Review

Super Mario Odyssey

Super Mario Odyssey traz tudo de melhor que os jogos no estilo 3D do personagem apresentaram.
Disponível para:
Nintendo Switch
Review escrito por:
Danilo Manzato

Oh No! Bowser mais uma vez raptou a princesa e desta vez ele resolveu que vai se casar com ela. Super Mario Odyssey começa mais uma divertida aventura com o mesmo plot de sempre.

Na tentativa de parar o vilão, Mario acaba falhando em um primeiro momento e conhece Cappy, uma espécie de chapéu fantasma que possui o poder de se transformar em outros chapéus.

Cappy junta-se a Mario e entra na aventura pois sua irmã Tiara acabou sendo capturada para ser a nova coroa de Peach.

Como é Jogar Super Mario Odyssey

Já nos primeiros minutos é muito simples entender a mecânica do jogo.

Mario possui a habilidade de arremessar Cappy como se fosse uma espécie de bumerangue para atingir inimigos ou até mesmo usa-lo como plataforma pulando em cima dele enquanto Cappy gira parado no ar por poucos segundos e assim alcançar lugares mais altos.

Além destas habilidades, em alguns momentos ao atirar Cappy contra alguns inimigos específicos como os Goombas por exemplo, fazem com que Mario passe a controla-los transformando-se nas criaturas.

Está mecânica do jogo é genial. Em diversos momentos você é surpreendido com um novo inimigo possível de ser controlado e que te ajuda na exploração da fase, derrotando outros inimigos e buscando luas. 

São diversas criaturas, objetos e situações extremamente divertidas de serem exploradas ao arremessarmos Cappy e ver qual nova experiência teremos.

Transforme-se em inimigos usando Cappy

Como o jogo foi lançado junto ao Switch, assim como a Nintendo explorou os controles do Wii e suas funcionalidades no Super Mario Galaxy em Odyssey não foi diferente.

O game tem sua jogabilidade perfeita no modo portátil do console, porém utilizando os Joy Cons separados temos uma experiência diferenciada, o game aproveita o controle de movimentos para que possamos assim arremessar o Cappy para diversas direções.

Desta forma quando jogamos na versão portátil apertamos o botão Y e Cappy é arremessado para frente, porém com controle em mãos jogando com o console no dock é possível joga-lo para baixo durante um salto por exemplo com os movimentos do controle.

Não existe diferença técnica tampouco algo que prejudique o jogador na forma que ele vai usar o console, sendo portátil ou não, porém é uma diferença que vale a pena ser experimentada.

Além da exploração perfeita em 3D, em alguns momentos Mario pode entrar em um cano ou passagem pela fase e a jogabilidade ficar totalmente em 2D para assim alcançar uma nova área ou conquistar novas luas.

O jogo mescla momentos 2D dentro do universo 3D

A exploração de Super Mario Odyssey

A mais de 20 anos todos foram surpreendidos quando o heroi pela primeira vez surgiu em um game 3D, seguindo a tendência dos jogos da época. Super Mario 64 sem dúvida alguma conseguiu trazer a melhor experiência de um jogo de plataforma em um ambiente tridimensional e acabou virando referência para o gênero, assim como os jogos de plataforma foram exemplo para tantos outros que vieram após o original dos anos 80.

Seguindo a formula do Super Mario 64, Sunshine e Galaxy, trouxeram seus universos próprios porém não inovando muito na formula onde deveríamos explorar uma fase em uma busca de uma estrela e assim que a conquistarmos explorar novamente a fase porém de uma perspectiva diferente ou com novos desafios para assim ganharmos novas estrelas.

Em Super Mario Odyssey está formula foi atualizada. O conceito de exploração do mundo de forma 3D continua lá, os cenários são verdadeiros parques de diversões para os amantes de jogos de plataforma, no entanto agora não existe mais a necessidade de entrarmos e sairmos diversas vezes de uma fase, todas as luas estão espalhadas pelo mundo, basta você ter vontade de busca-las e pronto.

A exploração entre os mundos acontece com a nave Odyssey. Com seu formato de cartola ela precisa de luas como forma de combustível e assim conseguir navegar para mais longe atrás de Bowser que continua fugindo com Peach e Tiara em busca de realizar seu casamento.

E não são poucas, o jogo conta com pelo menos 500 luas a serem encontradas.

São mais de 500 luas para se coletar no jogo.

Em diversos momentos você se surpreende ao encontrar uma lua onde já passou diversas vezes e não havia a visto antes.

Os mundos de Super Mario Odyssey

Um fator que é bem interessante na exploração de Super Mario Odyssey é que os mundos que exploramos fazem sentindo para a história do jogo.

Como Bowser está planejando seu casamento e estamos perseguindo seu famoso navio voador, em cada mundo que passamos tem algum detalhe que envolva o tema casamento, como por exemplo um mundo feito de comida para o banquete ou outro repleto de flores para o buque.

Muito além de coletar Luas

Mario tem muito a coletar além das luas. Em todos os mundos o jogador deverá coletar moedas roxas, conversar com personagens que podem dar algum tipo de quest para resolvermos e roupas para Mario usar.

O jogo conta com dezenas de roupas para o personagem utilizar. Mudar a aparência do Mario pode ser uma questão estética mas também pode liberar acesso a áreas específicas do jogo ou iniciar quests afim de conquistarmos novas estrelas. 

Roupas em Super Mario Odyssey

Para conseguir as roupas do jogo utilizamos as moedas coletadas e prepare o bolso pois algumas roupas custam até 9999 moedinhas de ouro.

As moedas no jogo também tem utilidades agora, nas lojas de cada mundo é possível comprar adesivos e adereços para decorar Odyssey e o jogo não conta mais com o sistema de vidas. A cada morte o jogador perde 10 moedas que podem ser recuperadas caso volte ao ponto em que morreu.

Super Mario Odyssey é um jogo incrível, ele traz tudo que esperamos em um jogo de plataforma, em um jogo 3D e claro toda a magia que um jogo do Super Mario pode proporcional.

Imperdível.

A cada nova fase Super Mario Odyssey surpreende em sua criatividade porém posso citar aqui dois momentos incríveis do jogo.

O primeiro é quando em New Donk City durante o concerto de Pauline jogamos durante o seu show por diversas plataformas no estilo 2D enquanto o show esta acontecendo prestando uma homenagem aonde tudo começou no clássico Donkey Kong de 1981.

O segundo momento memorável é quando após pararmos o casamento de Bowser e Peach, para escaparmos com vida do local utilizamos Cappy para dominar o vilão e assim controlamos ele por todo cenário em fuga. A sequencia de fuga embora curta é muito legal para experiência de controlar um personagem novo até mesmo quando o jogo já esta terminando.

No final da jornada Peach com Mario e Bowser brigando para ver quem irá casar com princesa do reino do cogumelo esquecem que a decisão no final é dela. Dessa forma Peach decide ignora-los e junto a Tiara entra na Odyssey e agora é a vez dela explorar o mundo.

A decisão é divertida e também influência no pós game ja que encontrar Peach e Tiara nos cenários nos garantem novas luas.

Super Mario Odyssey

Disponível para:
Nintendo Switch
Versão que jogamos:
Playstation 4
O jogo não possui tradução para o Português.

Pontos Positivos

  • Jogabilidade impecável
  • Fator replay grande devido a quantidade de coletáveis
  • Estágios criativos e coerentes com a história do jogo

Pontos Negativos

  • A trilha sonora acaba ficando repetitiva ja que passamos horas em uma mesma fase
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress