Sonic Origins traz uma coletânea com os 4 primeiros jogos do heroi super veloz que podem agradar tanto os nostálgicos como aqueles que conhecerão pela primeira vez.
Devo dizer que não sou um dos nostálgicos, embora tenha jogado um pouco de cada jogo da coletânea no passado, em casa eu cresci com o Super Nintendo então o Sonic ficava mais para aqueles dias que ia na casa de algum amigo.
Porém é impossível gostar minimamente de vídeo games e não conhecer as origens do ouriço azul e os icônicos jogos da gloriosa era 16 bits.
E Sonic Origins traz toda essa maestria daquela época em uma linda coletânea para os dias de hoje.
O grande diferencial desta para outras coleções já lançadas no passado é que em Sonic Origins os jogos foram reprogramados e não apenas emulados como de costume.
Desta forma o jogo se adapta perfeitamente as resoluções modernas dos monitores 16:9 diferente das saudosas e pesadas TVs de tubo que apresentavam um formato 4:3.
Esta mudança é significativa para a experiência nos dias de hoje pois melhora não só o conforto visual como permite certas regulagens no jogo como melhorar os espaços entre uma plataforma e outra para um determinado pulo por exemplo.
Além disso reprogramado o jogo pode alcançar facilmente os 60FPs que dão uma maior fluidez aos momentos de alta velocidade dos personagens pela tela. Evitando assim slowdowns ou momentos em que Sonic suma da tela por exemplo.
Todas as melhorias são extremamente bem vindas, melhorando em muito a experiência daqueles que cresceram jogando e são pura nostalgia e ajudando aqueles que estão chegando agora a ter uma recepção mais carinhosa como gameplay.
Como é jogar Sonic Origins?
Como dito anteriormente a coletânea traz 4 jogos da fase 16 bits do personagem, sendo Sonic 1, 2, 3 e CD.
Os jogos já estão disponíveis no início sendo assim você pode começar a jogar pelo seu favorito caso assim deseje.
As mecânicas do jogo continuam praticamente intactas, no entanto existem duas opções sendo a clássica onde caso você morra toma game over como antigamente ou a versão Modo Aniversário com vidas infinitas, que acaba sendo mais amigável com jogadores menos experientes e até mesmo com aqueles que hoje crescidos não contam com o mesmo tempo para se passar tardes e tardes tentando de novo e de novo.
No final das contas a diversão é a mesma, vai de cada uma decidir como deseja se desafiar.
Além disso ao terminar o jogo dois novos modos ficam disponíveis sendo eles desafio de chefões que é um boss rush e o modo espelhado onde jogamos as fases ao contrario.
Algumas mecânicas também nos controles lembram o excelente Sonic Mania além de podermos escolher no inicio de cada nova partida desde o princípio com qual personagem queremos jogar, podendo até escolher Tails e Knuckles para se aventurar pelas fases do primeiro game do Sonic onde eles nem sequer existiam.
No entanto nem tudo são flores, as fases bonus de Sonic sempre foram uma tristeza, principalmente as do primeiro game onde ficavamos girando e girando sem fim em busca das esmeraldas do chaos.
Sim os bônus continuam ruins em Sonic Origins e só mostram o quão mal envelheceram, no entanto é possível coletarmos moedas diferenciadas nas fases que nos permitem tentar mais de uma vez uma mesma fase bônus.
História dos jogos
Vamos combinar que jogos ali na fase 16 bits e de plataforma não eram campeões em roteiro, isso quando eles minimamente existiam.
Em Sonic Origins foram adicionados pequenos trechos em anime tanto no inicio como no fim de cada jogo, que contam um pouco da história daquele game e as motivações e vilanias de cada personagem.
É interessante ver como Sonic conheceu Tails ou ver que os finais podem mudar caso termine um game sem recolher todas as esmeraldas.
Essas cenas extras sem dúvida alguma agregam bastante ao jogo e é possível ver que de fato a SEGA teve todo um carinho com esta coletânea.
Sonic Origins vale a pena?
Sonic Origins cai facilmente no gosto popular, seja você um fã veterano ou aquele que ao menos tenha conhecido o personagem.
A coletânea traz os jogos reformulador, galerias de imagem, trilha sonora e diversos itens que valem a pena se ter em um jogo.
No entanto nem tudo são flores, esse carinho todo acabou chegando um preço um tanto quanto exagerado.
Por mais que a coletânea esteja primorosa e seja um verdadeiro presente aos fãs, o valor cobrado não faz jus a jogos com mais de 30 anos de idade e que já foram lançados e relançados diversas vezes durante este período.
Talvez este seja o maior defeito do jogo, um preço alto que não se justifica, por que de resto tudo em Sonic Origins vai te agradar, seja você fã do personagem ou alguém que preze por bons jogos de plataforma.
Sonic Origins foi gentilmente enviado pela SEGA para a criação deste Review