Review

Nocturnal

Um bom game de plataforma com desafio na medida certa
Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

Nocturnal é um título que chega nesta ótima safra de jogos independentes que prezam não só pela qualidade técnica mas também pelo seu visual.

Review de Nocturnal

Desde o preview que realizamos de Nocturnal já sabiamos que teriamos um jogo que teria esmero e cuidado nestes dois tópicos, entregando um visual 2D de alta qualidade e um game sem problemas técnicos.

Vale também dizer que Nocturnal foge do clichê que a indústria vem se apegando nos últimos anos.

Na maioria dos casos quando falamos de mercado indie, principalmente nos jogos 2D é fácil acharmos títulos que se prendam aos estilos Roguelike, Metroidvania ou tentam trazer características Soulslike, mas felizmente a equipe da Sunnyside foi muito feliz em trazer a simplicidade para este título.

Em Nocturnal você encontrará um jogo de plataforma, com desafios, momentos de tensão e que te recompensam ao terminar. Essa simplicidade de não querer ser mais do que deveria ser é o glamour do título.

No jogo acompanhamos Ardeshir, um soldado que retorna para sua terra natal Nahran e encontra o local envolto por uma névoa sombria.

Sem entender muito bem o que está acontecendo, Ardeshir apenas corre de todos estes eventos enquanto busca por sua irmã.

A bela direção de arte de Nocturnal

O guerreiro tem o controle das chamas, no entanto este controle é apenas com o uso da lâmina de sua espada. Assim, ao utilizá-la Ardeshir poderá adentrar ainda mais os cantos do palácio em busca de sua irmã, sempre correndo contra o tempo para que a chama não se apague.

Como funciona o jogo?

Nocturnal tem toda essência de um jogo de plataforma trazendo mapas interessantes de se explorar e locais que irão exigir do jogador pulos precisos e estratégicos.

Aliado a isso, como dissemos anteriormente, Ardeshir possui o poder de controlar o fogo com sua espada.

Espada em chamas em Nocturnal

Este controle a princípio serve para que possamos sobreviver envoltos nas sombras e também para que possamos causar danos nas criaturas que habitam a névoa.

Quando a chama está acesa inicia-se um contador em forma de barra e para que ele volte a se encher devemos acender novas tochas, velas e candelabros pelo caminho a fim de manter pontos de fogo próximo a nós e que sirvam também como pequenos ambientes seguros.

A mecânica do fogo é a grande joia em Nocturnal, já que graças a ela devemos nos preocupar com tudo no jogo, seja o ambiente, as plataformas, inimigos e claro a chama que nunca poderá se apagar.

As chamas evitam que a sombra matem Ardeshir em Nocturnal

Em alguns momentos também devemos decifrar pequenos enigmas e puzzles para prosseguir pelo caminho.

O jogo não conta com fases, porém ao continuarmos em determinados pontos não poderemos retornar, assim itens coletáveis que contam parte da história do mundo e o que aconteceu ali podem sim ser perdidos.

Devo dizer que em momento algum o jogo explica isso, o que pode incentivar a jogarmos novamente o game que de certa forma é curto ou simplesmente nos deixar irritados pelo jogo ter seguido em frente sem nos informar.

Estas escolhas em seguir por um caminho ou outro sem saber se iremos ser recompensados ou simplesmente vamos perder algo porque o jogo dará sequência é totalmente nosso e sem nenhum aviso, assim escolha bem seus caminhos.

Em pontos estratégicos também poderemos contar com as dádivas da Phoenix, onde podemos trocar nossos pontos de experiência por melhorias em nosso HP, no tempo em que podemos manter nossa espada em chamas e também novas habilidades como recuperar nossa energia ou utilizar ataques a distância.

Utilize os pontos que ganha matando inimigos e quebrando objetos para evoluir seu personagem

No entanto deve-se escolher bem o que fazer com a chama em nossa espada, já que quando optamos por recuperar HP ou queimar os inimigos, consumimos toda a chama de nossa espada podendo nos matar se estivermos em um local coberto de sombras ou enfrentando inimigos sem que tenhamos como reacender a chama em nossa arma.

Nocturnal vale a pena?

Em algumas reviews costumo falar sobre os jogos que me lembram a época das locadoras.

Considero estes jogos aqueles que alugávamos e passávamos o final de semana jogando e entregaremos na segunda após a missão cumprida de ter terminado o desafio.

Nocturnal facilmente se encaixa neste exemplo. 

Um dos raros encontros com NPCs em Nocturnal

É um jogo competente, que diverte e nos deixa imerso durante as horas que estamos no controle e curiosos para os próximos desafios.

Assim se você deseja um bom jogo de plataforma e com desafio na medida certa, Nocturnal vale muito a pena.

Agradecemos a equipe da Sunnyside e da Dear Villagers que nos enviaram uma cópia para Playstation 5 do jogo para criação deste review.

No final senti falta de um verdadeiro impacto na história. Embora o jogo tenha diversos elementos muito bem trabalhados a maneira em que o protagonista busca sua irmã e que no final se despede dela não nos gera nenhum tipo de empatia com tudo que vivemos durante as horas de jogo.

Nocturnal

Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Versão que jogamos:
Playstation 4
O jogo não possui tradução para o Português.

Pontos Positivos

  • Desafio na medida certa
  • Curta duração
  • Direção de arte

Pontos Negativos

  • Falta de um bom fator de replay
  • A história não é cativante
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress