Trifox é um jogo interessante, uma aventura clássica de videogames e com um objetivo honesto, recuperar o controle de sua TV que foi roubado.
Em vários momentos Trifox lembra esta leva de remakes de jogos da geração de 32 bits que estão ganhando sua versão remodelada.
Não é difícil comparar ele com games como Crash Bandicoot, Croc, Spyro entre outros.
Eram jogos onde uma história simples e até muitas vezes desnecessária, servia de plano de fundo para uma aventura em uma dezena de fases.
Este é o cenário que o jogador irá encontrar ao experimentar Trifox, um protagonista animal com caracteristicas antropomórficas, inimigos aleatórios, uma história sem sentido algum e um desafio na medida certa.
Como é jogar Trifox?
Em Trifox temos a opção de montar builds com nosso personagem graças a um arsenal que temos à disposição.
Contamos com 3 classes bases sendo elas, guerreiro, mago e engenheiro, cada qual com suas características próprias que são moldadas de acordo com os itens que compramos com as moedas que coletamos pelas fases.
Embora nossas habilidades sejam baseadas em classes, você terá total liberdade de montar seu personagem da forma que desejar, podendo fazer um set completo ou misturando vários equipamentos e habilidades apenas com as que mais se adaptarem a sua forma de jogar.
Ao todo podemos equipar 5 habilidades, cada uma delas será equipada em um botão e suas variações mudam como seu tempo de uso, consumo e benefícios sendo bem distintos.
Sendo assim você poderá equipar apenas habilidades de ataque ou quem sabe somente defesa ou equilibrar seu uso, o importante é que em Trifox você tem o controle total para montar seu personagem.
No entanto, você só pode mudar estas habilidades antes de entrar em alguma fase, sendo assim se montar uma build ruim ou a que está utilizando não esteja mais funcionando e deseje mudá-la, deverá desistir da fase e reiniciá-la com a nova build.
Jogabilidade
As fases funcionam em forma de mundos. Ao todo 3 mundos com 4 fases sendo a última focada em um chefe final.
Cada mundo tem características próprias no entanto os inimigos são bem repetitivos, por isso é comum revê-los a todo momento mudando apenas a sua quantidade.
Destaco aqui que muitas das vezes em que vinham em hordas de inimigos Trifox beirava o insuportável.
Digo isso pois a câmera do jogo é fixa e os inimigos se misturam entre os que atacam de maneira física e os que atiram e em diversos momentos fica impossível conseguir desviar da chuva de balas enquanto outros inimigos estão correndo e girando para cima de você.
Estes momentos, embora tenham checkpoint, são deveras cansativos pois você percebe que não é bem culpa sua estar morrendo e sim de algumas limitações de movimento e câmera.
A forma de acabar com tantos inimigos vai depender muito da maneira que você vai jogar e dos equipamentos e habilidades que selecionar.
Durante boa parte da campanha do jogo, que leva em média umas 5h, eu optei pelos equipamentos da build de engenheiro, pois com ela era possível fazer algumas torretas que me ajudaram a escapar de certas ocasiões, atacavam os inimigos e ainda serviam de iscas enquanto minha outra habilidade que era uma metralhadora atacava a distância.
Tentei usar outras habilidades de builds diferentes, porém todas em que me arrisquei a utilizar acabei achand lentas e me deixavam em diversos momentos vulnerável demais.
Cito aqui o martelo da classe de guerreiro, ela era uma arma de ataque físico com diversos golpes, porém em todos os momentos ficava vulnerável a 100% dos ataques inimigos, por isso não via vantagem alguma em utilizá-la.
Juntando todas essas características de gameplay, fico em dúvida de quem é o público para Trifox.
Devo dizer que no geral eu me diverti muito mais do que me frustrei, porém em todo momento eu via o jogo com estes olhos de quem cresceu ali no final dos anos 90 jogando os primeiros jogos 3D que surgiam de plataforma.
Ao mesmo tempo o visual do jogo parece buscar um publico infanto-juvenil, aquela criança que agora entrando na adolescência não quer mais os joguinhos de tablet e começa a querer se aventurar em novos jogos.
Se me permitem arriscar um palpite, eu acredito que o jogo funciona melhor com o perfil de alguém mais velho e nostálgico, mesmo sendo algo completamente novo mas com esse espírito de homenagem.
Trifox vale a pena?
Existem alguns jogos que eu analiso que costumo dizer que são jogos de locadora. Se você também foi um jogador que alugava jogos aos finais de semana irá entender bem este termo.
São aqueles jogos que você pega, joga um final de semana, se diverte com ele e é isso. Não é nenhum grande marco, mas é algo que te fez bem naqueles dias.
Acredito que Trifox se encaixa muito bem neste sentido. O jogo tem seus acertos e falhas mas entrega o que se propõe. Então se procura um jogo para passar algumas horas de maneira descompromissada e por lazer, Trifox pode ser uma escolha.
Agradecemos a Glowfish Interactive que nos enviaram uma cópia de Trifox para este review