Outrora na maioria de suas aparições a Princesa Peach sempre foi a princesa em apuros que seria salva pelo herói no final da jornada aqui em Princess Peach Showtime tudo é bem diferente.
Aproveitando muito do espírito da personagem no recente filme de Super Mario (2023) onde nos foi apresentado uma personagem corajosa e muito madura sobre qual seria sua posição nessa história, este jogo chega em uma excelente momento para Peach. Aqui ela toma o protagonismo em uma história traz encanto e brilho.
Vale dizer que esta não é a primeira vez que a personagem protagoniza um jogo próprio já que isso aconteceu também no Super Princess Peach de Nintendo DS.
A história de Princess Peach Showtime
Na história Peach e Toad são convidados a irem ao Teatro Esplendor, o maior e mais famoso de todo aquele reino.
Ao chegarem, enquanto Toad busca os ingressos e Peach passeia pelo saguão luxuoso do teatro aguardando a volta de seu amigo cogumelo todos são surpreendidos com a aparição de Rubi, uma feiticeira que surge do nada e toma posse do teatro, expulsando quase todos do recinto porém Peach fica presa lá dentro.
A partir deste momento conhecemos Stela que surge de dentro de um dos palcos em desespero após estranhos seres mascarados surgirem e estragarem as peças em cartaz.
Assim ela pede ajuda a Peach para que em sua companhia elas possam resolver estes problemas, eliminando os invasores e trazendo paz ao teatro.
Como é jogar Princess Peach Showtime?
O grande teatro do jogo possui diversas salas onde em cada uma está sendo encenado um espetáculo diferente.
Assim o jogador poderá escolher em qual desejar entrar e o espetáculo será a fase do jogo. Cada peça tem seu próprio tema e história e como Stela adiantou, esta tudo um caos.
Os personagens que vivem neste mundo teatral estão perdidos e desesperados com todos estes mascarados aprontando altas confusões e como toda história é necessário ter um protagonista, que aqui são conhecidos como Esplendidos e todos estão desaparecidos.
Em cada um destes micro universos após Peach realizar algum grande ato será capaz de possuir o poder do esplendido daquela peça e a partir deste momento ela assumirá o protagonismo daquele mundo.
Para cada peça dentro deste teatro a jogabilidade e proposta de fase serão completamente diferentes e tudo isso acontecerá de acordo com a personagem que Peach irá assumir.
Por exemplo, no espetáculo do Espadachim a princesa irá assumir o papel do guerreiro e poderá eliminar os inimigos com seu sabre e desviar de ataques pulando no momento perfeito, já no velho oeste ao assumir o papel do Esplendido as coisas serão resolvidas no laço e com seu cavalo.
Todos esses papéis e diversidade de situações é muito divertido de explorar e descobrir todas as possibilidades.
Para cada espetáculo haverão 2 atos e ao finaliza-los um terceiro estará disponíel onde faremos o resgate do verdadeiro protagonista.
As fases são divididas pelos saguões do teatro, a cada saguão serão 4 fases e sempre que terminar todas as fases de uma área deverá derrotar um chefe.
Princess Peach Showtime se mostra um jogo criativo pelos ambientes e o tempo todo brinca com a ideia de estarmos dentro uma peça teatral com momentos onde ouvimos aplausos após um grande ato e sendo recompensado quando nos reverenciamos para a plateia em pontos chave do cenário.
Os controles também são bem simples contando apenas com um botão de pulo, um botão de ação e um para fazer a reverência.
Um outro ponto a se destacar é a falta de dificuldade que o jogo traz, tudo é muito fácil de se fazer e talvez o único desafio seja coletar os itens pela fase que são as esplenditas, estrelas que podem estar escondidas pelo cenário ou recebidas após certas ações e interações e também encontrar um laço escondido que ganhamos a encontrar um personagem que se esconde no caminho da fase.
As esplenditas e laços servem para adquirir novas estampas para o vestido de Peach e as cores de Stela.
Você pode ser tudo o que quiser, Peach.
Mesmo sendo este o Slogan da Barbie o mesmo cabe perfeitamente em Princess Peach Showtime. Posso até dizer que se trocarmos a princesa da Nintendo pela boneca mais famosa do mundo o resultado seria o mesmo.
Toda a ambientação, troca de roupas e até mesmo as personalidades podem ser uma grande brincadeira de bonecas.
Durante toda a jornada Peach assume papéis e personalidades ganhando habilidades específicas para cada história como uma grande brincadeira na imaginação de qualquer criança brincando com suas bonecas.
Uma brincadeira dinâmica onde nossa boneca vira uma ninja, detetive, patinadora em um dinamismo e troca de brincadeiras que só a pureza e o desapego da infância podem proporcionar.
Princess Peach Showtime é um jogo infantil?
Respondendo de forma prática, sim Princess Peach Showtime é um jogo com características bem infantis.
Isso não significa que adultos não irão gostar do jogo.
Eu tenho 40 anos e consegui me divertir jogando. Não é por que um jogo não traga dificuldade ou grandes desafios que eles não sejam divertidos e interessantes. Princess Peach é aquele jogo que para os adultos é bem simples mas irá te prender por algumas horas.
Porém para crianças ele é um excelente escolha e digo isso pois o mercado atual de jogos tem um grande déficit com as crianças.
Com exceção dos jogos da franquia LEGO ou algum jogo da Pepa Pig ou Patrulha Canina que surge de vez em nunca a oferta de jogos com foco em crianças, principalmente nos consoles, é pífia.
Vale dizer também que as crianças acabam caindo no mundo dos jogos cheio de microtransações, onde na maioria das vezes o que temos são jogos de qualidade duvidosa visando apenas ganhar dinheiro de forma fácil explorando os pequenos e claro os pais desatentos e desinteressados no conteúdo que seus filhos jogam.
E é aí que vemos o valor de um jogo como Princess Peach Showtime destinado ao público infantil. Um jogo com a marca Nintendo, uma personagem que vem ganhando cada vez mais espaço e protagonismo e que funciona tanto com meninas e meninos já que são diversas aventuras e temas ao decorrer do jogo.
Um jogo com a essência de infância, de jogo de família. Mesmo sendo single player vale a experiência de acompanhar filhos, sobrinhos e por que não netos jogando Princess Peach e descobrindo como é gostoso jogar video game.
Nem tudo é um espetáculo
Que a magia, diversão e criatividade são qualidades indiscutíveis de Princess Peach acredito que eu tenha deixado claro até aqui. Porém o grande problema do jogo é mais uma vez sua plataforma, o Nintendo Switch.
Na grande maioria dos jogos do console a direção de arte acaba superando os problemas que este hardware apresenta hoje em dia em desempenho e visual.
Princess Peach Showtime não é um jogo feio, mas está longe da qualidade e acabamento que os jogos da Nintendo costumam alcançar.
Não costumo apontar este tipo de situação em meus reviews pois acredito que o visual não atrapalha a diversão ou a progressão em um jogo. Entretanto aqui o visual por algumas vezes me chamava tanto a atenção que se tornou um ponto negativo.
A minha sensação em diversos momentos é que eu estaria jogando um jogo antigo e não um lançamento de 2024. A impressão era de um jogo remasterizado do Nintendo Wii e mesmo assim estaria sendo injusto já que a remasterização de Super Mario Galaxy tem uma qualidade visual e acabamento superior.
E este tipo de coisa quando falamos de Nintendo não pode deixar de ser criticada pois estamos pagando um valor cheio por um jogo que não parece ter o mesmo trabalho e qualidade de outros títulos que tem o mesmo valor e esmero quando falamos em gráficos, animações e desempenho.
Outro detalhe ultrapassado também é a falta de vozes no jogo. Nestes momentos parece que a gigante japonesa parou de fato no tempo, onde vemos bonecos abrindo a boca, repetindo movimentos e gesticulando, mas todos sem soltar uma palavra sequer, apenas em formato de texto.
A Nintendo continua sendo uma das empresas de jogos mais criativas e surpreendentes que existe, mas essa falta atualização em seus hardwares e até mesmo esmero dos desenvolvedores acaba fazendo o que poderia ser um grande espetáculo da broadway ser uma peça de teatro da escola.
Princess Peach Showtime Vale a Pena?
Embora não seja explicito ou pelo menos seja declarado e dito em todas as letras que é um jogo infantil, com toda a experiência que eu tive com o jogo posso afirmar que sim, é um jogo para crianças.
Se você é um adulto, vai se divertir sem dúvidas pois é um jogo simples e carismático mas o que de fato eu queria mesmo era estar ao lado do meu filho ou de algum sobrinho assistindo ele jogar e descobrindo a magia que as descobertas de cada nova fase e habilidade podem causar na imaginação dos pequenos.
Hoje, no momento que escreve esta review, meu filhote está quase completando 2 anos, daqui alguns anos com certeza irei sentar com ele no sofá ou até mesmo com muita coragem dar meu switch nas pequeninas mãos dele para ver a reação a cada nova fase e ver como um jogo mágico pode despertar sentimentos em uma criança.
Dito isso, Princess Peach Showtime vale sim a pena. Se você é um fã da Nintendo, seus personagens e estilo já bem conhecido não tem razão para não experimentar o jogo. Agora se você é dono de um Switch e tem filhos, sobrinhos ou crianças próximas de este presente em forma de pixels e lembranças para elas e claro para você.
Agradecemos os amigos e Parceiros da NUUVEM por nos enviarem uma cópia de Princess Peach Showtime para a criação deste review.
E claro o melhor lugar para se comprar este e outros jogos da Nintendo é na Nuuvem.