Review

Inscryption

Um otimo jogo de cartas que consegue aplicar mecânicas de rogue-like sem se tornar repetitivo.
Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Review escrito por:
Kelvy Oliveira Gamer

Fazer uma review de Inscryption não é lá uma tarefa muito facil, pois essa é uma daquelas obras que quanto menos você sabe quando pega para apreciar melhor, pois o ela subverte a expectativa, surpreende e revela um novo segredo a cada momento. Mas vou tentar falar do jogo sem entregar suas revelações, afim de preservar a sua experiência.

O jeito que descobri Inscryption é bem peculiar, já tinha ouvido falar do jogo antes, mas nunca tinha tido interesse. Sempre achei que seria um jogo de cartas genérico com algumas coisas malucas para atender a identidade visual da Devolver. Mas certo dia estava entediado e baixei vários jogos da PS plus, para jogar os primeiros 10 mins e ver se algum prendia minha atenção.

Quando chegou a hora de testar Inscryption os 10 minutos se tornaram horas e nos próximos dias fiquei completamente imerso nesse jogo, jogando até altas horas da madrugada. O jogo é divertido, com boas mecânicas desafiadoras e um criador de baralho inteligente como um bom card game, mas é cheio de mistérios que te prende do inicio ao fim como uma boa série de suspense. Eu simplesmente não conseguia parar de jogar.

A História de Inscryption

Como disse anteriormente, Inscryption é um jogo que se sustenta em seus mistérios, então tentarei ser breve e sucinto em minha explicação da história.

Tudo começa com você numa floresta sinistra encontrando uma cabana sombria como abrigo, lá dentro uma figura misteriosa te obriga a jogar um macabro jogo de cartas em que as cartas são vivas, sentem e falam. Sempre que você perde, esse ser sombrio te obriga a criar uma nova carta, combinando atributos de cartas que você encontrou anteriormente e em seguida te mata, fazendo você reiniciar o jogo. Porém, quando você reinicia, as cartas lembram de você e você encontra as cartas que você criou.

A história de Inscryption

Muita coisa acontece, até que o primeiro grande segredo (e o único que vou expor aqui) é revelado, na verdade nós somos um Youtuber que faz review de cardgames vintage, como antigas coleções de pokémon, magic etc. Até que um dia em uma venda de garagem ele encontra vários boosters de um jogo que ficou poucos meses no mercado, o Inscryption.

Ele grava um vídeo para o youtube abrindo os pacotinhos e falando quanto as cartas valem, até que uma das cartas tem coordenadas escritas nela. Ele vai até as coordenadas, que dava num bosque, cava e encontra um disquete. Com muita hesitação ele coloca o disquete em seu computador e descobre uma versão eletrônica de Inscryption.

O mais bizarro é que não existe nenhuma informação sobre essa versão em video game em nenhum lugar da internet. E depois que ele posta um vídeo sobre o jogo, a empresa que lançou Inscryption décadas atrás começa a persegui-lo e ameaçá-lo querendo o disquete de volta.

Incsryption

A premissa do jogo é essa, um youtuber jogando um disquete de um jogo que ninguém nunca ouviu falar e que parece deixar uma empresa bilionária nervosa.

Mais do que isso, temo que irei estragar a experiência.

Como é Jogar Inscryption

Inscryption é um card games rogue-like, em que você constrói o baralho durante o jogo, porém quando você perde uma quantidade X de vezes recomeça o capítulo atual. Porém diferente da maioria dos rogue likes, que muitas vezes dão uma sensação de “não sair do lugar” , Inscryption consegue a proeza, que as suas derrotas façam parte do desenvolvimento do jogo.

As mecânicas dos duelos são bem simples, você tem 4 espaços para colocar suas cartas, cada carta tem um custo para ser jogado que geralmente é pago sacrificando outras cartas. E quando passa o turno, as cartas são “ativadas”, atacando e realizando suas habilidades.

Construindo seu baralho:

O que dá uma certa complexidade ao jogo, é o que acontece entre os duelos. Pois você avança numa espécie de tabuleiro e a cada ´´casa´´, você realiza uma ação para mexer na construção do seu deck como: destruir uma carta, fundir duas cartas, ganhar cartas novas, passar o atributo de uma carta para a outra, melhorar os atributos de uma carta. Todas essas são escolhas que devem ser feitas de forma estratégica, visando a sinergia do baralho como um todo.

Construa seu baralho no jogo

Além disso tem itens consumíveis que alteram o rumo da partida, que são limitados a 3 por vez e que também são conseguidos durante o jogo. No ato 2 e 3, o jogo muda bastante, mas o básico continua o mesmo, então acredito que não precise estragar a surpresa.

Nem tudo é perfeito

Dando um pequeno spoiler, o jogo se vende muito bem no ato 1 com toda aquela atmosfera macabra, porém parte desse charme visual se perde no ato 2, o que sinceramente faz o jogo cair um pouco. Além disso o tabuleiro bizarro é substituído por um mapa isométrico no estilo dos pokemons antigos que me deixou bem entediado (eu não curto pokemon).

Porém parte desse apelo visual é recuperado no ato 3, pois apesar de diferente do ato 1, o ato 3 consegue ter um forte e forte belo visual, construindo novamente toda a atmosfera macabra, o que é um alívio.

Visual e atmosfera

Um dos pontos mais altos de Inscryption é seu visual e sua atmosfera, jogar esse jogo de fone e de madrugada é uma experiência que poucos jogos conseguem oferecer. Seu visual é retrô, mas assustador e os sons do jogo contribuem causar um desconforto constante, junto ao aspecto ́found footage de alguns vídeos live action que tocam de tempo em tempo e tudo compõe uma atmosfera de sujar as calças.

Visual e Atmosfera de Inscryption

Inscryption vale a pena?

Inscryption, é um otimo jogo de cartas, consegue aplicar as mecânicas de rogue-like sem se tornar repetitivo e possui uma história e atmosfera impressionantes. Porem, sua drástica mudança de gameplay e visual no ato 2, faz parecer ser uma grande barriga no meio do jogo. Felizmente o jogo se recupera no ato 3.

Inscryption é indicado para quem curte um jogo de cartas simples em mecânicas, porém com certa complexidade na construção de baralho. E tambem pra quem curte uma boa historia de mistério.

Infelizmente não consigo pensar em nenhum game que se pareça com inscryption no geral, mas dá pra pensar em partes:

O gameplay: Gwent, marvel snap.
A história e atmosfera: Buckshot roulette

O mistério de Inscryption.

Se você ainda não jogou o jogo, pelo menos até a metade eu recomendo fortemente que você não leia essa parte.

O ponto forte de Inscryption, como já deixei claro algumas vezes, é o mistério que ele constroi. Pois a história é sobre um simples youtuber que encontra por acaso a versão eletrônica de um jogo de cartas de décadas atrás. Porém quando ele se dá conta se envolve numa trama muito mais complexa, de segredos empresariais, IAs revolucionárias e entidades cósmicas. Tudo que acontece com ele fora do jogo, ele registra em video e nós assistimos. As vezes que uma agente da empresa vai até sua casa para interrogá-lo, ele lendo a intimação que recebeu como as ligações telefônicas que ele realiza para diversas pessoas a fim de entender o que tava rolando.

Inscryption

Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Versão que jogamos:
Playstation 4
O jogo possui legendas em Português mas não é dublado.

Pontos Positivos

  • História e atmosfera impressionantes

Pontos Negativos

  • As grandes mudanças no ato 2
Review escrito por:
Kelvy Oliveira Gamer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress