Nikoderiko é um jogo de plataforma que vem para alimentar a fome de quem está com saudade de um bom jogo do genêro em especial os da franquia Donkey Kong.
Com visuais vibrantes, dezenas de fases e muita coisa para explorar a dupla de aventureiros que se metem em altas confusões!
O que temos aqui é um jogo que transborda de inspiração em clássicos dos anos 90, incluindo as roupas colegiais de um dos protagonistas, Niko, que da nome ao jogo. Acompanhado de Luna em fases típicas de jogos deste estilo embalados por músicas do compositor David Wise, responsável pelas trilhas sonoras dos Donkey Kong e Yooka-Layle.
Na história de Nikoderiko, Niko e Luna são uma dupla que está em busca de uma reliquia descoberta em uma ilha mágica.
Após chegarem a bordo de sua embarcação voadora e encontrarem o que buscavam eles são surpreendidos por Grimbald que junto de seus capangas roubam o tesouro e queima o navio da de Niko e Luna.
Sem ter o que fazer a dupla de mangustos foge e agora terão de arrumar uma maneira de conseguir voltar ao topo da ilha onde Grimbald e seus Cobritos guardam o tesouro roubado.
Como é Jogar Nikoderiko: The Magical World
Nikoderiko não reinventa em nada a formula dos jogos de plataforma e pra ser bem sincero o jogo se inspira até demais em outros do mesmo estilo.
Para quem jogou Donkey Kong no passado é impossível não sentir a semelhança em algumas fases e até mesmo no modo em que o jogo funciona.
Como plataforma o jogador poderá andar por ai, pular e agarrar objetos que podemos arremessar em inimigos e até mesmo utiliza-los para descobrir passagens secretas pelo caminho.
Podemos escolher se queremos jogar com Niko ou Luna e até mesmo existe uma opção para se jogar co-op localmente.
As fases são lineares mas escondem coletaveis que devemos caçar pelas fases como as letras N, I, K e O e também uma grande joia roxa. Além disso toda fase possui dois bonus que podem ser barris especiais ou aberturas nas paredes que recompensam o jogador com uma chave.
Ao todo são 7 mundos contendo 5 fases em cada sendo 4 fases comuns e uma para um grande chefe de área.
Todos as fases do jogo tem um bom equilibrio em questão de tamanho, desafio e level design.
Durante as horas em que joguei o jogo do inicio ao fim, não senti em nenhum momento cansaço por achar que estava repetitivo, achei cada fase em sua proposta algo bem original.
Aqui as temáticas também não fogem muito do que vemos em outros jogos como mundos de floresta, neve, aquáticos, fabricas e por ai vai.
Terminei o jogo com aproximadamente 9h e não sei dizer se existe algum mundo secreto coletando 100% dos itens e bonus, acredito e espero que sim, mas se não tiver tudo bem.
Durante as fases ainda podemos contar com montarias que podem nos auxiliar na exploração como um dragão que engole os inimigos e depois os gospe em formato de bola, um morcego que podemos usar para voar pelos cenários e um cavalo marinho que auxilia nas fases de água.
Essas montarias são encontradas durante as fases, mas também existe a possibilidade de comprar créditos para que possamos chama-las durante as fases. Para que não fique quebrada esta utilização, existem trechos das fases em que é proibido utilizar as montarias.
Um diferencial e que funciona muito bem em Nikoderiko é que as fases podem transicionar de 2D para 3D em alguns momentos e isso acontece de uma maneira bem fluida.
Mesmo que seja completamente diferente a maneira de se controlas, estes trechos em 3D são confortáveis de jogar e como a quantidade de tipos de inimigos são bem limitadas o jogador saberá o que fazer em qualquer um dos ambientes em que esteja jogando.
Posso dizer que enquanto 2D o jogo se inspira em Donkey Kong, quando vamos para o 3D o jogo se inspira em jogos com o Crash Bandicoot e Spyro.
As fases bonus por exemplo são identicas as do jogo da Nintendo, trocando bananas por estrelas e trazendo os mesmos desafios como chegar até o final de um percurso ou eliminando todos os inimigos.
Toda essa inspiração pode incomodar algumas pessoas que poderão sim achar que é basicamente uma cópia de outros jogos que já jogaram no passado, a mim pelo menos não incomoda, mas ao mesmo tempo me coloca em uma zona de conforto na qual não sou surpreendido.
Isso não é algo ruim, mas como sou fã de jogos deste estilo principalmente daqueles que aqui são referenciados é dificil não gostar de Nikoderiko mas fica aquele sentimento de estar faltando um algo a mais, algo que realmente fosse a marca exclusiva dele.
E por fim ainda existem um uso para tudo que ganhamos explorando as fases. Ao todo serão vagalumes, moedas e mapas que poderão ser trocados por itens, comprar montarias e uma espécie de gatcha onde completamos uma biblioteca com os personagens, imagens do jogo e trilha sonora.
Jogo bonito, jogo bem feito
Se tem algo que salta aos olhos é a qualidade da direção artistica de Nikoderiko. Tudo é nitidamente feito com muito carinho e atenção para todos os detalhes dos cenários.
Por trazer esta mecânica que mescla o 2D com 3D, em diversos momentos o jogo brinca com perspectivas diferentes que exigem cada vez mais detalhes. Tudo parece ter sido pintado a mão ao mesmo tempo em que os movimentos 3D da modelagem dos protagonistas e seus inimigos saltam aos olhos.
Niko e Luna são mangustos, uma espécie de mamiferos que lembram os suricatos. Assim eles possuem um corpo um pouco mais alargado para pernas e braços que são um pouco menores.
Todos os personagens do jogo são antropormos, ou seja, animais que se movimentama e agem como seres humanos e no geral todos são bem carismáticos. O jogo tem sim um tom infantil mas não é bobo, traz seu conteúdo na medida certa para agradar publicos de diversas idades.
Em alguns momentos haverão pequenas animações antes de algum chefe ou na introdução de alguma fase que também possuem uma ótima qualidade.
Tudo é legendado em português o que ajuda no entendimento da história que é simples como praticamente todo jogo de plataforma é.
Nikoderiko vale a pena?
Em nossa atualidade onde os jogos buscam cada vez mais serem megalomaniacos e com orçamentos na casa de centenas de milhões, parece até que a gente se esqueceu do quão gostoso pode ser jogar um game mais simples em suas mecânicas.
E de fato sobra espaço e o público pede por isso, vide o sucesso de Astro Bot que buscou em sua essencia ser apenas um jogo 3D de plataforma muito bem feito.
Dito isto, Nikoderiko tem em sua essência este mesmo ideal, ser um jogo de plataforma e ponto!
Ele traz aquele gostinho de assoprar a fita, colocar no video game e jogar passando fase a fase até terminar. Sem ser punitivo demais, mas também não é melzinho na chupeta.
Um jogo que traz equilibrio, um tamanho genêroso para se jogar em um final de semana por exemplo e uma qualidade destacavel em sua direção de arte, level design e carisma. O jogo conta com alguns bugs mas que eu acredito que sejam resolvidos em seu patch de lançamento.
Assim, se você jogou ou ainda joga os jogos referenciados como Donkey Kong e Crash Bandicoot e gosta do sentimento que estes títulos dão a você, Nikoderiko vale muito a pena.
Nikoderiko The Magical World será lançado para PlayStation 5, Xbox Series e Nintendo Switch. Uma versão para Steam está planejada para o inicio de 2025.
Agradecemos os amigos da Knight Peak por nos enviarem uma cópia de Nikoderiko para a criação deste review.