Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder´s Revenge ou para os mais íntimos o mais recente jogo das Tartarugas Ninja é um deleite para os nostálgicos.
Para aqueles que cresceram nos anos 90, as Tartarugas Ninja eram um grande evento.
Mesmo sendo personagens que vinham do submundo das fanzines, os 4 répteis adolescentes acabaram se tornando personagens infantis de muito sucesso, contando com animações, brinquedos, roupas, filmes live action e claro jogos de videogame.
Eu mesmo fui uma criança que brincou muito de tartarugas ninja com os amigos no intervalo da escola.
Na época também era comum encontrar em qualquer shopping o arcade das Tartarugas Ninjas onde até 4 pessoas podiam jogar ao mesmo tempo e facilmente era uma das máquinas mais cobiçadas.
Do arcade para casa os personagens ganharam jogos diversos para consoles quase sempre focado em jogos de luta no estilo Beat’ em Up.
Acredito que se destacarmos aqui o game Turtles in Time, não estarei fazendo injustiça em nomea-lo como o titulo mais famoso da época e sem dúvida grande referencia para Shredder’s Revenge.
A cada instante jogando este novo titulo para análise, o sentimento de nostalgia me envolvia.
Todo o trabalho desenvolvido nos mostra muito respeito com o que já foi realizado no passado.
As referencias visuais baseadas na animação e nos jogos dos anos 90 até a trilha sonora, embora moderna, tem momentos que nos levam ao passado.
Como é jogar?
O game é um Beat’ em UP, o bom e velho briga de rua.
O jogador deve escolher um dos personagens, que neste novo jogo traz além das tartarugas, April O Neal, Mestre Splinter e Casey como personagens jogáveis, sendo este ultimo desbloqueado apenas após terminarmos a campanha principal
O game é dividido em 16 fases que possuem um bom tamanho garantindo uma media de 2h para completa-las mantendo sempre o ritmo de diversos inimigos pelo caminho e um chefe ao final de cada uma.
Todos os personagens possuem niveis, que aumentam individualmente conforme você joga com eles. Estes niveis em geral aumentam a quantidade de vidas quando iniciamos uma fase, sua barra de HP e aumentam a força e a habilidade de cada 1.
Cada personagem tambem possui características diferenciadas, possuindo força, agilidade e área de ataque distintos.
Assim, jogar o game com um unico personagem e decidir mudar para um novo apenas no final, pode causar problemas.
A qualquer momento também é possível escolher qual fase deseja rejogar e assim mudar o personagem, o que aumenta bastante o efeito replay para aqueles que desejam evoluir os personagens.
As fases são repletas de referencias e coisas escondidas a serem encontradas como personagens do universo das tartarugas e itens que estes personagens buscam em formas de quests.
Todas essas missões são recompensadas e para aqueles que gostam de completar tudo em um jogo tem muita coisa a se procurar e completar ao longo do game.
Todas essas possibilidades ficam ainda mais divertidas quando jogamos com amigos.
O game apresenta um multiplayer que na versao em que jogamos para PC permitia até 6 jogadores.
Jogos deste estilo sempre foram mais interessantes quando passavamos a tarde jogando com os amigos, e aqui não é diferente.
Na versão da Steam ainda é possível jogar com o Play Togheter, assim se você tiver o jogo em sua biblioteca pode convidar alguém que não o tenha para jogar junto.
Mesmo com tantos jogadores e inimigos na tela fazendo com que tudo vire uma grande bagunça, você não se sentirá perdido, conseguindo se localizar e se entender o que está acontecendo, o que é um grande mérito uma vez que é muito fácil os desenvolvedores perderem a mão e assim transformarem o jogo praticamente injogavel em situações como esta.
Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder´s Revenge vale a pena?
Sem dúvida alguma este jogo conversa mais com aqueles que cresceram assistindo e consumindo conteúdo das tartarugas, mas que também viveram o auge dos jogos de briga de rua, que hoje em dia são raros.
No entanto Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge consegue quebrar esta barreira e nos entrega um jogo bem completo, com um fator replay auto e que vai agradar na medida certa jogadores de várias gerações.
Com o game apresentando um visual belíssimo em pixel art, tradução em português, um multiplayer divertido e em todas as plataformas disponíveis, consideramos este jogo imperdível!
Agradecemos a equipe da Dotemu que nos enviaram uma cópia do jogo para análise e criação deste review.