Resident evil 2 lançado originalmente em 1998, sem dúvidas é um dos melhores jogos da saga segundo os fãs e sendo elogiado até os dias atuais por seus personagens marcantes, histórias paralelas que se complementam, então é natural os fãs esperarem ansiosos por um remake desse incrível jogo, que chegou a mais de 20 anos de seu lançamento original, no ano de 2019 e recebendo uma atualização gratuita para nova geração no ano de 2022.
História
Assim como no original os jogadores podem escolher entre 2 personagens para iniciar a gameplay: Claire Redfield que vai para Raccon City em busca de seu irmão mais velho Cris Redfield e Leon S Kennedy um policial novato que está a caminho da cidade para seu primeiro dia de trabalho, quando eles são pegos por um surto de zumbis e descobrem a verdade sobre a Umbrella a empresa farmacêutica que é responsável pelo T-virus e pelos zumbis que ele cria.
Cada personagem conta com alguns cenários e personagens secundários diferentes, por exemplo, Claire pode explorar um orfanato e Leon um pouco mais da cidade junto de uma área nova nos esgotos, com isso temos a oportunidade de experimentar o jogo de duas perspectivas diferentes e descobrir mais sobre o universo de Resident Evil.
Com o fato de termos que jogar com os dois personagens, aqui vai um ponto que me decepcionei muito com esse remake, no clássico de 1998 a ordem a qual jogávamos com os personagens importa, sendo considerado canônico jogarmos com a Claire primeiro e depois com o Leon, pois as histórias se complementavam e faziam maior sentido, já no remake isso não acontece, cada história parece ser um “universo” diferente, pois existem eventos que contradizem de uma história pra outra, como eventos importantes acontecendo de maneiras totalmente diferentes entre eles.
Como é jogar resident evil 2
A jogabilidade de Resident Evil 2 é intensa e desafiadora, combinando elementos de tiro em terceira pessoa com survival horror e resolução de quebra-cabeças.
Os jogadores precisam usar sua astúcia e economizar suas munições e itens enquanto enfrentam diversos zumbis e monstros mutantes pelos corredores e salas da delegacia de polícia de Raccoon City.
O jogo possui um sistema de combate cadenciado que incentiva os jogadores a planejarem suas ações e escolherem cuidadosamente quais inimigos enfrentar e como fazer isso. É possível atirar em várias partes do corpo dos inimigos para causar diferentes danos ou até mesmo desmembrá-los. No entanto, as munições são limitadas e os inimigos podem voltar a vida se não forem destruídos de maneira eficaz, o que exige que os jogadores pensem estrategicamente
Além disso, o jogo possui um sistema de sobrevivência que incentiva os jogadores a gerenciarem cuidadosamente seus itens, como ervas curativas, munições e equipamentos. É preciso escolher sabiamente quais itens levar consigo e quando usá-los, pois eles são escassos e os jogadores podem se encontrar em situações em que precisam escolher entre usar um item para se curar ou guardar para uma futura emergência.
O jogo também possui elementos de quebra-cabeças, com os jogadores precisando descobrir como avançar pelas fases e desbloquear novas áreas, geralmente encontrando chaves ou resolvendo enigmas. Isso adiciona uma camada adicional de profundidade e desafio à gameplay.
Como o jogo está em 2022?
O jogo possui gráficos incríveis que oferecem uma experiência visual detalhada e impactante, ainda mais com a opção de resolução em 4K nos consoles de nova geração. As texturas e modelos de personagens são excepcionalmente detalhados, assim como os ambientes do jogo, que são ricos em detalhes e cheios de elementos interativos.
Além disso o jogo possui um sistema de iluminação dinâmico que permite que os jogadores usem lanternas e outros equipamentos para iluminar os ambientes escuros e desvendar os segredos escondidos. Isso junto com o Ray-Tracing ligado adiciona uma camada adicional de profundidade e imersão à experiência de jogo.
Resident Evil 2 vale a pena jogar?
Esse jogo é tanto para aqueles que jogou a versão original lançada em 1998 e podem experenciar um sentimento de nostalgia, poder ver o jogo reimaginado para novos consoles mais potentes é excepcional, quanto para os marinheiros de primeira viagem que nunca jogaram nenhum jogo da franquia.
No geral, Resident Evil 2 é excepcional e oferece aos jogadores um desafio constante enquanto tentam sobreviver ao surto de zumbis em Raccoon City. É um jogo que exige astúcia e planejamento, mas que também recompensa os jogadores com uma sensação de realização quando eles conseguem superar os obstáculos e avançar no jogo.