com que seu personagem adote uma postura mais sombria, a falta de um termômetro para isso dentro do jogo é um pouco desapontante, tendo em vista que suas escolhas de diálogo não parecem interferir tanto na trama.
No jogo, o jogador pode optar por aprender ou não as 3 maldições proibidas. Essas são feitiços muito poderosos e perigosos que foram banidos pelo Ministério da Magia por serem considerados Artes das Trevas.
A primeira maldição é a Cruaciatus, também chamada de Maldição da Tortura. Ela faz com que o inimigo sinta uma dor insuportável por todo o corpo. No jogo, ela pode ser usada para enfraquecer ou intimidar os adversários.
A segunda maldição é a Imperio, também chamada de Maldição do Controle. Ela permite que o lançador domine a mente da vítima e a faça obedecer a qualquer ordem. No jogo, ela pode ser usada para fazer com que os inimigos lutem ao lado do jogador temporariamente.
A terceira maldição é a Avada Kedrava, também chamada de Maldição da Morte. Ela causa a morte imediata e indolor da vítima. No jogo, ela pode ser usada para eliminar rapidamente os inimigos mais fortes.
Os criadores do jogo afirmaram que aprender essas maldições teria um custo para o jogador. Os personagens ao redor iriam agir de forma diferente com o jogador se presenciassem ele usando essas maldições, pois elas são vistas como cruéis e malignas no mundo bruxo. Já que nesse universo quem usa essas maldições, especialmente a da morte, é condenado à prisão perpétua em Azkaban.
No entanto, isso não se reflete no jogo de verdade. Ninguém nota ou se importa se o jogador usa as maldições perto deles.
A magia ao redor do mundo
Hogwarts Legacy é um mundo mágico vivo e incrivelmente detalhado. O castelo é uma verdadeira obra de arte, com ambientes ricamente construídos e detalhes cuidadosamente colocados em cada canto para proporcionar uma imersão completa. É surpreendente como os quadros falam com você ou tocam músicas, como os alunos têm suas próprias rotinas e até mesmo as estátuas brigam entre si! E não podemos esquecer dos fantasmas que perambulam pelo castelo, criando uma atmosfera ainda mais fascinante e misteriosa.
Mas não é apenas a construção do castelo que impressiona. Há também diversos mistérios e puzzles espalhados pelo jogo, como salas secretas que recompensam o jogador com equipamentos melhores e os mais de 600 colecionáveis que contam a história do universo mágico. Para aqueles que desejam conquistar todos os troféus, será necessário encontrar todos eles.
Hogwarts Legacy é um jogo que convida o jogador a explorar cada centímetro do seu mundo mágico. A cada nova descoberta, o jogador se sente ainda mais envolvido nesse universo incrível, com uma infinidade de segredos e histórias para serem descobertos
A beleza vs utilidade
Em Hogwarts Legacy, a preocupação com a aparência do personagem não é um problema para o jogador. Diferente de outros jogos de RPG onde o jogador precisa escolher entre a aparência do personagem e a qualidade dos equipamentos, em Hogwarts Legacy é possível ter ambos. Ao obter um novo equipamento, automaticamente é desbloqueada a skin correspondente, permitindo que o jogador utilize o equipamento com os atributos desejados, enquanto mantém o visual que mais lhe agrada. Isso significa que o jogador pode escolher o equipamento que lhe proporciona os melhores atributos e ainda assim manter o seu estilo próprio, sem precisar se preocupar com a aparência dos equipamentos.
A localização
Hogwarts Legacy chegou ao Brasil, com dublagem e legendas em português. Porém, eu optei por jogá-lo em seu idioma original, o inglês, já que o elenco de voz conta com alguns atores que admiro, como Sebastian Croft, conhecido por seu papel em Heartstopper, que dubla o personagem principal, e Simon Pegg, que dá voz ao diretor da escola.
No entanto, um dos meus maiores problemas com o jogo foi que, diferente de outros títulos que permitem escolhermos o idioma do áudio e das legendas separadamente, Hogwarts Legacy não oferece essa opção. O jogo força os jogadores a usarem o idioma da plataforma em que estão jogando, o que pode ser um grande inconveniente para alguns.
Para contornar esse problema, eu recorri a uma solução alternativa: gerenciar os arquivos do jogo e deletar o pacote de dublagem, deixando apenas o áudio em inglês instalado. Isso me permitiu jogar no idioma que eu queria, mas infelizmente, essa decisão também causou outro problema estressante: como o jogo conta com um sistema de inteligência artificial para sincronizar os lábios dos personagens com o idioma, as falas ficaram dessincronizadas, já que eu estava jogando com o áudio em inglês, mas o jogo continuava usando o sistema de sincronização em português.
Seria muito mais simples e prático se o jogo permitisse que o jogador escolhesse o idioma no menu, como a maioria dos jogos atuais. Isso evitaria todo esse estresse e permitiria que os jogadores desfrutassem do jogo em seu idioma preferido, sem quaisquer dificuldades técnicas.
Um mundo magico manchado por sua autora
Desde que J.K Rolling se posicionou contra pessoas trans em suas redes sociais, apoiando causas contra essa comunidade, senti um amargor em relação a uma obra que amei desde a infância, porém quando foi o anunciado o Hogwarts Legacy minha criança interior gritava desesperadamente para eu jogar esse jogo e eu tentei ao máximo manter esse tópico fora da review.
Mas ao ver a notícia que seria possível criar personagens trans no jogo eu me animei, já que seria um motivo para reforçar é a J.K realmente não estaria envolvida nesse projeto e ao decorrer da trama, logo nas primeiras horas conhecemos Sirona Ryan, a primeira personagem trans de toda a saga e me animou em perceber que no áudio original (inglês) colocaram a Rebecca Root, uma mulher trans para interpreta-la, porem comecei a perceber algumas coisas em relação ao nome da Sirona começar com Sir (senhor em inglês) e pesquisando mais a fundo descobri também que Sirona é uma deusa celta onde sua imagem é reconhecida por ser uma mulher que carrega ovos e cobras, além de Ryan ser um nome completamente masculino.
Algumas pessoas podem dizer que tudo isso é apenas uma coincidência, mas ao estudar e rever os nomes dos personagens de Harry Potter, podemos ver que a autora utiliza muitas características para formar os nomes dos personagens. Por exemplo, Valdemort: “Vol” é voluntário em inglês e “demort” é “da morte” em latim, Remo Lupin, o personagem que se transforma em lobo: “Remo” é um dos fundadores de Roma, que foi criado por lobos junto com seu irmão, Romulo, e “Lupin” significa “lobo” em latim, qual o nome do personagem do professor rabugento? É o Alastor Moody: sendo que Moody significa mal-humorado em inglês, e um dos mais polêmicos o Kingsley Shacklebolt um dos poucos personagens negros da série, Shackle significando grilhões e Bolt parafuso do grilhão, instrumentos comumente utilizados para prender escravos, além de vários outros nomes que eu poderia passar horas aqui citando, então quando a primeira personagem trans do universo se chama Sirona Ryan eu não consigo dar o benefício da dúvida para ela.
Hogwarts Legacy vale a pena?
Para aqueles que nunca entraram no mundo de Harry Potter, Hogwarts Legacy ainda é uma ótima escolha. O jogo é capaz de cativar jogadores com sua jogabilidade, exploração e personagens, mesmo sem conhecimento prévio do universo. Por outro lado, para os fãs da franquia, Hogwarts Legacy é como um sonho se tornando realidade. O jogo traz uma sensação incrível de magia e imersão em um mundo tão querido e conhecido.
Além disso, o jogo oferece uma variedade de atividades, desde a história principal até missões secundárias, que podem levar os jogadores a explorar cada canto do mundo bruxo e a desvendar seus mistérios. O combate é desafiador e dinâmico, com uma grande variedade de feitiços e habilidades disponíveis para o jogador. E para aqueles que buscam uma experiência mais longa, o jogo oferece muito conteúdo, mas não chega a ser excessivamente longo.
Em resumo, Hogwarts Legacy é um jogo incrivelmente envolvente e imersivo, capaz de agradar tanto aos fãs quanto aos novatos do mundo bruxo, oferecendo uma aventura única e emocionante.
Agradecemos a equipe da Warner Bros Games que nos enviaram uma cópia para análise e criação deste review.