Review

Sifu

Sifu é um titulo imperdível para todos os amantes de artes marciais.
Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

Sifu é aquele tipo de jogo que chega sem muita explicação mas basta jogar alguns minutos para sentir o quão grande um jogo curto pode ser.

Desenvolvido pela Sloclap, é dificil definir Sifu em um gênero. Ele tem mêcanicas que lembram um bom e velho beat ‘em up com aquela sensação boa de apertar botões batendo em todos que aparecem em nosso caminho mas também apresenta traços de um Roguelite.

Em Sifu nosso personagem está atrás de vingança após sua família ter sido morta quando o protagonista ainda era uma criança. Oito anos se passaram e temos os nomes dos 5 responsáveis pela morte de seu pai.

Em Sifu buscamos vingança pela morte de nosso pai.

O jogo em momento algum esconde quem são os vilões que serão perseguidos, inclusive mostra uma  prévia de cada um ainda nos créditos iniciais do jogo.

São 5 fases a serem vencidas, cada uma cheia de inimigos e caminhos que podem conter segredos e atalhos, ao finalizar a fase um novo nível é desbloqueado e iremos atrás de eliminar um novo nome de nossa lista.

O jogo é linear, tanto nas escolhas de fase como nos caminhos dentro dela. Por mais que tenha um mínimo de exploração, é impossível se perder dentro delas.

A direção de arte do jogo também é um ponto positivo. Seu estilo cartunesco com cores fortes trazem ainda mais vida e estilo ao jogo. 

Como é jogar

Os controles de SIFU são precisos, todos os comandos respondem perfeitamente bem.

As batalhas são dinâmicas, seja enfrentando um inimigo ou até mesmo diversos ao mesmo tempo é importante que o jogador domine todo o controle do jogo, principalmente a defesa e esquiva.

Defender-se no momento exato que o golpe foi desferido te trará vantagens com contra golpes podendo acertar um chute mais violento ou empurrar o inimigo contra outros.

Tão importante quanto defender é se esquivar. Ao segurarmos o botão de defesa o personagem ficará imovel com os pés no chão e ao movimentarmos o direcional para qualquer um dos lados fará com que ele se esquive.

Desta forma é importante entender como cada inimigo ataca para sabermos se precisamos esquivar para os lados, para baixo ou até mesmo pular de um golpe que possa nos derrubar no chão.

Os controles são precisos em Sifu

No começo entender estes controles é uma tarefa complicada, mas após alguns minutos jogando você começa a se familiarizar e tudo se encaixa de uma maneira automática na forma em que você joga.

O jogo até pode ser comparado com um Beat ´em up, mas não adianta sair correndo pelos cenários apertando botões para distribuir socos e chutes em todos os inimigos. Ele é um jogo estratégico, se você não dominar a estratégia para cada etapa, inimigo ou chefe será punido o tempo todo e não conseguirá evoluir no game.

Sifu também apresenta dois tipos de evolução para o personagem. Durante o percurso é possível encontrarmos estatuetas de um dragão onde podemos optar por uma habilidade entre 9 opções. 

Habilidade em Sifu

Outra forma de evoluirmos é usando a experiência que ganhamos avançando no jogo. A cada morte antes de voltar a vida o jogador pode optar por desbloquear uma nova habilidade para o personagem usando esta experiência.

Desbloqueie diversas habilidades em Sifu

Porém vale se atentar que ao morrer ou reiniciar a fase, estas habilidades não estarão mais disponíveis.

No entanto, para as habilidades que adquirimos através de experiência existe a opção de desbloquea-la permanentemente. Para isso desde que a habilidade esteja disponível você deverá habilita-la mais 5 vezes e ela estará pronta para ser usada em qualquer fase e a qualquer momento.

O sistema de vida e morte

O game apresenta um diferencial interessante quanto o estilo de vidas do jogo.

Nosso personagem começa sua busca por vingança aos 20 anos porém toda vez que você morrer no jogo poderá ressuscitar e continuar de onde parou, desde que seja tomado 1 ano de sua vida.

A cada morte um contador será preenchido. Morreu uma vez, ganhou um 1 ponto de morte, morreu a segunda ganha mais um ponto e o contador vale agora 2.

Este contador serve para saber quantos anos de vida seu personagem ganhará para ressuscitar. Se você morrer com 23 anos e seu contador estiver em 2 ao ressuscitar terá 25.

A meta do jogo é passar pelas 5 fases antes que sua idade chegue a 75.

Seu personagem envelhece a cada morte em Sifu

Existem benefícios e malefícios com a idade. A cada 10 anos seus ataques ficam mais poderosos, porém seu HP diminui drasticamente.

Essa mecânica de idades é bem interessante e inovadora. São poucas as maneiras de diminuir o contador de mortes, matar um inimigo poderoso é uma delas, então treinar cada vez mais para morrer menos traz um efeito replay grande ao jogo.

Sempre que finalizar uma fase a próxima será iniciada com a idade que você terminou a anterior, no entanto você tem a opção de jogar a fase anterior novamente e tentar vence-la com uma idade mais baixa, ganhando assim mais chances de passar pelos próximos desafios.

A dificuldade do jogo

Um dos princiapais assuntos que surgiram com o lançamento de Sifu era sobre sua dificuldade.

De fato o jogo não é nada fácil e irá punir aqueles jogadores mais casuais que só querem apertar botões de forma aleatória ou sem estratégia.

Não é dificil também encontrar comentários que apontam o jogo como se ele fosse um soulslike e definitivamente ele não tem nada haver com o genero dos jogos da From Software.

Sifu tem uma identidade própria e muito valorosa. O jogo possui poucas fases justamente para que você aprenda e evolua como jogador. Em um primeiro momento o jogo parece de fato ter uma dificuldade fora de série, mas você começa a se acostumar com ela e vai naturalmente evoluindo no jogo.

Chega a ser engraçado, mas em alguns momentos quando ia jogar, eu precisava aquecer no jogo para melhorar. Diversas vezes eu morria e alguns instantes depois jogando novamente a mesma área o meu desempenho era muito melhor, como se já estivesse aquecido e pronto para a luta.

Este é o segredo do jogo, treinar, evoluir e avançar. Quem for jogar o game e quiser apenas buscar atalhos ou passar correndo, dificilmente irá evoluir e avançar como deve.

Vale a pena jogar SIFU

Sifu é surpreendente.

Me lembro que as primeiras imagens do jogo não me passavam muita emoção ou vontade de jogar, mas logo na primeira fase percebemos o carinho que a equipe da Sloclap teve com o jogo.

Sifu é imperdível e vale a pena jogar

As batalhas contras os chefes do jogo também são primorosas, trazendo criatividade e exigindo estudo para entender o melhor momento de se defender, desviar e atacar. 

Sifu é um jogo onde você deverá amadurecer enquanto joga, envelhecer seus instintos para que eles fiquem mais apropriados para cada momento e com certeza já é um dos melhores jogos de 2022.

O game é imperdível.

Sifu está disponível para Playstation 4, 5 e PC via Epic Store.

Agradecemos a equipe da Sloclap que nos enviaram uma chave para avaliação do game.

A história de Sifu não apresenta grandes reviravoltas.
No final nosso personagem busca apenas a vingança e não temos muitas explicações sobre o que motivou a morte de sua família porém a história se fecha.

Vale apontarmos que após finalizar o jogo podemos jogar novamente porém poupando a vida dos 5 chefes do jogo liberando assim o final verdadeiro do jogo.

Sifu

Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, PC
Versão que jogamos:
Playstation 4
O jogo possui legendas em Português mas não é dublado.

Pontos Positivos

  • Controles precisos
  • Jogabilidade viciante
  • Gráficos estilizados

Pontos Negativos

  • Câmera pode atrapalhar em alguns momentos
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress