Review

Star Wars Jedi: Survivor

Uma Obra-Prima Manchada pelos Bugs
Disponível para:
Playstation 5, Xbox Series S/X, PC
Review escrito por:
Doizelly

Star Wars Jedi: Survivor é a sequência do aclamado Star Wars Jedi: Fallen Order, lançado em 2019 pela Respawn Entertainment.

O jogo continua a história de Cal Kestis, um jovem Jedi que sobreviveu à Ordem 66 e agora enfrenta novos desafios e inimigos na era da Alta República, cerca de 200 anos antes dos eventos da saga Skywalker. O jogo é um RPG de ação e aventura com elementos de exploração, plataforma e combate com sabre de luz e poderes da Força.

História

Jedi: Survivor se passa 5 anos após os acontecimentos de Fallen Order, onde acompanhamos novamente Cal Kestis, só que a gora mais maduro e experiente, que atua liderando grupos rebeldes em operações para desmantelar atividades imperiais pela galáxia.

Em um trabalho para Saw Gerrera, Cal é despachado para Coruscant, a capital do Império, na esperança de obter informações valiosas que possam auxiliar a causa rebelde.

Durante sua missão, Cal e sua nova equipe de mercenários são surpreendidos por uma emboscada liderada pelos Inquisidores. Para escapar do ataque imperial, praticamente todos os membros da nova equipe de Cal é morta e ele se vê sozinho novamente, além da nave espacial Mantis sofrer danos significativos.

Cal então decide procurar a única pessoa que poderia consertar a Mantis, seu amigo Greez, que no primeiro jogo era o piloto da Mantis, então é forçado a fazer um pouso de emergência em Koboh, um planeta árido localizado nos confins da galáxia.

Koboh, no entanto, não é um planeta comum. Situado em um sistema envolto por uma energia sombria, ele guarda segredos profundos.

Durante a exploração em Koboh, Cal encontra uma construção antiga da Alta República. Lá, ele conhece Zee, uma droide que existe a centenas de anos antes da época em que ele nasceu.

Esse encontro inicia uma busca por Tanalorr, um planeta esquecido, que até então só era mencionado em lendas em busca de tesouros, mas que agora pode se tornar um refúgio para aqueles que fogem do Império.

Exploração

Assim como Fallen Order, um dos principais pontos de Jedi Survivor é a exploração de diferentes planetas, porém em menor quantidade do que o anterior, mas que é recompensado por cada planeta ter uma área muito maior do que os anteriores, alguns podendos ser considerados quase como um mundo aberto.

Cal continua com todas as habilidades que ele adquiriu no primeiro jogo, como o pulo duplo por exemplo, mas ainda assim o jogo continua com mecânicas de metroivanias, com áreas inacessíveis até o jogador avançar na história e ganhar novos equipamentos e habilidades como o gancho que Cal ganha logo nas primeiras horas de jogo.

Os mapas são gigantescos, com inúmeros segredos para descobrir e desafios a superar. Como os Rasgos da Força que pede para o jogador de eliminar uma certa quantidade de inimigos no menor tempo possível.

Jedi Survivor resolveu também um dos maiores problemas que Fallen Order possuía, adicionando viagens rápidas entre pontos de meditação, diminuindo drasticamente o backtracking desnecessário que o primeiro jogo possuía. Mas ainda continua com o maior defeito de seu antecessor, o Holomap ainda é muito confuso, mesmo que a respawn tenha adicionado a assistência de navegação que te diz exatamente onde você precisa ir a cada esquina, ainda assim é muito bugado e constantemente para de funcionar ou faz o jogador andar em círculos.

Podemos também encontrar NPCs pelos cenários que pedem ajuda de Cal, para resgatar um ente querido por exemplo ou explorar uma tumba abandonada em buscas de tesouros, Cal pode recrutar essas pessoas para o Bar de Greez e ir construindo sua base, como personagens que abrem suas próprias lojas para vender itens ao jogador.

A exploração do cenário é recompensada tanto com itens que aumentam a vida e a força de Cal, quanto fragmentos da força que contam histórias para o jogador. Porém as recompensas em sua grande maioria são cosméticos para mudar tanto a aparência de Cal, quanto do droid BD1.

A personalização é de fato um dos aspectos mais divertidos de Jedi Survivor, o jogador pode escolher entre diferentes penteados, barbas e roupas para Cal, dando-lhe um estilo único. O jogador pode escolher entre 14 penteados e 13 barbas diferentes para Cal, desde um corte militar até um mullet. Além de 47 peças de roupa diferentes, incluindo jaquetas, camisas e calças, que podem formar conjuntos ou serem usadas separadamente. Podendo mudar sua personalização a qualquer momento do jogo usando o menu.

Combate em Star Wars Jedi: Survivor

O combate a princípio segue os mesmos padrões do jogo anterior. O jogador pode enfrentar diversos tipos de inimigos, como stormtroopers, droides, caçadores de recompensas, animais selvagens e até mesmo outros usuários da Força. Cada inimigo tem as suas próprias características, padrões de ataque e defesa, que exigem do jogador uma abordagem diferente.

Assim como no Fallen Order jogador pode usar o sabre de luz para atacar os inimigos com golpes rápidos ou pesados, além de poder bloquear ou desviar dos ataques inimigos. O jogador também pode usar habilidades da Força para ganhar vantagem no combate, como empurrar os inimigos para fora de plataformas ou puxá-los para perto para um ataque final.

Dentre as novidades, Jedi Survivor tem um sistema de posturas que permite ao jogador escolher entre cinco estilos diferentes de usar o sabre de luz, cada um com as suas vantagens e desvantagens. As posturas são:

Postura única: É a postura padrão e mais equilibrada, que permite a Cal usar uma lâmina do seu sabre de luz para atacar e defender com velocidade, poder e defesa moderados.

Empunhadura dupla: É a postura que Cal usa duas lâminas do seu sabre de luz, uma em cada mão, para atacar com mais rapidez e agressividade, mas com menos defesa. Esta postura é ideal para enfrentar inimigos mais fracos ou vulneráveis à Força, pois permite cancelar os movimentos rapidamente.

Espada dupla: É a postura que Cal usa o seu sabre de luz como um bastão, com duas lâminas nas pontas, para atacar com mais alcance e área de efeito, mas com menos poder. Esta postura é ideal para enfrentar grupos de inimigos ou inimigos à distância, pois permite cobrir mais espaço e bloquear mais projéteis.

Postura de guarda: É a postura que Cal usa o seu sabre de luz com uma guarda cruzada, que adiciona duas lâminas menores na base da lâmina principal, para atacar com mais poder e defesa, mas com menos velocidade.

Postura de Blaster: É a postura que Cal usa o seu sabre de luz em uma mão e um blaster na outra, para atacar com mais versatilidade e misturar ataques de perto e de longe. Esta postura é ideal para enfrentar inimigos variados ou imprevisíveis, pois permite adaptar-se às situações e surpreender os adversários.

Para mudar de postura, Cal precisa usar os pontos de meditação. Ele só pode ter duas posturas equipadas ao mesmo tempo, e pode alterná-las usando o direcional esquerdo ou direito.

Durante o combate também podemos contar com aliados, tanto personagens principais da história que nos acompanham em certos momentos da campanha e podemos ordená-los a atacar os inimigos, como o Cal agora possui uma nova habilidade de usar a força para persuadir inimigos mais fracos a lutarem do nosso lado por um certo período de tempo.

O jogo na dificuldade normal é relativamente fácil, com lutas algumas lutas de chefes que podem durar menos de um minuto, porém o jogador pode escolher a dificuldade a qualquer momento da campanha, podendo assim balancear melhor a sua experiencia conforme achar necessário.

Desempenho e bugs

Star Wars Jedi: Survivor é um jogo visualmente deslumbrante, especialmente na versão para PlayStation 5, que aproveita o poder do console para oferecer gráficos de alta qualidade, iluminação dinâmica, sombras realistas e tempos de carregamento rápidos. O jogo também usa o controle DualSense para criar uma imersão maior, com feedback háptico e gatilhos adaptáveis que simulam a resistência do sabre de luz e da Força.

No entanto, o jogo não é perfeito e apresenta muitos problemas técnicos, como quedas de framerate, travamentos, bugs gráficos como textura que não carregam, artefatos piscando na tela, sombras que não funcionam, troféus bugados, além de glitches graves que atrapalham a experiencia, incluindo a assistência de mapa que não funciona corretamente e faz o jogador ficar andando em círculos e problemas com softlock que fazem o jogadores terem que começar o jogo totalmente do início, aqui vai uma dica de amigo, a cada 2 horas faça um backup de seu save, pois a qualquer momento o jogo pode bugar e atrapalhar todo seu progresso, assim como aconteceu comigo e diversos outros jogadores.

Vale a pena jogar Star Wars Jedi Survivor?

Acredito que Survivor pega todos os aspectos de Fallen Order e melhora em um nível colossal, é simplesmente um dos melhores jogos de Star Wars já feitos, combate diversificado a exploração é muito divertida e todos os personagens são cativantes, uma história espetacular e reviravoltas interessantes, porém no estado que o jogo se encontra, com diversos bugs que atrapalham a experiência do jogador, fica impossível eu recomendar o game, a dica seria esperar alguns meses, já que a EA constantemente está lançando atualizações e quando ele ficar totalmente sem bugs será uma experiência maravilhosa que eu recomendo para todos os amantes de star wars e fãs de jogos de ação e aventura.

Agradecemos a equipe da EA que nos enviaram uma cópia do jogo para a criação deste review

Meu grande problema que tive com Star Wars Jedi fallen order, é que ele é um jogo que faz parte do canon de star wars, que significa que a história deve seguir o que acontece nos filmes de star wars, o que faz bastante coisas serem previsíveis, no primeiro jogo eles estão em busca pelo Holocron que dirá o paradeiro de todas as crianças sensitivas a força e reconstruir a ordem jedi, por ser canônico eu como fã já sabia o destino do jogo, que ou eles não conseguiriam o Holocron, ou conseguiria e destruiria ele, já que nunca foi citado nos filmes, joguei Jedi Survivor com esse pensamento que aconteceria a mesma coisa  com a busca por Tanalor, eu desde o início pensei que eles não conseguiriam chegar ou se chegar vão fechar total o acesso ou destruir o planeta, pois esse refúgio para as pessoas contra o império nunca foram citados nos filmes, o que deixa toda a busca sem sentido para mim e quando está perto do final tudo dando errado a primeira coisa que pensei, sabia que era isso, mas posso alegremente dizer que eu estava enganado, o final do jogo é fúnebre mas com um tom de esperança, pois vemos alguns amigos mortos no caminho, traições de quem menos esperávamos, mas que no fim, o objetivo foi alcançado e que agora podemos sonhar com uma galáxia melhor.

A de se notar aqui também a luta interna de Cal, ao ser traído por seu melhor amigo e ver varias pessoas a sua volta morrer, ele abraçou o lado sombrio da força, porem ainda almeja ficar do lado correto, tentando ao máximo não cair novamente nas tentações, estou curioso para ver onde essa história se encaminhará daqui para frente.

Star Wars Jedi: Survivor

Disponível para:
Playstation 5, Xbox Series S/X, PC
Versão que jogamos:
Playstation 5
O jogo é dublado e legendado em Português.

Pontos Positivos

  • Combate diversificado
  • História envolvente
  • Gráficos impressionantes
  • Personalização

Pontos Negativos

  • Holomap continua confuso
  • Bugs
  • Problemas de performance
  • Os caminhos nem sempre são óbvios, o que pode levar à frustração
Review escrito por:
Doizelly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress