Toem é o nome de um fenômeno impossível de se explicar, só conseguimos entender quando o vemos.
E com este pretexto nossa aventura, ou melhor viagem fotográfica começa.
Quando pensamos em uma viagem, muitas vezes nos preocupamos apenas com o objetivo final e esquecemos tudo que ela pode oferecer. Toem rema contra esta ideia mostrando que a jornada muitas vezes é mais importante que o destino final.
O jogo é sobre isso, jornada.
Nosso personagem recebe a missão de ir até o pico mais alto onde poderá apreciar o Toem, que segundo dizem é a coisa mais linda que ela já viu.
Sendo assim, com coragem e nossa maquina fotográfica partimos para explorar o mundo.
As viagens neste mundo são gratuitas, podendo utilizar os transportes que interligam as cidades até nosso destino.
No entanto para que possamos usa-los é necessário termos nossos cartão comunitário carimbado com um número mínimo exigido em cada estação.
Estes carimbos são entregues cada vez que auxiliamos alguém, interagimos e fotografamos as coisas pelo mundo. Basicamente, estas são as missões do jogo.
Todos personagens que encontramos em Toem tem alguma história, uma lembrança, algo a compartilhar e muitas vezes ficam felizes em apenas ver uma fotografia de algo que estavam desejando conhecer ou que não acreditavam que seria verdade.
Pelas cidades também é capaz de encontrar outros fotógrafos que propõem desafios, e quando cumprimos, um novo carimbo é adicionado em nossa carteira.
Pode parecer simples ou até mesmo bobo, mas o game design de Toem é tão fluido que você simplesmente acaba querendo ajudar as pessoas, ir atrás dos pontos fotográficos e fazer estas pequenas missões que o jogo propõe.
A direção de arte do jogo
Uma das coisas que mais chama a atenção no jogo é sua estética.
Por se tratar de uma aventura fotográfica pensamos em um mundo cheio de vida e muito colorido, no entanto Toem é um jogo preto e branco.
Esta escolha estética é interessante quando pensamos em um jogo onde o visual vai contar muito para a narrativa da história.
Pelo que podemos entender da história, Toem se passa em alguma cidade muito fria. Talvez a ausência de calor também seja o motivo desse visual sem cores.
A visão isométrica do jogo também ajuda na exploração dos detalhes visuais de cada cenário, seja na ambientação, personagens, animais.
Por isso muito da experiência que o jogador terá no jogo é graças a assertiva decisão estética que os desenvolvedores optaram em sua direção de arte.
Como é jogar Toem?
As mecânicas de gameplay são bem simples e resumem-se em explorar o mapa andando, conversar com outros personagens e ficar sempre atento a quando usar sua câmera.
A câmera possui alguns filtros e pode ganhar equipamentos extras como um tripé que nos auxilia na hora de tirar fotos, selfies e até mesmo deixar a câmera parada quando for necessário tirar fotografias de algo que não possa perceber nossa presença.
É importante também em diversos momentos equipararmos a visão em primeira pessoa com a câmera para buscar detalhes pelos cenários, insetos e animais espalhados pelo mapa. Também existem detalhes que não aparecem normalmente ou estão fora da visão quando estamos apenas andando por ai.
Durante a viagem também ganhamos alguns acessórios para equipar no personagem.
Em geral são roupas, sapatos, e acessórios que muitas vezes são apenas estéticos porém podem ajudar em algumas quests ou auxiliar na movimentação do personagem, deixando ele mais rápido ou auxiliando em certos terrenos.
No final, o número de carimbos exigidos para que possamos ir a uma próxima fase não é grande, por isso aqueles que só buscam ver e descobrir o que é o Toem podem ter uma viagem rápida.
Para aqueles que querem explorar o máximo que o jogo pode propor encontrarão boas horas de jogo pela frente até conseguirem desvendar e encontrar tudo que as missões exigem.
De qualquer forma, a maneira você escolhe a maneira que irá se aventurar por Toem. Seja rápida ou explorando cada detalhe o jogo não vai te punir por isso.
Toem vale a pena?
Toem é um desses jogos que busca trazer uma experiência diferente aos jogadores.
Não é um jogo que vai te trazer dificuldades, você não vai morrer enquanto joga ou enfrentar inimigos. No final o que importa em Toem é como viajamos pelo mundo e o nosso estado de espirito enquanto nos entretemos jogando.
É a nossa viagem e ela respeita nossas individualidades. Você pode curtir o jogo no seu tempo, no seu ritmo.
Por aqui nós gostamos muito da experiência de Toem e achamos que sim, vale a pena jogar.
Agradecemos aos desenvolvedores de TOEM que nos enviaram o jogo para criação deste Review.
- Toem está disponível para Playstation, Nintendo Switch e PC