Wo Long: Fallen Dynasty é um jogo da Team Ninja, famosa pela série Nioh, game no qual o jogo se inspira demais.
Wo Long se passa em uma China no final da dinastia Han onde o pais se encontra em Guerra por soberania, fazendo com que a busca de vitória ocorra por qualquer meio. Mesmo que os usos de antigas artes proibidas sejam usados.
A história de Wo Long: Fallen Dynasty
Em meio a chamas a história de Wo Long: Fallen Dynasty começa com sua aldeia sendo atacada por um dos generais.
No meio do ataque nosso personagem é gravemente ferido e consegue ressuscitar com a ajuda de um poder antigo que seu medalhão possui, porem isso é o que o vilão do jogo estava a procura por muito tempo, encontrar o portador de tal poder.
Depois da criação de seu personagem, o jogador é apresentado as mecânicas do jogo em uma fase tutorial muito bem feita, ensinando todas as mecânicas novas e os sistemas que o jogo possui. O jogo tem uma gameplay muito boa desde o começo, ainda mais sendo um jogo que possui a mecânica de parry como mecânica principal.
O universo de Wo Long: Fallen Dynasty me fez lembrar filmes como O tigre e o dragão entre outros clássicos antigos de kung fu, você pode sentir isso nas suas habilidades especiais com as armas, na forma de correr e até no pulo. Os inimigos também remetem muito esse estilo o que é um ponto bem legal do jogo.
Como é Jogar Wo Long: Fallen Dynasty
Porem não é somente gameplay boa e flores, Wo long teve um port péssimo pra PCs em seu lançamento (versão que recebemos para análise) com muitos stuttering, péssima otimização para o mouse e teclado e framerate instável, o que é uma coisa inaceitável em qualquer jogo, ainda mais em um onde qualquer erro que você cometa pode ser fatal!
Erros pequenos que podiam ser solucionados, mais ficam aparentes como se fosse um jogo feito por um estúdio amador.
As versões de console não sofrem esse tipo de problema, porém as versões para consoles da geração passada, sofrem com a baixa qualidade de textura e com a falta de otimização nas escolhas de framerate.
O jogo sofre com erros básicos que parecem de um estúdio que nunca fez um jogo como esse, o andar do personagem é muito ruim para que o jogador chegue devagar atrás de um inimigo, qualquer toque mínimo a mais no analógico, faz com que o personagem corra, fazendo que você chame a atenção dele.
Outro exemplo é nas lutas contra Chefes, o jogo coloca um tutorial que cobre uma boa parte da sua tela durante a luta, e é impossível de desativar no menu e só sai se você fizer o movimento que eles estão te explicando, assim atrapalhando a jogatina.
O jogo possui várias mecânicas com itens que infelizmente falham em te ensinar durante a jogatina, por exemplo como expulsar o NPC aliado que está ali para te ajudar na história. Várias pessoas incluindo eu, tivemos dificuldade para poder descobrir como poder fazer a aventura sozinho.
Wo Long: Fallen Dynasty não precisa ser uma aventura solo, porém é melhor estar só do que mal acompanhado.
Desde o tutorial Wo Long te incentiva a uma jogatina com os heróis do jogo e da cultura chinesa, isso é bem divertido e interessante no começo do jogo e para quem está iniciando em jogos nesse estilo, pois não tem aquela sensação de mundo morto onde todo mundo é mau e quer te matar igual em Dark Souls.
Porém a inteligência artificial de seus amigos NPCs, são pavorosas, eles atrapalham demais bloqueando você em portas e em caminhos e possibilitando o ataque de seus inimigos.
Nos chefes a situação piora quando enfrentamos algum gigante, pois o seu amigo chama a atenção dele fazendo com que os ataques em que você quer dar parry fique focado no NPC, assim tirando o aprendizado dos ataques do chefe.
O jogo começa sem tempero, mais depois se torna uma aventura que você esperava desde o começo mesmo sendo desbalanceado
Wo Long começa com um tutorial incrível com um primeiro boss muito interessante onde suas habilidades serão testadas de verdade.
Porem durante as outras fases, os chefes e o mapa são implementos que você não espera que a produtora do jogo fossem trazer, como mapas pequenos e chefes sem graça, ainda bem que isso dura pouco, por volta das 3 primeiras fases.
Logo após, você se sente em casa, o jogador pode sentir a sensação de que agora sim estou jogando um jogo dos mesmos criadores de Nioh.
Mapas grandes com vários caminhos para descobrir, várias salas e inimigos escondidos, o jogo também melhora demais com a qualidade de seus chefes, tendo eles como o desafio principal de cada fase e não só bichos mais fortes como nas primeiras fases.
O sistema de moral
Wo Long: Fallen Dynasty acha seu caminho até quase o final do jogo, porem no final onde devíamos ser mais testados o desequilíbrio no sistema de moral que foi implementado no jogo como uma forma nova de desafio se torna algo desbalanceado.
O sistema de moral do jogo se baseia em cada inimigo que o jogador mata no mapa faz com que ele ganhe mais níveis de moral naquele mapa, você precisa achar bandeiras para que você possa aumentar seu nível máximo naquele mapa.
Todos os inimigos tem um nível de moral, se ele é maior do que a do jogador, você recebera mais dano e seu dano será menor no inimigo, se a do jogador for maior do que o inimigo tal mecânica se aplica a si.
Cada vez que um inimigo usa um ataque especial no jogador você ira perder nível de moral, porem essa mecânica se aplica no jogador ao inimigo, nas fases mais avançadas no jogo eu me via muitas vezes com níveis de moral muito maior do que os inimigos da área, fazendo com que eu ficasse muito mais poderoso, e as vezes dando hit kill em inimigos fortes.
Isso também se aplicou em vários chefes nos últimos capítulos do jogo, fazendo com que o jogo ficasse muito mais fácil que na metade dele, onde as fases, sistema de moral e os chefes foram muito bem pensados e balanceados.
Wo Long: Fallen Dynasty vale a pena?
Wo Long: Fallen Dynasty é um bom jogo que traz várias inovações mesmo que isso possa desbalancear a jogatina, porém é um jogo bem feito e vale ser visto e apreciado.
Ele não é o melhor jogo da Team Ninja, porém é um novo passo para um caminho que pode ser muito bem aproveitado, se a empresa melhorar as mecânicas que aplicou no jogo e trazer de volta o que aprendeu em seus jogos anteriores.
Assim, posso ver que essa serie tem como ir longe.
Agradecemos a Koei Tecmo que gentilmente nos enviaram uma copia do jogo para a análise e criação deste review.