Review

Silt

Silt é um jogo intimista em um cenário opressor e silencioso
Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

Silt é mais um desses jogos únicos. Seu visual, detalhes e experiência são caracteristicas marcantes e singulares. 

De tempos em tempos somos surpreendidos com jogos que buscam explorar nossos sentimentos enquanto jogamos. 

Nem sempre estes jogos focam em sua história ou em um enredo, no entanto todos buscam mostrar uma jornada nos levando de ponto a ponto, do começo ao fim sem nos explicar muito do que estamos vendo diante de nossos olhos, desta forma acaba que cada um de nós acaba vivendo a experiência de maneira distinta, tentando entender as nuancias do jogo de acordo com nossas experiências pessoais.

Um dos primeiros jogos que me trouxe esse tipo de experiência foi Journey (PS3) onde nada é explicado mas tudo é muito intuitivo, apenas seguimos em frente desvendando os segredos daquele mundo enquanto a mensagens é  transmitidas apenas com sensações e situações que o protagonista enfrenta. 

Um outro exemplo é Gris, um jogo colorido, transformador que nos passa uma importante mensagem sobre a vida mas que só conseguimos entender se completarmos a jornada do incio ao fim. 

O universo escuro de Silt

Silt é o oposto destes dois exemplos mesmo se encaixando no mesmo genero. 

A escuridão do mundo submerso de Silt

Enquanto os dois exemplos citados são coloridos Silt usa e abusa de tons escuros e carregados de preto e branco. O que é justo afinal estamos em uma zona Abissal. 

Pouco sabemos do que se esconde no fundo de nossos mares, a humanidade conhece mais o espaço do que os oceanos que banham nossos territórios e os mundos que por lá existem. 

Em Silt controlamos um ser com caracteristicas humanas, uma espécie de mergulhador com seu pé de pato e utilizando um escafandro. 

Este personagem silêncioso é capaz de soltar sua luz, ou sua alma, através do vidro e assim passa-la para alguns seres que vivem nesta zona subaquática, nos dando controle dos animais que por lá vivem e assim auxiliar nosso personagem que só deseja ir de um ponto ao outro.

Durante esta solitária e silenciosa viagem nos deparamos com outros mergulhadores que se perderam e assim seus corpos abandonados ficaram presos pelos cenários. 

Da mesma forma de tempos em tempos encontramos criaturas ameaçadoras, desde gigantes abissais como pequenas sangue-sugas, nada em Silt te deixa confortável, é nitido que neste mundo sombrio você não é bem vindo e que devemos sair de la o mais rápido possível. 

Durante nossa jornada também encontramos algumas salas que não nos contam nada mas mostram que ali já houve uma civilização. Com toda a estranheza que o universo de SILT já nos hambientou, vemos que são seres antropomorficos, animais ou criaturas que se assemelham com humanos, mas não são necessariamente seres como nós. 

Mistérios de uma civilização antiga em Silt

O jogo se divide em 4 grandes cenários, são dezenas de salas com desafios de raciocinio onde devemos pensar no que fazer para assim ir até a próxima sala e conhecer o novo desafio.

No final de cada um dos cenários principais você ainda deverá enfrentar um chefe. A batalha em gerão depende muito mais do raciocinio de como enfrentar a situação do que o inimigo em sí.

Nosso personagem é frágil demais para tentar uma batalha corpo a corpo, desta forma tudo depende de nossa mente e estratégia. 

Devo dizer que foi muito prazeroso jogar Silt, o game é curto leva em média 1h30 a 2h para conseguir vencer todas as suas salas.

O nível dos desafios também é baixo, são poucos os momentos em que você ficara preso por muito tempo em um cenário tentando desvendar como deve prosseguir e em tempos onde jogos acabam ganhando um nivel alto de dificuldade apenas para aumentar seu tempo de gameplay, é muito bom ter em mãos um game que valoriza muito mais suas sensações e experiências sem tentar aumentar algo desnecessario artificialmente.

O visual do jogo é lindíssimo, tudo nele possui tons de cinza e dependem da luz do ambiente ou da lanterna que o personagem pode utilizar.

Direção de arte impecável de Silt

Cada um dos grandes cenários tem caracteristicas únicas e as criaturas que ali vivem e os chefes também possuem uma direção de arte impecável.

Quanto a trilha sonora, ela é quase inexistente. O jogo propositalmente nos deixa na maioria do tempo apenas no silêncio e com alguns efeitos que simulam o fundo do mar. No entando nos momentos que alguma música toca servem para enaltecer alguma conquista ou momento importante do jogo.

Silt é uma viagem intimista, um game para se jogar, contemplar e curtir aquele momento.
Se busca um jogo rápido para passar o tempo resolvendo desafios simples mas que te motiva a continuar pela curiosidade de tentar entender o que você esta fazendo naquele mundo pode escolher Silt para passar seu tempo.

Não existem spoilers para esse estilo de jogo, o ideal é que cada um que jogue tire suas conclusões e a partir disto gerarmos discussões sobre o conteúdo e a mensagem.

Silt

Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Versão que jogamos:
Playstation 4
O jogo não possui tradução para o Português.

Pontos Positivos

  • Direção de arte
  • Ambientação opressora
  • Simplicidade na resolução das situações

Pontos Negativos

  • Duração do jogo é curta
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress