Review

Raccoo Venture

Nostalgia, plataformas e um nível de dificuldade a altura.
Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

Raccoo Venture é um jogo brasileiro de plataforma em 3D criado e desenvolvido por apenas uma pessoa, Diego Ras.

É notável como os desenvolvedores brasileiros são apaixonados pela nostalgia e buscam replicar hoje muito dos sentimentos que provavelmente tiveram em sua infância e adolescência. Títulos como Horizon Chase, Moonrider e Kaze and the wild masks estão aí para provar este amor por estilos antigos e Raccoo Venture agora entra para este seleto grupo de jogos.

Raccoo Venture

Enquanto os outros títulos mencionados aqui buscavam uma alusão a jogos de 16 Bits, Raccoo Venture claramente se inspira em jogos do início da geração 32 bits.

Assim, se tirarmos o visual atualizado com todas as características e polimentos gráficos, o que temos aqui é perfeitamente um jogo que poderia rodar no PlayStation e Sega Saturn em meados de 1996. Dá até para jogar naquele primeiro controle do PlayStation que sequer possuía direcionais analógicos.

Portanto este é um jogo original que traz consigo todos os acertos e também problemas de uma época dos videogames que mesmo distante se faz presente com toda essa nostalgia.

Como é Jogar Raccoo Venture

Raccoo Venture não poupou esforços quando em sua estética e jogabilidade decidiu ser um jogo como os de antigamente eram.

Talvez o grande problema nisso é que homenagear ou se inspirar em jogos 3D talvez não seja uma boa escolha ou pelo menos não tão simples quando estamos falando de algo em 2D por exemplo.

Digo isso pois quando afastamos a nostalgia e as boas lembranças daquilo que vivemos a 30 anos atrás e vamos jogar novamente alguns destes títulos ou até mesmo ter uma primeira experiência, notamos que a jogabilidade não era das melhores e muitas coisas não funcionavam como devia, talvez pela tecnologia da época e não é difícil que as memórias maravilhosas se transformem em frustração.

Idem de recuperação de HP

Acredito que até mesmo este seja o motivo pelo qual tantos jogos que homenageiam games antigos acabam indo para um formato 2D e não para o 3D.

Dito tudo isso Raccoo Venture é um grande acerto quando falamos em homenagens, estéticas e forma de jogar um game nesse estilo.

Os ambientes de todas as fases são 3D e o personagem pode andar por todos os cantos da tela, saltar, mergulhar e nadar, no entanto a câmera sempre estará fixa.

Um outro problema é com este distanciamento da câmera fixa ou com movimentos inesperados onde o jogador estará suscetível a causar pequenos erros que podem custar vidas no jogo. Como um salto mal calculado ou uma movimentação da tela que te fez pular em um momento inapropriado do jogo.

Para derrotar os inimigos a maior parte do tempo você deverá saltar por cima deles e apertar um botão de ação para que Racco caia com força em cima do inimigo, no entanto nem sempre é fácil acertar este movimento.

Raccoo e os Tatus Tatuados

Alguns inimigos estrategicamente se movimentam pelo cenário para escapar trazendo assim uma dificuldade maior e justa para o gameplay, no entanto a maior parte das vezes erramos apenas por errar por que assim eram os jogos 3D antigamente, complexos de se acertar o ponto exato que desejávamos cair ainda mais quando a ação não é somente pular na cabeça.

A outra forma de eliminar inimigos é jogando objetos que Raccoo pode segurar, sendo na maioria das vezes frutas ou cogumelos bombas. 

Raccoo Venture e os Tatus Tatuados

As frutas atordoam os inimigos para que assim possamos finalizar no pulo e os cogumelos explodem em área matando-os automaticamente e caso seja um inimigo muito próximo o raio de explosão também irá tirar vida de nosso personagem.

Em todas as fases começamos com 3 pontos de vida que poderão aumentar até 6 se encontramos itens para isso durante o percurso, porém adianto que Raccoo Venture possui um bom nível de dificuldade e que não é fácil se manter cheio de vida por muito tempo. 

Os coletáveis de Raccoo Venture

Embora não tenha um número grande de fases, estas são de tamanho médio para longo e vai depender da sua exploração pelas fases.

Todas possuem um número alto de coletáveis a serem encontrados, no geral são 4 casas de um tabuleiro mais 2 peças de xadrez em todas as fases. 

Estas estão escondidas em qualquer canto da fase e não é nada simples encontra-las pelo caminho exigindo muitas horas de exploração e repetição nos trechos até conseguir encontrá-las. 

Geralmente elas se dividem em uma peça de xadres escondida, 4 peças do tabuleiro a serem encontradas e uma última peça de xadres próximo ao final da fase que só estará disponível se as peças do tabuleiro forem encontradas.

Peças de Xadrez em Raccoo Venture

Você poderá tranquilamente terminar a fase sem encontrar estas peças no entanto ao fim de uma determina área o jogo irá exigir uma quantidade mínima de coletáveis para que você possa prosseguir. Por isso a dica é que ja nas primeiras fases tente ao máximo conseguir 100% em cada uma delas.

Além destes ainda encontramos pequenas estatuetas do Saci que podem estar escondidos nos cantos ou surgem quando realizamos algum movimento ou situação especial.

Sacis em Raccoo Venture

O povo de Verta

Raccoo Venture ainda conta com NPCs que cuidam de lojas, mini games e em especial Astuto Penacio um Malandro Urubu que está sempre pronto para jogar com a gente em um mini game onde apostamos uma sequência de imagens e se acertarmos ganhamos mais moedas.

Astuto Penacio

As moedas do jogo servem para comprarmos itens mas também são o que podemos considerar a vida por aqui.

Todas as fases contam com diversos check-points e como o jogo não tem vidas, a cada morte perdemos 50 moedas. Se por um acaso ficarmos com zero ao invés de voltarmos do checkpoint teremos de recomeçar a fase por completo.

Não posso esquecer de mencionar que Raccoo também não está sozinho nesta aventura e conta com Pru, um pombo e velho amigo da familia que nos ajuda em algumas fases a resolver puzzles.

No entanto por ser uma ave de idade avançada Pru não consegue voar por muito tempo nem a longas distâncias trazendo assim movimentos estratégicos sempre que aparece. 

Pru em Raccoo Venture

E por último, outros coletáveis são a grande quantidade de fantasias que o protagonista pode usar. Estas podem ser encontradas ou compradas na loja do jogo. 

Uma outra forma também de desbloquear fantasias é através de códigos. Durante o desenvolvimento o Diego acabou fechando várias parcerias com amigos, desenvolvedores, parceiros e influenciadores que acabaram por ganhar skins temáticas em Raccoo Venture.

Em alguns momentos estar com uma ou outra fantasia podem ajudar a abrir caminhos e conseguir itens para aqueles que buscam o 100%.

Traje Especial

Todas essas mecânicas 3D, juntas a itens especiais e uma exploração punitiva fazem com que Raccoo Venture tenha um nível de desafio alto, que pode levar um tempo até que o jogador se acostume e que pode assustar quem acha que a imagem do simpático personagem principal na capa seja só um jogo infantil.

A história de Raccoo Venture

Sejamos francos, antigamente em jogos de plataforma ninguém se importava com a história do personagem. Fosse ele um ser humano ou algum animal antropomorfizado, o que queríamos é sair pulando por aí e conquistar fase por fase.

Fase Finalizar 100%

Aqui não fugimos muito desta situação mas temos uma história de fundo.

Raccoo Venture se passa em uma terra chamada de Verta e o protagonista desta história é um guardião e a linhagem de sua familia é responsável por guardar o item que traz a paz e equilíbrio ao universo.

Porém um dia a tropa dos Tatus Tatuados invadem seu lar e roubam o tabuleiro de xadrez que era o objeto no qual este item se disfarça.

Assim nosso herói deverá partir em busca de reconquistar todas as peças e o tabuleiro para garantir mais uma vez o equilíbrio que o universo precisa.

Raccoo Venture Vale a Pena?

Devo dizer que é difícil entender quem seria o público para Raccoo Venture. Não sei dizer se somos nós velhos nostálgicos ou um público infanto juvenil pela graciosidade do personagem e estilo visual do jogo.

Plataformas Invisíveis

O que posso afirmar é que se você é um jogador em busca de um bom jogo de plataforma, com um número alto de coletáveis a serem descobertos, nível de dificuldade acima da média e muita exploração, Racco Venture é um ótimo título a se experimentar. 

Já para o público muito infantil que pode ser facilmente identificado pelas figuras do jogo eu evitaria, pois o nível de frustração já nas primeiras fases pode ser alto.

Agradecemos aos amigos da QuByte Interactive por nos enviarem uma cópia do jogo para a criação deste review.

Não existem spoilers para Racco Venture.

Raccoo Venture

Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Versão que jogamos:
Playstation 5
O jogo possui legendas em Português mas não é dublado.

Pontos Positivos

  • O level design é muito interessante e desafiador
  • Trilha sonora combina com o clima do jogo
  • Tamanho e quantidade de fases ok para o formato

Pontos Negativos

  • Necessita de coletáveis para prosseguir no jogo
  • Os pulos para acertar os inimigos nem sempre são precisos
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress