Star Wars Jedi: Fallen Order chegou como mais um game de Star Wars mas agora querendo explorar o universo de um gênero que anda bastante popular, o Soulslike.
Na história Star Wars, Jedi: Fallen Order tem tudo o que podemos esperar dentro do vasto universo de Star Wars.
Controlamos Cal Kestis, um Jedi que estava sozinho em um planeta, escondido, já que na história de Jedi: Fallen Order já aconteceu o expurgo onde o império traiu os Jedi e agora eles são caçados e eliminados.
Após ser descoberto Cal consegue escapar com ajuda de Ceres uma Jedi que renegou a força após acontecimentos do passado, mas que está disposta a ajudar Cal na busca de reerguer a Orden Jedi.
Para isto eles deverão ir atrás do Holocron, um dispositivo que guarda dentro de si os nomes de todas as crianças que seriam sensitivas a força e assim poderiam ser treinadas para que mais uma vez Jedi de todos os cantos da Galáxia pudessem formar uma nova ordem a fim de acabar com a opressão do império.
No entanto no encalço de Cal Kestis, está justamente o império que também está em busca do Holocron para que ao contrário do protagonista possam encontrar estas crianças e aniquilá-las de vez.
Star Wars Jedi: Fallen Order possui uma história original, que embora passe durante um determinado tempo das histórias que são contadas nos filmes poderá ser facilmente consumido até mesmo por aqueles que nunca sequer acompanharam nada do vasto universo de conteúdos que a franquia possui.
Mesmo que alguns nomes e até personagens que aparecem nos filmes estejam presentes em alguns momentos no jogo, não há nada que impeça que alguém que esteja chegando agora neste mundo não consiga entender do enredo.
Para isso também o game conta com muito conteúdo textual que nos da contexto e auxilia a entender melhor cada personagem e situação.
Assim você sabendo o básico sobre o que é a força e o que são os Jedi, estará pronto para se aventurar pelo jogo.
Como é Jogar Star Wars Jedi: Fallen Order
Em questão de gameplay, Jedi: Fallen Order é um grande jogo de ação.
No controle de Cal Kestis podemos andar por ai, saltar, escalar, nos pendurar e claro lutar bastante usando nosso sabre de luz.
Nos controles existem basicamente dois ataques sendo um fraco e rápido e um mais lento e forte que também serve para momentos especiais e consomem nossa barra de força.
Por ser um Jedi, Cal possui uma barra de força onde todas vezes que utilizamos algo dela será gasta uma porcentagem que ira se recuperar a cada ataque que acertamos em nossos oponentes.
Desta forma o game incentiva que o jogador não fique na defensiva e parta para cima dos inimigos.
Também podemos nos defender utilizando o sabre de luz que a cada defesa consome uma segunda barra que caso ela se esgote o jogador ficará vulnerável por alguns instantes.
Para a defesa podemos apenas segurar o botão e assim fazer com que nossa barra vá se esgotando, mas também podemos tentar um parry perfeito apertando o botão no momento exato em que o golpe inimigo irá nos acertar.
O sabre também poderá defender ataques de projéteis que se utilizado no momento exato em que o tiro irá acertar Cal fará com que ele ricocheteie e volte ao atirador causando dano ou matando o inimigo.
Como Cal Kestis ficou escondido durantes muitos anos, parte do que aprendeu em seus anos de treinamento como Padawan foram esquecidos. Assim durante a jornada em diversos momentos através de Flashbacks o jogo fará com que possamos aprender novas habilidades Jedi, incluindo as clássicas como puxar e empurrar objetos com uso da força.
Com este argumento narrativo o jogo faz com que cada vez mais ele fique interessante de seguir em frente, fazendo com que o jogador sinta que realmente estamos ficando mais poderosos com as novas habilidades adquiridas.
O game ainda conta com uma árvore de habilidades com diversas melhorias possibilitando novos golpes, aumento de ataques, habilidades novas entre outras coisas.
Já na exploração, durante a jornada visitaremos alguns planetas, cada qual com suas características, biomas e até alguns seres embora a grande quantidade de inimigos mesmo se limite aos stormtroopers e outros guerreiros do império.
A exploração de cada planeta funciona bem e de certa forma é grande e variada, mostrando diversos caminhos e incluindo alguns em que o jogador perceberá que ainda não consegue acessar, fazendo o efeito replay do game ser grande para aqueles que desejam completar tudo que ele oferece.
Talvez um dos poucos atos falhos do game seja muitos vai e vem em alguns planetas onde por exemplo exploramos toda a região para descobrir que o que buscamos esta na verdade em outro planeta. Então vamos até este ouro, pegamos e voltamos no anterior que agora esta com novos inimigos e mais uma vez devemos percorrer um caminho pelo qual já passamos.
Embora numa segunda ou terceira passagem por um mesmo planeja muitos atalhos já tenham sido desbloqueados e descobertos, acaba ficando um pouco repetitivo e fica artificial, algo feito apenas para aumentar tempo de gameplay.
Tudo bem que jogar Star Wars Jedi: Fallen Order é bem divertido e aqueles que já gostaram do jogo provavelmente irão voltar nos planetas para buscar itens e coisas que deixaram para traz, então a narrativa não tinha necessidade de fazer esse vai e vem podendo deixar assim a história até mesmo mais dinâmica e rápida.
Este jogo é um Soulslike?
Muito se falou em seu lançamento que o game seguiria o estilo Soulslike.
Geralmente quem não conhece ou seja próximo do gênero acaba sempre entendendo que se é Soulslike é difícil e não é bem assim.
Existem diversas características que podemos levar em consideração para dizer se um jogo é Soulslike como a progressão do mapa, level do personagem, criação de build do personagem e até mesmo a tal dificuldade.
No quesito dificuldade Star Wars Jedi: Fallen Order não apresentou nenhum desafio muito complexo.
Embora eu tenha morrido diversas vezes durante minha jornada a maioria das vezes foi por não ter me acostumado direito quando deveria apertar o botão de defesa após uma sequência de ataques por exemplo tomando assim algum tipo de dano desnecessário.
Mas no geral em momento algum do game me senti vulnerável ou até mesmo pronto para morrer a qualquer instante com um único golpe por erro tolo de minha parte.
No quesito progressão de mapa podemos dizer que sim ele tem diversas características como a opção de encontrar atalhos a fim de nos guiar melhor pelo mapa.
Pelo caminho também encontramos pontos de meditação que servem como as famosas bonfires de Dark Souls, onde podemos usar a nossa experiência para evoluir o personagem e também descansar voltando assim nosso HP e o número de estimulantes (itens que recuperam o HP de Cal) que podem ser utilizados, porém fazem com que todos os inimigos reapareçam.
Se por um acaso o jogador seja morto por um inimigo, toda sua experiência e pontos para adquirir uma nova habilidade serão perdidos e para recuperá-los deveremos encontrar quem nos matou.
Encontrar é simples, já que para ajudar o inimigo estará brilhando em uma cor bem destacada e basta acertar um golpe para que tudo que você perdeu seja recuperado.
Todas estas características lembram de fato um Soulslike e fica apenas a falta de opção na criação de uma build personalizada para Cal.
Star Wars Jedi: Fallen Order Vale a Pena?
O título é de fato muito divertido de jogar e nos traz uma aventura à altura de outros conteúdos do universo de Star Wars.
Se você é daqueles que fogem de um título só de ouvir o termo Soulslike pensando que vai ficar careca após arrancar os cabelos com tamanha dificuldade, fique tranquilo pois Jedi: Fallen Order está longe de ser um game dificil.
O jogo também está todo dublado, traduzido e localizado em Português o que ajuda a consumir todo o conteúdo que ele se propõe a trazer.
Dito isto, Star Wars Jedi: Fallen Order vale sim a pena, um grande jogo para quem não acompanha o universo das histórias e indispensável para quem é fã.