Review

Super Mario RPG

Um remake com gostinho de remaster necessário.
Disponível para:
Nintendo Switch
Review escrito por:
Danilo Manzato

Super Mario RPG originalmente foi um jogo de Super Nintendo lançado em 1996 e mesmo após quase 30 anos sempre foi um jogo lembrado com muito carinho por aqueles que jogaram o título durante este período. 

Assim a chegada de um remake com gráficos atualizados foi muito bem vinda para os nostálgicos e também uma nova geração que desconhecia o jogo.

Super Mario RPG

Vale lembrar também que no ano de seu lançamento, RPGs japoneses estavam em alta, e com destaque para os jogos da Squaresoft, atual Square-Enix, que trazia em seu catálogo não só Final Fantasy como outros diversos títulos do gênero.

Não à toa a Nintendo optou pela parceria com a empresa para a criação do primeiro RPG de seu personagem mais importante.

Desta forma o que temos aqui é um jogo que traz a magia do universo da Nintendo com a maestria dos RPGs de turno que eram produzidos pela Square nos anos 90.

A história de Super Mario RPG

Se existe uma verdade no universo do nosso querido encanador é que ele não tem um dia de sossego e aqui não seria diferente.

Mario está curtindo sua soneca quando novamente deve acordar e socorrer a princesa que está presa no castelo do Bowser.

Sem muitas dificuldades depois de todos estes anos Bowser é derrotado porém uma nova e gigantesca ameaça abala toda a estrutura. Uma enorme espada cai dos céus diretamente no castelo fazendo com que todos fossem expulsos dali.

Castelo do Bowser em Super Mario RPG

Ao saber que a princesa continua desaparecida, Mario parte então em busca do paradeiro por todo o reino.

Durante sua jornada, iremos encontrar diversos personagens conhecidos e até mesmo novos que fazem parte deste universo do jogo, entre eles Malow um menino nuvem que quer descobrir suas origens e Geno, uma marionete.

Geno é quem nos revela a origem do vilão que destruiu a estrada estelar e assim devemos não só ir atrás da princesa mas também ajudar a ele conquistar as estrelas e trazer seu caminho de volta.

Mallow, Mario e Geno

Como é jogar Super Mario RPG

Embora seja um remake em seu visual, toda a estrutura do jogo em seu gameplay continua basicamente da mesma forma do original.

O jogo é um RPG com estrutura dos clássicos japoneses dos anos 90, por isso o que temos aqui é um jogo com batalhas por turno e exploração. 

Felizmente desde o original o jogo não contava com batalhas aleatórias, o que era muito comum na época, desta forma as batalhas irão acontecer apenas ao nos chocar com algum inimigo perambulando pelos mapas.

Os cenários funcionam como um jogo 3D com visão isométrica, Mario poderá andar para todos os lados, pular sobre as plataformas, abrir baús e até mesmo procurar por objetos escondidos espalhados pelas telas do jogo. 

Visão isométrica em Super Mario RPG

Durante a jornada teremos diversas cidades, dungeons e cenários que fazem parte da história e poderão ser selecionados em um grande mapa do mundo. 

As batalhas acontecem por turno não ativo, ou seja, o jogador terá o tempo necessário para selecionar sua ação sem que seja atacado ou algo aconteça podendo assim traçar sua estratégia.

Para as ações durante a batalha teremos 4 opções sendo atacar, utilizar itens, golpes especiais e ações de se defender ou escapar.

Batalhas em turno em Super Mario RPG

Embora as batalhas sejam de turno, ainda é necessária ações do jogador a todos os momentos. O botão de ação deverá ser pressionado em diversos momentos como a hora exata de um ataque para conseguir um dano maior e também na hora da defesa a ponto de poder anular por completo o ataque inimigo. 

Alguns golpes especiais também exigem pressionar o botão de ação em momentos importantes para aumentar dano ou até mesmo dar bonus, como exemplo uma magia de cura se pressionarmos o botão de ação no momento ideal também poderá dar um bonus de aumento de defesa.

Todos os personagens possuem equipamentos e armas que mudam bastante seus movimentos e maneiras de atacar o que acaba mudando a hora certa de se pressionar o botão de ataque, exigindo do jogador estudar quando o botão deverá ser pressionado para assim ter melhores resultados em seus turnos.

Uma adição do remake que não havia no jogo original são os golpes combinados. 

A cada vez que acertamos o tempo correto de pressionar o botão de ação, seja para atacar ou defender, um marcador irá ser preenchido e quando este chegar aos 100% o jogador poderá desferir um golpe especial usando o trio ativo no grupo.

Digo sobre trio ativo ja que ao todo poderemos controlar 5 personagens que poderão ser alterados a qualquer momento durante a batalha desde que 3 sejam os principais na batalha. E para o golpe especial este irá variar de acordo com o trio que você estiver utilizando.

Dentre os personagens também são bem variados os golpes especiais, o que obriga o jogador a saber quando utilizar cada um deles. 

Estes golpes podem ter foco em magias elementais, recuperar a vida dos personagens, retirar status negativos, descobrir pontos fracos entre outras.

Golpes especiais em Super Mario RPG

A cada novo nível alcançado o jogador também deverá optar qual status o personagem deverá evoluir escolhendo entre Força, Vida e Magia.

Vale dizer que para as magias, todos os personagens utilizam da mesma barra de FP, que são as Flower Points. Sempre que um personagem utilizar um golpe especial será utilizado um destes pontos, o que traz um pouco de estratégia na hora de selecionar com quem você irá gastar seus pontos a cada turno.

Remake com gostinho de Remaster

Não é difícil encontrar discussões quando um jogo é um remake ou um remaster embora a definição de um ou de outro é até que simples de se entender. 

Esta versão de Super Mario RPG é claramente um remake, no entanto a falta de algumas adições, melhorias e até mesmo balanceamentos pode deixar aquele gostinho de ser apenas uma roupagem mais bonita no jogo original. 

É indiscutível que o trabalho visual deste jogo é impecável quando falamos de um jogo que está rodando no Nintendo Switch. Em nosso review do também recente Princess Peach Showtime que eu também tive a oportunidade de produzir o review, comentei justamente sobre a qualidade visual baixa do jogo que causava uma sensação de ser um jogo velho mesmo sendo um lançamento.

Em Super Mario RPG tudo é muito bonito e nítido visualmente agradando aqueles que terão o primeiro contato com o jogo mas com certeza trazendo um gostinho ainda mais especial para quem jogou o clássico e irá revisitar cenários pelos quais já viajaram no passado.

Novas cenas animadas, e diga se de passagem muito bonitas, contam melhor esta história e também estão presentes durantes os golpes especiais, mostrando detalhadamente a modelagem de cada personagem. Assim como o visual de Menus e huds também são sem dúvida alguma muito mais interessantes que no jogo original.

Menu de Super Mario RPG

No entanto quando saímos da questão visual o que temos é um jogo hoje em dia que funciona como aquele de 1996.

Seja você um novato em RPGs ou até mesmo um veterano, deverá notar a completa falta de dificuldade no jogo. Eu terminei Super Mario RPG com aproximadamente 12h e não morri nenhuma vez. 

As batalhas não exigem muito do jogador que sempre terá recursos como itens e até mesmo as habilidades a sua disposição prontas para te salvar a qualquer momento.

E se a dificuldade não é das maiores no começo do jogo, tudo fica ainda mais fácil após a entrada de Bowser e Peach em seu grupo. Ambos os personagens são poderosos e em especial a Peach que consome pouco FP para poder recuperar a vida e ainda tirar status negativos do grupo todo.

Batalha em Super Mario RPG

Um outro ponto negativo que se manteve nesta versão é o controle escorregadio de Mario. Como dito anteriormente a exploração do mapa é feita como se estivéssemos jogando um jogo 3D com visão isométrica, e isso já acontecia na versão de Super Nintendo. 

Existem alguns desafios no jogo que são exclusivamente de plataformas e estes controles escorregadios atrapalham demais a experiência que pode ser frustrante em muitos momentos. 

Por último, um outro detalhe negativo para o jogo, principalmente para nós brasileiros, é a ausência de uma tradução para o Português. 

King Calamari em Super Mario RPG

Estamos falando de um RPG onde o tempo todo teremos de ler textos, regras, instruções, desafios entre outras situações. Por se tratar de um jogo onde os textos são praticamente os mesmos a quase 30 anos, não existem desculpas para não estar localizado para o nosso idioma.

Super Mario RPG vale a pena?

Super Mario RPG é um jogo estranho de definir um público alvo. 

Para aqueles que já gostam do jogo original de Super Nintendo esta versão é indispensável, obrigatória para quem tem um Nintendo Switch.

Super Mario RPG vale a pena?

No entanto, para quem vai jogar pela primeira vez depende muito do que está procurando. Se deseja experimentar um RPG simples, com uma história legal e bem carismático. Super Mario RPG pode ser uma excelente escolha com suas batalhas por turno tranquilas e uma exploração quase que linear. 

Agora quando falamos de Nintendo e Mario é dificil não pensar no público infantil e por mais que seja um RPG até que bobinho de se curtir a falta dos textos em português pode ser uma experiência ruim para os pequenos que poderão ficar sem entender o que fazer, para onde ir, ou que ação tomar.

Mas em resumo, Super Mario RPG é um remake lindo, merecido e necessário de um jogo que estava preso no passado e agora temos uma nova oportunidade de visita-lo.

Agradecemos os amigos da NUUVEM por nos enviarem uma cópia de Super Mario RPG para a criação deste review.

Compre Super Mario RPG e outros jogos da Nintendo com Gift Cards da Nuuvem.

Esta foi a primeira vez que terminei Super Mario RPG, embora ja tenha jogado algumas vezes no passado a versão de Super Nintendo.
A história mesmo sendo bobinha traz algumas reviravoltas que mudam o rumo da jornada e na maior parte do tempo seguram bem as expectativas e ritmo do jogo.

Porém nos momentos finais do jogo tive o sentimento de que tudo estava começando a se arrastar. O jogo vai para uma outra dimensão e acaba no levando para um lugar ao qual eu achei bem desnecessário. E mesmo que não seja algo que dure muito tempo, acho que o jogo deveria ter terminado antes, logo após derrotarmos a tal grande espada que invade o castelo do Bowser.

Super Mario RPG

Disponível para:
Nintendo Switch
Versão que jogamos:
Nintendo Switch
O jogo não possui tradução para o Português.

Pontos Positivos

  • Visual dos personagens e cenários respeitam o original
  • Melhorias dos menus e acumulo de itens
  • Trilha Sonora atualizada

Pontos Negativos

  • Falta de tradução para o Português
  • Falta de dificuldade no jogo
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress