Review

Review Nova Playstation Plus

Review Nova Playstation Plus
Após anos de espera recebemos um sistema de assinatura da Playstation no Brasil.
Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5
Review escrito por:
Danilo Manzato

A nova Playstation Plus chegou para os brasileiros no dia 13 de junho e este é o nosso review sobre os novos planos do sistema de assinaturas da Sony.

Durante anos ficamos sem a Playstation Now no Brasil.
Não era difícil vermos piadinhas e brincadeiras sobre a falta do serviço por aqui.

Novos Planos

Com a junção da Playstation Plus com o Playstation Now a Sony nos apresenta 3 planos. Essencial, Extra e Deluxe são os nomes e cada plano apresenta uma lista de benefícios que se complementam.

O Essencial continua sendo a mesma coisa que a antiga Plus, permitindo o usuário jogar online e oferecendo alguns jogos que podem ser baixados a partir da primeira terça-feira de cada mês.

No plano Extra podemos aproveitar um catálogo de jogos de Playstation 4 e 5 enquanto na Deluxe, o plano mais completo, também é possível jogar games de outras gerações como Playstation 1, 2 e PSP

Ao meu ver o serviço chega no geral de forma competente. Grandes títulos exclusivos que sempre foram o diferencial do console da Sony estão ali disponíveis no catálogo a disposição de quem deseja assinar um dos planos, Extra ou Deluxe.

Vale dizer que também que muitos destes títulos são antigos e possivelmente aqueles que já possuem o console a um tempo já possuem estes títulos e mesmo aqueles que começaram agora no console da Sony a partir do Playstation 5 e assinaram a playstation plus já possuíam os jogos.

Por isso afirmo que pelos jogos exclusivos para quem possui um Playstation 5 não existem muitas vantagens de se assinar o plano extra ou deluxe. 

No entanto, a biblioteca de jogos indies e também de outras produtoras podem ser um atrativo.

Seja com Miles Morales, sequência do game Marvel ‘s Spider Man ou com o premiado Red Dead Redemption 2 a biblioteca inicial da nova playstation plus é interessante. 

Um outro fator a se pensar é que tipo de jogador é você.
Se você é do tipo que deseja possuir os jogos, comprá-los para ter em sua biblioteca ou até mesmo colecionar as mídias físicas, este tipo de serviço não é recomendado.

O meu perfil para este tipo de serviço funciona da seguinte forma. Existem jogos que eu quero jogar mas nunca os comprei, pensando que poderiam chegar a um preço cada vez mais reduzido.

Dou 2 exemplos aqui, Medievil que eu nunca joguei no Playstation 1 mas gostaria de experimentar este remake, no entanto nunca quis comprar o jogo mesmo tendo vontade de joga-lo e o The Last Guardian que sempre pensei que um dia sairia no catálogo da plus e por isso mesmo querendo joga-lo nunca quis compra-lo.

Então com este tipo de assinatura eu posso experimentar ambos os jogos e futuramente se achar que vale a pena comprá-los para manter em minha coleção posso fazer.

Também vejo nesses serviços um pouco do sentimento de locadora, onde podemos “alugar um jogo”, terminá-lo e ok, não precisamos mais jogá-lo no futuro.

Para perfis assim os sistemas de assinatura funcionam bem.

Um outro fator a se saber na hora de assinar o serviço é de que os jogos do catálogo sofrem mudanças. Enquanto a maioria dos indies devem permanecer quase sempre disponíveis, títulos de peso geralmente ficam por poucos meses.

Estes títulos maiores geralmente fazem partes de acordos para chamar atenção e assim conseguir novos assinantes. Um exemplo é o Red Dead Redemption 2 que já tem data definida para sair de catálogo.

Por isso, quando aparecer na lista algum título grande que deseja jogar, veja se ele já não possui data limite dentro da assinatura e aproveite o quanto antes. 

Como disse anteriormente são 3 tipos de assinaturas, cada qual com seus benefícios.
Sendo assim devo dizer que a assinatura Deluxe, que é exclusiva para paises onde o sistema de jogos na nuvem da Sony não funciona, é um pouco decepcionante.

Levando em consideração a vasta biblioteca de Playstation 1 pode-se dizer que nada de muito interessante está disponível. Ainda que tivemos a grata surpresa de Resident Evil Directors Cut o resto não é lá grande coisa. 

Já para a biblioteca de jogos do Playstation 2 e PSP foram disponibilizados as versões de jogos que já eram remasterizados para o PS4.

Nisso fica o questionamento se já são jogos da biblioteca do PS4, mesmo sendo uma remasterização, devemos considerar isso uma biblioteca retro ou jogos da geração?

Assim sendo estes não deveriam estar na assinatura extra?

Este tipo de situação no lançamento do serviço, contando a biblioteca enorme de jogos e a legião de fãs que a marca possui, foi um verdadeiro balde de água fria, e ao nosso ver tornando a assinatura deluxe totalmente dispensável.

Pode ser até que em breve alguns novos títulos façam parte, porém a Sony perdeu uma ótima oportunidade de estrear com tudo, ainda mais levando em consideração o fator nostalgia e seu principal concorrente o Game Pass que possui uma lista grande de títulos. Trazer os jogos clássicos de uma geração na qual o Xbox sequer existia seria uma ótima cartada que foi desperdiçada.

Quanto a emulação dos jogos de Playstation 1 é possível escolher alguns filtros de imagem e também rebobinar alguns segundos do jogo para poder refazer a ação.

Além disso pode-se salvar o status do game a qualquer momento para voltar a joga-lo quando precisar, sem a necessidade de salvar o jogo em momentos específicos como eram os jogos antigamente.

Um novo fator adicionado a biblioteca clássica é que alguns jogos agora possuem troféus, como Syphon Filter e Wild Arms o que pode ser um bom motivo para revisitar alguns clássicos.

Dito tudo isto, a nova playstation plus pode sim agradar. A oferta de jogos é grande, tem bastante variedade mas de fato vai depender muito do momento em que você está com a Playstation.

Vale a pena a nova Playstation Plus?


Para os mais antigos da plataforma, a oferta poder não ser assim tão interessante pois muitos dos titulos principais já devem fazer parte da sua biblioteca, porém para aqueles que estão chegando agora seja com o Playstation 4 ou 5, assinar ao menos o plano Extra pode fazer uma grande diferença positiva para experimentar grandes títulos.

Não existem spoilers sobre a Nova Playstation Plus

Review Nova Playstation Plus

Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5
Versão que jogamos:
Escolher a versão

Pontos Positivos

  • Uma ótima biblioteca para quem chega na plataforma agora
  • Bons jogos indies

Pontos Negativos

  • A falta dos jogos de PS3 no Brasil
  • Biblioteca de jogos de PS1 praticamente inexistente
Review escrito por:
Danilo Manzato

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress