Review

TEKKEN 8

Um super combo de acertos
Disponível para:
Playstation 5, Xbox Series S/X, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

TEKKEN 8 chegou logo no começo de 2024 ano em que a franquia completa 30 anos sendo um grande destaque para os jogos de luta em 3D.

O novo título da Bandai Namco desfere um combo de acertos sendo não só um dos grandes jogos de luta nesta nova fase do gênero, mas também deverá ocupar o espaço de um dos mais divertidos deste ano que está só começando. 

Embora eu já tenha dito em outros reviews e conteúdos eu gosto muito de jogos de luta, mas sempre fui um jogador mediano que tem em Street Fighter meu jogo favorito de pancadaria.

A franquia TEKKEN esteve longe de meu radar desde o excelente TEKKEN 3 que com certeza foi o jogo que explodiu a franquia para o maior número de jogadores possíveis já que possuía diversos modos de jogo e um elenco bem grande para época do qual exigia do jogador simplesmente jogar para desbloquear novos lutadores.

Assim ter em mãos TEKKEN 8 me fez lembrar facilmente dos bons momentos que tive com a franquia lá no meu primeiro PlayStation, mas não pela nostalgia e sim pelo produto incrível que temos aqui.

Como está o TEKKEN 8?

A Bandai Namco entrega para todos os tipos de jogadores um pacote completo de conteúdos para ninguém botar defeito. 

O novo TEKKEN conta com diversos modos entre eles um modo história, arcade, histórias individuais, online competitivo e casual e de sobra o retorno do Tekken Ball

Sem dúvida alguma os atuais jogos de luta vem focando cada vez mais em um modo história. Uma maneira visual de se contar uma história onde no final das contas tudo acaba se resolvendo na porrada.

O modo história de TEKKEN 8 não foge disso e claro sem querer soltar nenhum spoiler por aqui não irei comentar sobre que temos nesta edição, mas garanto que serão algumas horas divertidas de explorar e que pasmem você acabará assistindo muito mais do que jogando nesse modo. 

Este modo não é muito longo, assim vale a pena experimentar pra vivenciar a história desta família que é muito unida e também muito ouriçada.

Agora indo direto para a pancadaria franca e sincera TEKKEN 8 reserva diversos modos para se experimentar e viver o jogo. 

Vale começar dizendo que temos aqui um grande elenco, contando com 32 personagens jogáveis a disposição do jogador e cada qual com seu estilo e modo de jogar. 

Começarei falando pelos modos Offline do jogo que são o Arcade e o História de personagens.

Confesso que este poderia ser um único modo já que são bem semelhantes e podem até gerar confusão.

Nele o jogador deverá enfrentar uma certa quantidade de lutas até chegar em um ultimo inimigo. O que diferencia um modo do outro é que no Arcade o último chefe sempre será o mesmo, ou pelo menos comigo sempre acabou caindo o Kazuya como inimigo final, e no modo História do personagem você terá uma breve introdução do personagem que escolheu e no final o oponente será um rival relevante para sua história.

Assim no modo História o jogador enfrentará 5 lutas onde ao vencê-las verá um pequeno vídeo temático do personagem.

No geral todos contam como o personagem escolhido pelo jogador decidiu entrar no torneio em busca de usar a influência que ganharia vencendo-o para conseguir suas conquistas pessoais e apenas um ou outro personagem terá uma história diferente fora do torneio.

Ainda existe o modo História Arcade onde você utiliza o avatar que já criou ou até mesmo cria um ali na hora para participar de uma história onde grandes fãs de TEKKEN buscam a gloria crescendo a cada nova luta em torneios que acontecem pelos arcades da cidade.

Este modo além de contar uma história ainda serve como base de tutorial, ensinando as principais mecânicas para os jogadores.

Já no modo online você poderá optar por perambular pelo bonitinho modo lobby utilizando o mesmo visual e personagem do História Arcade.

Aqui você encontrará outras pessoas online jogando, poderá ser desafiado e também enfrentar os fantasmas de outros jogadores. 

Estes fantasmas são controlados pela IA de TEKKEN inspirada no estilo daquele jogador e é uma ótima oportunidade para se treinar contra alguém mesmo quando seu amigo não está online. 

As partidas online ainda podem ser classificadas como casuais e ranqueadas, sem muito segredo por aqui já que é algo bem comum em qualquer jogo de luta.

E falando em modos de jogo em TEKKEN 8 tivemos o retorno do TEKKEN Ball, um mini game onde dois lutadores se enfrentam mas ao invés de baterem uns nos outros deverão desferir golpes em uma grade bola que não poderá cair fora da arena e também pode ser utilizada para tirar HP de seu oponente quando a mesma acerta-lo com força causando impacto.

É um modo divertido e pessoalmente tenho muito carinho por ele graças as horas e horas que passei jogando ele na época do TEKKEN 3 com meus amigos. 

O sistema de luta em TEKKEN 8

Como eu não joguei os jogos anteriores, não posso dizer o que de fato é ou não inovação neste novo título, no entanto posso afirmar que mesmo tantos anos sem jogar nada da franquia a familiaridade com tudo por aqui foi muito grande.

TEKKEN 8 é um jogo muito convidativo para quem está chegando agora e acredito que seja melhor ainda para quem já é fã e jogador da série.

Embora a maior parte dos movimentos aconteçam sim de uma maneira quase que 2D onde oponentes estão lado a lado, a parte 3D fica por conta de golpes que podem te fazer rotacionar pela arena e também pela possibilidade do jogador poder ir para todos os lados sem ser apenas esquerda e direita.

Essa possibilidade de poder andar para outros lugares é muito estratégico para poder escapar de golpes ou até mesmo iniciar novos combos. 

Os lutadores contam com 2 socos e 2 chutes, sendo cada qual esquerdo e direito e um botão para cada um dos membros. 

Além disso o jogo aproveita dos os lados possíveis do direcional para fazer combinações com os botões de ataque, assim você terá um grande número de ataques à sua disposição. Para entender melhor imagine a seguinte situação se apertar o botão que da o chute com a perna direita parado ele fará um movimento mas se pressionar o mesmo botão enquanto o botão que controla os movimentos do personagem aponta para qualquer direção, incluindo diagonais, o golpe será completamente diferente. 

Saber o que cada um dos golpes faz em todas as direções possíveis é fundamental para começar a jogar TEKKEN 8.

Da mesma forma, o jogo também tem um sistema rebuscado de reações e para isso é importante tentar entender como seu oponente irá te atacar e qual a forma certa de punir ele quando conseguir se defender afim de tirar mais dano e proveito da situação.

O jogo ainda possui o sistema de Heat que é uma barra que pode ser ativada apertando um botão ou quando o seu personagem acertar um golpe pré estabelecido para que está barra seja ativa. 

Uma vez que a barra de Heat esteja ativa seu personagem fica pronto para dar um golpe especial que se acertar no momento correto ou até mesmo em meio a um combo poderá ser de grande vantagem. Esta barra também pode servir como um ponto defensivo se utilizada no momento preciso antes de receber um golpe iniciando um bom contra ataque. 

Para ser mais estratégico seu uso é limitado a apenas um por cada round.

E por fim ainda existe o Rage Art que é um golpe especial de cada personagem que fica disponível apenas quando sua barra de energia está chegando ao fim, quase que como um último golpe possível.

Quando conseguimos utilizar no momento certo o Rage Art é extremamente útil podendo virar todo o resultado de uma luta, no entanto se você errar neste momento ficará vulnerável e por já estar com a energia baixa provavelmente será seu fim.

Perfeito para quem quer aprender a jogar.

Se existe algo perfeito em TEKKEN 8 é sua predisposição para que os jogadores aprendam tudo que o jogo pode oferecer.

O modo treino traz uma dezena de possibilidades para que a CPU possa se comportar da forma que o jogador queira treinar. Além disso, ele ainda traz modos para se aprender combos, golpes especiais e até mesmo a melhor maneira de se defender de maneira punitiva.

Uma novidade que ao menos eu não me lembro de ter visto em nenhum outro jogo de luta que joguei é o replay educativo de TEKKEN 8.

Nele podemos rever lutas que tivemos contra outros jogadores no entanto é possível controlar novamente seu personagem por poucos segundos a fim de entender como você poderia se livrar de um golpe que tomou, ou simplesmente estudar novas possibilidades de punição e vitória.

Esse sistema é genial ajudará muito as pessoas que desejam ficar cada vez melhores no game da Bandai Namco.

Ainda existem aqueles que temem começar um jogo de luta e achar que tantos botões ou movimentos podem ser complexos demais e assim como em Street Fighter 6, TEKKEN 8 também conta com um sistema otimizado de controles onde o jogador poderá jogar de maneira simplificada, onde um botão é capaz de realizar uma série de movimentos ou fazer algo especial de forma mais fácil.

Este sistema estará sempre a disposição do jogador podendo ser ligado e desligado em qualquer momento da luta apertando apenas um botão. 

Pessoalmente eu gosto que jogos de luta sejam cada vez mais convidativos a novos jogadores, incluindo os que estão curiosos a aprender e até mesmo iniciar sua jornada desta forma mais simples.

No entanto, este sistema poder ser ligado e desligado a qualquer momento da luta me incomodou um pouco. 

Algumas vezes por que eu acabava ligando sem querer esbarrando meu dedo no L1 (LT) e também pelos oponentes que ao estarem perdendo uma batalha às vezes ligavam este facilitador para conseguir desferir golpes de maneira mais rápida.

Acredito que poderiam ter trabalhado da mesma forma que em Street Fighter onde você já sabe se vai enfrentar do inicio ao fim da luta um oponente que joga da maneira A ou B.

Personalização divertida

Não felizes com a quantidade absurda de conteúdo para um jogo do genêro, ainda temos um nivel de customização elevado.

Aqui basta escolher um personagem que você goste e poderá mudar tudo nele como cabelo, cores, roupas e o que mais sua criatividade permitir.

Nas mais de 10h que brinquei online em TEKKEN foram inúmeras aparições de personagens diferentes e até mesmo homenageando protagonistas de outras franquias como Leon de Resident Evil que devo ter enfrentado pelo menos uns três diferentes. 

Neste modo a sua criatividade será seu limite e o jogo te convida a criar.

Importante dizer que toda essa personalização custa apenas as moedas que você ganha diretamente no jogo, TEKKEN 8 não exige microtransações para isso.

Um jogo brega

Jogos de luta nem precisam de uma história, isso é fato. Afinal o que nos interessa é justamente os fins e não os meios.

Digo isso pois geralmente tudo que é relacionado a um jogo de luta e suas histórias acabam sendo de alguma forma algo tosco. Um conjunto de situações sem sentido onde no final tudo vai acabar em pancadaria.

E sempre que um jogo de luta tenta se levar a sério demais em sua história ou tentar dar sentido às motivações de cada personagem isso pode ir para um lado chato.

TEKKEN no entanto parece entender o quão brega pode ser as motivações para que duas pessoas queiram resolver suas diferenças com chutes e socos e felizmente abraça essa breguice.

As motivações para que cada personagem entre no torneio e até mesmo os finais de cada história trazem algumas situações que de fato são hilárias. 

Esse desapego é tão grande que os lutadores basicamente nem deveriam entender o que falam entre si, já que enquanto um pergunta em chines o outro responde em alemão por exemplo.

Nada ali faz sentido a partir do momento que você tem uma Panda enfrentando um motoqueiro, apenas abrace a loucura e seja feliz. 

Entender que ali o que importa é ter uma ótima jogabilidade e não uma história com reviravoltas Shakespearianas faz justamente com que os roteiristas possam brincar para trazer um enredo de filme B divertidíssimo, sem que sejam necessárias viagens no tempo ou reviravoltas onde o mundo parece estar correndo riscos e um shaolin será capaz de salvar tudo.

Não se levar a sério, traz leveza e diversão ao título.

TEKKEN 8 vale a pena?

Sem sombra de dúvidas o que temos aqui é um jogo incrível. 

Divertido, convidativo para novatos, preciso para veteranos o jogo é um deleite para quem gosta ou quer começar em jogos de luta.

Além dos modos online contando com um ótimo sistema onde não tive problemas com quedas ou delay o game traz muitas horas offline. O jogo ainda conta com um visual incrível e trilha sonora empolgante para todas as batalhas.

Assim quem não gosta de jogar competitivo e apenas quer se divertir batendo na CPU terá diversas modalidades que valem a pena.

Com um número alto de personagens disponíveis, sem microtransações e contando com horas e horas de diversão TEKKEN 8 é um jogo indispensável e vale muito a pena.

Agradecemos os amigos da Bandai Namco que nos enviaram uma cópia de TEKKEN 8 para a criação deste review.

O jogo está disponível para PlayStation 5, Xbox Series e PC.

E se for comprar para PC adquira na Nuuvem através deste link.

Sem Spoilers para Tekken 8

TEKKEN 8

Disponível para:
Playstation 5, Xbox Series S/X, PC
Versão que jogamos:
Playstation 5
O jogo possui legendas em Português mas não é dublado.

Pontos Positivos

  • Jogo convidatio e com varias maneiras se aprender a jogar
  • Número alto de personagens disponíveis
  • Visual de nova geração

Pontos Negativos

  • Em alguns momentos o jogo é muito punitivo
  • Maneira em que é feita a alternância entre o modo normal e simplificado de jogo
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress