Skull And Bones é um jogo agridoce, seu desenvolvimento conturbado, seus adiamentos e antecipações, suas promessas de gameplay e mecânicas, suas betas fechadas e abertas e principalmente suas apresentações em trailer cinematográficos e de gameplay apresentaram muitas novidades, medos e anseios para a comunidade que desejava um multiplayer de AC Black Flag.
Mas vamos falar por partes
Desenvolvimento Conturbado
Após o lançamento de Assassin’s Creed Black Flag, a comunidade do jogo ansiava por um multiplayer de pirataria nos mesmos moldes feitos do Black Flag(removendo apenas a temática dos assassinos e focando apenas na pirataria) desenvolvendo uma história apenas sobre piratas e a mesmissima gameplay, era isso que os fans e a comunidade queria.
Skull & Bones, seria esse jogo, a promessa da Ubisoft para a comunidade do Black Flag. Mas ao longo dos anos, o jogo sofreu com inúmeros problemas (parecidos até com o caso de Anthem).
Entre toxicidade no desenvolvimento, mudança de direção, lideranças instáveis, mas acredito que o principal, foram mudanças no formato, cenários e gameplay, tudo isso levando a um investimento acima de R$200 milhões, tornando Skull & Bones seu segundo “AAAA” (o primeiro segundo a Ubisoft é Far Cry 6).
Historia inicial
A história de Skull & Bones, é até interessante, mas completamente rasa e sem profundidade, sendo apenas um pano de fundo para você crescer nesse mundo de pirataria no Caribe.
Mas em resumo a história seria: Seu personagem naufraga em um grande combate, e você é resgatado por outros náufragos, que te explicam como se reerguer e o que fazer a seguir
Aqui você já começa a entender o quão rasa é a história, quando você chega na cidade principal do jogo, você é apresentado(a) ao chefão dos piratas, que fica passando missões pra você, que vai desde conquistas, vinganças, e que vão elevando seu status de infâmia no jogo(seu ranking), até você se tornar o grande pirata dos 7 mares (e é isso), a partir daí entramos no end-game do jogo que é basicamente a mesma coisa de todo jogo de serviço, farm por melhores equipamentos, upar passe de temporada, enfrentar inimigos e coletar recursos.
Como é jogar Skull And Bones?
A Ubisoft continua sendo exímia na construção de universo, a ambientação dos 7 mares de Skull & Bones é maravilhosa, as tempestades marítimas, mudanças de clima, são de encher os olhos, e nesse quesito, continuo batendo palmas para a Ubisoft.
Mas sobre a gameplay, farei diferente dos tópicos acima, dividirei em pontos positivos e negativos.
Pontos Positivos:
- Batalhas Navais: O sistema de combate naval é sem dúvida o ponto alto do jogo. A personalização dos navios, a necessidade de gerenciar os recursos a bordo e a importância da estratégia nas batalhas proporcionam uma experiência intensa e gratificante para os amantes de combates marítimos que por sinal, são brutais, e empolgantes, mas faltou no momento de capturar o navio inimigo, uma batalha semelhante às feitas no AC Black Flag.
- Mundo Aberto Vasto: Reforçando o que disse acima sobre construção de universo, o mundo aberto de Skull and Bones é visualmente impressionante, com paisagens exuberantes e diversas. E a possibilidade de explorar livremente os oceanos e descobrir novos tesouros e desafios adiciona uma sensação de aventura e descoberta.
- Progressão e Personalização: O sistema de progressão permite que os jogadores personalizem seus navios e personagens de acordo com seu estilo de jogo. A variedade de equipamentos e habilidades disponíveis oferece uma boa profundidade e incentiva a experimentação de builds com vantagens diferentes para cada tipo de navio disponível no jogo.
Pontos Fracos:
- Falta de Conteúdo: Um dos principais problemas apontados pelos jogadores é a falta de conteúdo após as primeiras horas de jogo. A repetição de missões e a ausência de objetivos claros a longo prazo tornam o grind e a experiência repetitiva e monótona.
- Otimização: Problemas de desempenho e otimização foram relatados por vários jogadores nas redes sociais,na minha experiência, tive problemas com quedas de frames, navio presos em pedras e lugares invisíveis, além de bugs “normais” que acontecem em jogos da Ubi, tudo isso acabava impactando a experiência geral do jogo, especialmente em momentos de intensas batalhas de navio. Felizmente, boa parte desses problemas de otimização já foram resolvidos na minha experiência com o PS5.
- Falta de Variedade: Apesar da vasta extensão do mundo aberto, as áreas exploráveis parecem vazias e sem vida. A falta de variedade de inimigos e atividades secundárias contribuem e muito para a sensação de repetição de conteúdo base e de temporada.
- Monotonia: A jogabilidade, apesar de ser sólida e bem divertida, vai se tornar repetitiva após algumas horas você adorando o jogo ou não, infelizmente, isso vai acontecer. A falta de eventos aleatórios e a ausência de um sistema de missões dinâmico limitam a rejogabilidade, sem contar que as batalhas PvP, possuem uma limitação no qual só podemos atacar navios com mapas de tesouro, sem isso, não podemos fazer nada, tornando o jogo 80% PvE.
Vale a pena jogar Skull And Bones?
Skull And Bones tinha potencial de ser um jogo incrível, mas falhou em entregar uma experiência completa e satisfatória. A Ubisoft poderia ter explorado mais a fundo as diversas mecânicas do jogo e adicionado mais conteúdo para manter os jogadores engajados a longo prazo já que é um produto “AAAA” e GaaS.
Skull and Bones é um jogo com ideias interessantes, mas que não conseguiu se destacar em um mercado saturado.
A Ubisoft tem a oportunidade de melhorar o jogo com atualizações e novos conteúdos, mas, por enquanto, a experiência pode ser frustrante para muitos jogadores, mesmo para aqueles como eu, que amam a temática de pirataria.
Agradecemos a equipe da Ubisoft que nos enviaram uma cópia do jogo para a criação deste review