Review

Symphonia

Música, jogos e arte.
Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

Que video game é uma forma de arte nos dias de hoje ja se tornou algo inquestionável e Symphonia é arte pura em forma de vídeo game.

O game surgiu como um trabalho de estudantes em 2020 em uma versão demo, o que de certa forma acabou virando um ensaio que viria se tornar uma obra completa alguns anos depois. 

Symphonia Review

Como o nome sugere Symphonia se inspira em música para o universo deste jogo, e o estilo escolhido é o clássico. 

Um estilo que para a grande maioria acaba consumindo justamente em outras obras como desenhos, filmes e até mesmo jogos. Esse que voz escreve por aqui acabou conhecendo na infância assistindo Tom e Jerry e Pernalonga.

Mas sempre haverá algo que encanta na música clássica que é dificil de explicar, certa vez um senhor disse uma frase que eu nunca me esqueci. Só não gosta de música clássica quem nunca viu uma orquestra ao vivo. E de fato ele estava completamente certo e fica a minha recomendação a você que esta lendo, se ainda não teve esta oportunidade, de esse presente a você mesmo a vá assistir uma orquestra, é algo único e encantador. 

Sobre o que é Symphonia?

E justamente este cenário encantado é o pano de fundo perfeito para o jogo em questão.

Symphonia se passa em um mundo que leva o nome do jogo, onde 4 grandes maestros o construíram em harmonia até que desavenças fizeram com que eles fossem se afastando e com a falta desta conexão o mundo foi caindo em ruinas.

Certo momento um dos autônomos que ainda vivem em Symphonia encontrou uma máscara que despertou um misterioso Violinista, protagonista desta história e do qual assumimos o controle. 

Resta agora a missão de encontrarmos os outros 3 maestros para assim trazer a harmonia que fez de Symphonia um grande reino.

Symphonia é música, visual e gameplay em estado de arte

Talvez a primeira coisa que chame a atenção em Symphonia seja sua direção de arte. 

É impressionante o trabalho criativo em todos os cenários compostos por detalhes de instrumentos músicais e itens que fazem parte de uma orquestra.

Symphonia tem um visual lindo

O jogo acontece em 4 fases, sendo 3 delas inspirados em tipos de instrumentos sendo os de sopro, cordas e metais e em cada um dos ambientes de todas as fases tudo é encantador e muito bem trabalhado, mostrando que os criadores souberam criar um mundo perfeito para a proposta do jogo. 

Obviamente a trilha sonora fica por conta de música clássica orquestrada por toda a aventura, nos acompanhando no ritmo de cada movimento. 

Sendo muito honesto, não sei dizer se as músicas de Symphonia foram criadas para o jogo ou se utilizam obras ja conhecidas.

E por fim fica o gameplay como estado de arte.

Antes de começar a jogar eu não sabia do que se tratava Symphonia a não ser de que ele seria um jogo em 2D, mas até então com tantos metroidvanias e roguelikes por ai explorando esta base como proposta para seus títulos, estava curioso pelo que teria em mãos.

Symphonia é um jogo de plataformas 2D focado no simples desafio de avançar para as próximas telas. 

Como é jogar Symphonia

O jogo possui 4 fases, sendo a primeira a mais curta e introdutoria, servindo de tutorial para os principais movimentos que acompanharão o jogador do inicio ao fim do jogo.

As outras fases são bem maiores e complexas, e em uma primeira vez jogando cada fase levará entre 1h a 1h30 para ser vencida.

Durante o percurso de cada fase temática, serão diversas salas repletas de desafios onde basicamente deveremos passar por obstáculos, evitar espinhos e conseguir chegar são e salvo na próxima sala. 

Symphonia é um jogo desafiador

Aqui não temos inimigos, em Symphonia os desafios é que são grande obstáculo do jogo.

Entre as fases ainda existem mecânicas exclusivas de cada uma delas o que traz uma grande variedade na jogabilidade e que mesmo sendo um jogo relativamente curto seja algo muito interessante e não fica repetitivo em momento algum.

Para os complecionistas ainda existem notas músicais que devem ser encontradas e capturadas e em todos os estagios existem sombras escondidas pelo cenário que desaparecem quando tocamos nosso violino eliminando assim as sombras.

Os controles do jogo são bem básicos, podendo assim andar para direita e esquerda, saltar e ainda contamos com um salto especial utilizando o arco do violino.

Este salto especial só pode ser usado quando estamos em alguma area de chão, sendo possível assim quicar entre estes pontos e também uma espécie de pulo duplo para alcançar áreas mais altas.

Existe também uma espécie de cristais coletáveis que sempre que alcançamos um número especifico pra cada fase é possível desbloquear habilidades especiais que podem ajudar como um pulo extra por exemplo.

A arte da precisão em jogos de plataforma

Em um mundo onde grandes produções, engines processando jogos realistas em 3D e pirotecnias que impressionam qualquer olhas, os jogos de plataforma 2D podem parecer algo esquecido, que não se encaixa mais em nosso mundo. 

Prova disso é justamente as grandes produtoras terem abandonado de vez este estilo que hoje sobrevive apenas pelas mãos dos apaixonados pelo genero.

Symphonia jogo de plataforma

E esta paixão é a prova de que quando bem feito, quase que de forma artesanal é possível extrair arte do genêro.

Em Symphonia temos um level design apurado, onde cada fase está afinada entregando um projeto final digno de uma orquestra em sintonia onde cada fase é um instrumento tocando em seu tempo certo.

O desafio do jogo varia entre etapas simples de serem resolvidas e outras que vão exigir um pouco mais de precisão na hora de jogar, mas tudo sempre em muita harmonia. 

Talvez um dos poucos problemas que encontrei no jogo seja de fato o controle que em alguns momentos não funciona com a precisão que eu desejava ou até mesmo o esquema dos botões em seu mapeamento original seja um pouco confuso na hora de se acostumar. 

Mas em todas as fases o que encontramos é uma qualidade primorosa com obstáculos interessantes e mecânicas que nos surpreendem.

Symphonia é um jogo que vale a pena?

Este é um jogo muito maduro em sua proposta. Você vai perceber que tudo em Symphonia foi muito bem pensado, planejado e produzido.

Symphonia vale a pena?

O publico perfeito para este jogo são os amantes de jogos de plataforma e principalmente os que gostam de desafio e precisão.

Symphonia tem uma proposta que possuía uma ideia inicial, um propósito de mundo e este foi alcançado com maestria.

Agradecemos os amigos de Head Up Games que nos enviaram uma cópia de Symphonia de PlayStation 5 para a criação deste review.

Symphonia está disponível para PlayStation 4 e 5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PCs.

Veja também

Sem spoilers para Symphonia.

Symphonia

Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch, PC
Versão que jogamos:
Playstation 5
O jogo possui legendas em Português mas não é dublado.

Pontos Positivos

  • Direção de arte
  • Nível de desafios
  • Level Design

Pontos Negativos

  • Em alguns momentos os controles não funcionam da forma ideal
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress