Uma mistura de nostalgia e inovação é o que sentimos quando jogamos o imparável Pepper Grinder.
Digo nostalgia pois este jogo claramente tem toda a essência daquela era de ouro de jogos de plataforma na época dos 16 bits que recheou as tardes de quem jogava video game nos anos 90.
Porém Pepper Grinder é um jogo com essa carinha atual, que mistura um belo visual das antigas com técnicas e tecnologias que realmente seriam bem difíceis de acontecer a 30 anos atrás. Mas que sem sombra de dúvidas acaba sendo um jogo atemporal, capaz de alegrar o coração de velhos nostálgicos a jovens que queiram se desafiar.
Este sentimento de nostalgia claro fica apenas na sensação e o que temos aqui é um jogo com muita personalidade e simplicidade, o que é muito bem vindo em uma época onde cada vez mais os estúdios se esquecem da essência de um bom jogo que foque em diversão e desafio e buscam apenas inflar horas e horas de vai e vem e enrolação em muitos casos.
Até mesmo em sua história o jogo se inspira na simplicidade de antigamente, trazendo um roteiro simples e direto em enrolações.
Pepper acaba sofrendo um naufrágio e acorda em uma ilha desconhecida no momento em que estranhas criaturas e uma misteriosa mulher de cabelos cor de rosa estão roubando seus tesouros.
Ao tentar perseguir este bando a fim de reconquistar seus bens roubados ela acaba caindo em uma armadilha e pouco antes de despencar do alto consegue se agarrar ao grinder, uma espécie de super furadeira.
Agora com esta ferramenta em mãos Pepper deverá buscar caminhos de sobreviver e encontrar seu tesouro roubado.
Como é jogar esta aventura em 2D
O jogo é um game de plataforma basicamente assim o jogador irá se movimentar para esquerda ou direita e deverá superar obstáculos até o fim de cada fase.
Grinder, nossa poderosa furadeira é quem trará o diferencial deste jogo.
Com ela Pepper poderá perfurar paredes, chãos e tetos para conseguir tesouros e o principal que é navegar por vários pontos da fase.
Em diversos momentos encontraremos pontos da fase destacando-se com cores ou texturas diferentes e nestas áreas poderemos utilizar nossa furadeira para adentrar e navegar como se estivessemos nadando pelos cenários.
Com isso Pepper poderá chegar a outros pontos da fase, surpreender inimigos que estejam andando pela superficie com golpes por baixo e também utilizar esta super velocidade para ganharmos ainda mais impulso a fim de chegarmos em locais onde nosso pulo simples não alcance.
A referência de “nadar” sobre os cenários é bem válida já que Pepper também pode utilizar sua ferramenta para mergulhar e atravessar caminhos pela água.
Pepper Grinder é dividido em 4 grandes areas contendo algumas fases, um chefe e uma fase secreta.
O chefe sempre será o último desafio daquela área e a fase secreta estará trancada e só poderá ser acessada comprando a chave à venda na lojinha de cada área.
Essas lojinhas vendem itens cosméticos como skins e cores de cabelo para a protagonista e também cartões postais e adesivos que servem como extras para montarmos imagens temáticas do jogo.
Todos estes itens são comprados com o dinheiro que encontramos pelas fases mas para a chave que libera as áreas secretas do jogo será necessário usar moedas especiais que estão escondidas em todas as fases.
Importante dizer que este não é um jogo longo, e os jogadores deverão em média terminar o jogo com aproximadamente 4h e aqueles que desejarem fazer os 100% poderão extender até umas 6 ou 7 horas.
No entanto a cada nova área o jogo irá apresentar alguma nova maneira de jogar, trazendo armas ou habilidades que fazem com que o jogo se mantenha sempre num ritmo alto, nos deixando sempre alertas e ligados com o que está acontecendo com o jogo.
O design de cada fase também é sempre muito bem construído misturando desafios de plataforma, inimigos bem posicionados, itens escondidos que exigem exploração e diversas funcionalidades para o Grinder que vão desde a exploração até acionamento de engrenagens e plataformas como exemplo.
Todos estes momentos em fases e areas diferentes fazem com que Pepper Grinder seja extremamente divertido e viciante.
O maior desafio do jogo fica por conta das batalhas contra os chefes, todas bem criativas e usando o máximo de habilidades que adquirimos enquanto jogamos.
Pepper Grinder é aquele tipo de jogo que nos faz sentir cada vez melhor, mais aptos para encarar os próximos desafios e a batalha contra cada chefe nos cobra este aprendizado.
Vale a pena jogar Pepper Grinder?
Pepper Grinder é mais um destes tesouros que encontramos pelo grande oceano criado pelos jogos indies.
Um jogo simples em sua essência, focado no que realmente importa em um jogo que é trazer uma jogabilidade gostosa, desafio na medida certa e muita criatividade.
Assim, se você gosta de jogos de plataforma com simplicidade e carisma de sobra, Pepper Grinder é um título obrigatório para você.
Agradecemos os amigos da Devolver Digital por nos enviarem uma cópia do jogo para a criação deste Review.