Review

Infernax

Infernax chega como uma verdadeira carta de amor a Castlevania
Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

Infernax chega como uma verdadeira carta de amor aos games da franquia Castlevania clássicos, em especial ao segundo game da franquia que é considerado por muitos como um dos piores.

Sendo assim o jogo chega para mostrar que de fato boas ideias e um melhor planejamento podem fazer de um jogo algo fraco ou algo incrível, independente de seus gráficos ou tecnologia.

Tudo em Infernax lembra muito os games da geração 8 bits, embora tenha gráficos mais nítidos e mais cores obviamente, tudo no game desde sua direção de arte até a música de cada nível nos leva direto aos anos 80.

Na história o Duque Alcedor retorna de uma cruzada para sua terra natal e ao chegar encontra uma infestação de demônios invocados por um culto misterioso.

Assim o nobre duque não terá descanso em seu retorno e deverá recuperar 5 castelos das mãos destes demônios para que assim possa derrotar o grande monstro por trás de toda essa destruição.

Como é jogar Infernax

Muitos games hoje em dia usam e abusam de características visuais e sonoras de jogos antigos mas no final nos entrega uma jogabilidade moderna e este não é bem o caso de Infernax.

O game tem uma jogabilidade simples e até mesmo um pouco travada como os jogos da época em que ele se inspira.

Alcedor possui basicamente um pulo e um ataque com sua maça e assim como na época, se não acertar os inimigos com precisão você irá com certeza tomar dano e claro a morte será certa diversas e diversas vezes durante sua jornada por Infernax.

Talvez a maior diferença seja um sistema de progressão e níveis que o personagem possui,

O protagonista é capaz de ganhar habilidades especiais que funcionam consumindo Mana e as magias funcionam de formas diversas como melhorias para a defesa, ataques a distância e até mesmo teleportes para outras áreas do mapa.

Existem ainda habilidades específicas que o seu personagem adquire conforme evolui no jogo que servem para ajudar na progressão da história, típicos de Metroidvania.

O personagem ainda possui um sistema de evolução do personagem onde será possível melhorar o Ataque, HP e Mana.

Para estas melhorias é utilizado os pontos de experiência que ganhamos quando matamos os inimigos pelo caminho e encontramos um dos pontos de save do game onde recuperamos nossas energias e escolhemos qual atributo queremos evoluir.

O game ainda possui duas formas de se jogar o modo padrão onde a cada vez que o jogador morrer ele voltará ao último ponto de save e perderá tudo que fez até então como a experiência adquirida, itens e exploração do mapa. 

Já no modo casual o jogador terá uma espécie de vida onde poderá tentar novamente a partir da sala em que morreu, porém caso morra mais uma vez deverá retornar do último ponto de save. No entanto no modo casual toda a experiência adquirida antes de morrer não é perdida, assim caso esteja morrendo muito poderá evoluir seu personagem entre estas tentativas.

Particularmente joguei um pouco em cada forma e o modo casual me agradou mais. A dificuldade não muda mas só o fato de não perder tudo a cada morte me fez jogar de uma maneira um pouco mais confortável e menos punitiva.

Como Alcedor busca livrar o reino dos demônios a única informação que temos é a de que devemos matar 5 demônios afim de quebrar o selo que tranca o castelo principal onde o grande demônio lider do culto se esconde.

Os lugares onde estes demônios estão não são revelados a princípio e assim o jogador deverá explorar os cenários de Infernax.

Por ser um metroidvania para aqueles que já estão habituados ao gênero, fica claro que tudo vai ter uma certa ordem a ser realizado. Por exemplo, uma parede inquebrável que limita seu caminho com certeza será destruída por algo que você ainda não possui ou uma plataforma muito alta com certeza será alcançada com algum futuro pulo duplo.

Então basta explorar o mapa e encontrar o primeiro caminho disponível que o jogador não irá ficar perdido.

O game ainda conta com um sistema de dia e noite onde os monstros e situações que acontecem nas pequenas cidades espalhadas no jogo podem mudar.

As cidades são pontos importantes do jogo pois é nela que encontramos lojas onde podemos comprar melhores equipamentos, magias e continues extras, tudo em troca de ouro que encontramos pelo caminho derrotando inimigos.

Um detalhe importante a dizer referente a Infernax é que ele ainda possui alguns segredos como os bons e velhos jogos de antigamente e não é apenas de Castlevania que os criadores de Infernax eram apaixonados. 

O game ainda possui um modo que faz homenagem clara ao game Contra onde podemos fazer toda nossa jornada medieval usando a boa e velha metralhadora dos caçadores de alienigênas.

Claro que com isso o game fica bem mais rápido e fácil mas sem dúvida alguma extremamente divertido também.

Para ativar o modo “Contra” em Infernax basta fazer aquele famoso código secreto da Konami na tela de título do jogo.

As escolhas morais de Alcedor

Um sistema que parece ser inocente em Infernax são as escolhas que podemos fazer com Alcedor.

Desde os primeiros minutos de jogo nos deparamos com pequenas escolhas morais a se fazer com personagem.

Por exemplo, em uma das primeiras cenas vemos um humano se transformando em demônio, assim temos a escolha de não fazer nada e aguardar ou eliminar o camponês antes que ele se transforme.

Seja lá qual for a sua escolha, ela terá impacto no futuro de Alcedor e dos NPCs que habitam este universo.

Estas escolhas morais estão espalhadas em diversos momentos do jogo, desde pequenos atos até algumas situações onde podemos destruir tudo ao nosso redor.

Assim, este sistema de escolhas morais faz com que Infernax dê liberdade ao jogador escolher qual caminho quer seguir. Fazendo com que Alcedor seja um herói do reino ou aquele que destruirá tudo.

Todas estas escolhas acontecerão em alguns momentos chaves onde devemos tomar uma ação para continuar ou com as dezenas de solicitações dos moradores do reino que funcionam como side quests no jogo.

Você poderá receber essas solicitações de todos os personagens, cabe a você decidir quais deseja fazer quais irá ignorar.

Infernax: Deux or Die

Infernax acaba de ganhar uma DLC intitulada de Deux or Die.

A atualização gratuita traz um novo modo Multiplayer apresentando Cervul um novo personagem que poderá ser controlado por mais um jogador em co-op local.

Caso queira continuar jogando sozinho ainda assim é possível controlar Alcedor e Cervul ao mesmo tempo alternando entre os personagens.

Este novo modo de jogo adapta o jogo original para que a experiência seja nova não apenas por ter dois personagens ao mesmo tempo mas também para que os desafios agora sejam inovadores.

Enquanto Alcedor faz ataques a curta distância Cervul ataca de longe. Além disso ambos os personagens ganham experiência e ter habilidades diferentes.

Alcedor faz uso de mana para magias enquanto Cervul utiliza equipamentos diferenciados fazendo assim dos dois uma grande equipe.


Assim está DLC é muito bem vinda a todo jogo base e faz Infernax ser um jogo completamente diferente quanto jogado neste modo seja acompanhado ou sozinho.

Infernax Vale a pena?

Se você gosta de um bom jogo com desafio na medida certa e claro dentro do gênero Metroidvania, Infernax é simplesmente imperdível.

Com seu sistema de escolhas morais e uma campanha com um tempo médio de 5 a 6 horas, o game tem um grande efeito replay e com certeza você irá terminá-lo diversas vezes para conseguir alcançar os finais e recompensas.

Um grande título, divertido, desafiador e que entrega tudo que promete.

Não existem muitos spoilers relevantes sobre Infernax até mesmo por que seus finais vão depender das ações que o jogador tomar e suas escolhas durante a jornada.
O que posso dizer é que em minha primeira vez jogando não imaginava que as ações tivessem tanto peso, fazendo assim com que meu primeiro final fosse mediocre.

Infernax

Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Versão que jogamos:
Playstation 4
O jogo não possui tradução para o Português.

Pontos Positivos

  • Direção de arte e trilha sonora
  • Você irá rejogar diversas vezes
  • Sistemas de escolhas morais

Pontos Negativos

  • Falta de variedade de inimigos
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress