Confesso que toda vez que surge um novo jogo dizendo se tratar de um Soulslike já começo com um pé atrás e assim não foi diferente com Lies of P.
Eu entendo o apelo do mercado de querer surfar uma onda aproveitando um gênero ou estilo de jogo para tentar conquistar um público maior e assim pagar suas contas.
Este meu receio é justamente pelo apelo exagerado da industria de sempre tentar alcançar seu lugar ao sol, porém entregando jogos sem alma, que beiram o genérico e acreditando que fazer um soulslike se resume em fazer um jogo difícil e punitivo apenas.
Muito desse cenário em que classifica qualquer jogo difícil como um soulslike vem também de criadores de conteúdo que desconhecem na maior parte da vez ou que seria um jogo que se assemelha aos jogos renomados da FromSoftware classificando assim qualquer jogo difícil como um Dark Souls.
Assim confesso que fico um pouco cansado toda vez que surge um novo título que se diz soulslike e no final é apenas um jogo desbalanceado e com dificuldade artificial. Porém Lies of P está longe dessa mediocridade em busca do seu espaço no hype.
Lies of P acerta em praticamente tudo que se propõe e sim nos entrega uma experiência soulslike primorosa que ao meu ver é o jogo que mais se aproxima dos títulos que trouxeram esse gênero ao mercado.
Um jogo que mistura ambientação, combate, progressão e história de uma maneira incrível.
A história de Lies of P
Sem dúvida uma das principais características do jogo que chamou a atenção desde o início nos contar que seu universo se inspira na obra Pinóquio, o famoso boneco que deseja ser um menino de verdade.
Diferente da versão de 1940 da Disney, a história original escrita no fim dos anos 1800 por Carlo Collodi é muito mais sombria e espelha a realidade da Itália naquele período.
Mesmo não sendo um conto de fadas, personagens fantasiosos da história como a Fada Azul, Grilo Falante, a raposa e o gato fazem presença deste universo no jogo também.
Em Lies of P, Pinóquio desperta de seu sono por Sophia pedindo a ele que é conhecido como o Títere de Gepetto acorde pois precisam dele.
Estamos dentro de um trem que está parado na estação de Krat e Sophia nos pede para encontrá-la no hotel pois este é o último refúgio dos sobreviventes.
Acordamos assim em meio ao caos e sem nos questionar seguimos em frente até sairmos da estação e entender que o mundo ali fora está devastado, repleto de morte e destruição onde títeres defeituosos e agressivos estão espalhados em todos os cantos.
Ao chegarmos no Hotel Krat somos recepcionados por Sophia que nos conta que os Títeres estão descontrolados e agressivos mas que desconhecem o motivo responsável por isso. Gepetto que é o grande criador dessas máquinas está desaparecido e por isso ela solicita que Pinóquio parta em sua busca.
Diferente da história da Disney e também da original, os títeres em Lies of P são bonecos autônomos que funcionam com engenharia e uma energia cósmica conhecida como ERGO.
O Ergo é a energia responsável por fazer com que essas máquinas funcionem, porém em um determinado momento as máquinas que até então serviam e trabalhavam para os seres humanos acabam enlouquecendo, ficando fora de controle, matando pessoas e quaisquer seres vivos que encontrassem pelo caminho.
Krat, a cidade onde o jogo acontece, se orgulhava de ser uma cidade evoluída, onde titeres faziam o trabalho enquanto a alta sociedade se aproveitava dos benefícios da modernidade.
Hoje banhada no sangue e caos apenas Gepetto poderia tentar esclarecer o que aconteceu e nos auxiliar em nossa jornada.
Como é jogar Lies of P
O que temos aqui é um soulslike bem competente, por isso o jogador deve saber que terá um bom nível de dificuldade e desafios pela frente.
O Hotel Krat serve como um Hub para o jogo, assim o jogador passará diversas vezes por ele. Os principais NPCs do jogo também se encontram aqui, responsáveis por subir o nosso nível, fazer melhorias de armas, vender itens, criar equipamentos entre outras coisas.
O Hotel também fica em um ponto estratégico da cidade e por isso por diversos momentos nossa jornada terá início a partir dele.
O mapa não é totalmente interligado mas podemos contar basicamente com grandes areas que de certa forma são lineares já que é só seguir em frente.
Ao fim de uma grande área enfrentaremos um dos chefes principais e ao derrota-lo o caminho estará livre para prosseguir.
Não existe uma grande variedade de inimigos em Lies of P, porém os chefes são bem criativos e únicos e pelo caminho também encontramos inimigos de elite que são opcionais mas derrotá-los vale a pena pela recompensa conquistada que poderá ser uma nova arma ou itens essenciais para a progressão e aumento de nível de nosso personagem.
As lutas não fogem da regra de um bom soulslike contando com um ataque rápido, um ataque mais forte porém lento, esquiva e defesa.
A variedade de armas do jogo é bem grande e elas não se repetem, desta forma os jogadores que queiram ter todo o arsenal em seu inventário deverá explorar bem todos os cantos e buscar eliminar todos os inimigos do jogo.
As armas se dividem em equipamentos normais e especiais.
Os normais tem uma característica bem interessante neste jogo que é a possibilidade de se montar uma arma de acordo com o seu gosto.
Como exemplo, podemos colocar a lâmina de uma arma com a empunhadora de outra arma.
Enquanto a lamina ou ponta da arma é responsável pela força do equipamento, a empunhadura é responsável pelo movimento e as possibilidades de combinação são bem variadas podendo trazer diversas experiências com uma mesma arma.
O sistema de level do personagem também se assemelha com outros jogos trazendo a liberdade do jogador escolher onde deseja utilizar seus pontos de atributo.
Embora tenhamos nomes diferentes aqui, basicamente são atributos para aumentar nosso HP, Stamina, capacidade de carregar equipamentos.
Cabe ao jogador também decidir que tipo de personagem deseja montar. Se iremos focar em tecnica para ter uma personagem mais agil ou motricidade para um personagem mais forte, por exemplo. E isso também é fundamental para escolhermos melhor que tipos de arma vamos utilizar.
Cada empunhadura também determina se o movimento condiz mais com Motricidade, Mecânica ou Avanço que são os atributos de ataque do personagem.
Já nas arma especiais, estas são conquistadas apenas trocando o Ergo conquistado após derrotar um dos chefes principais do jogo e podem ser trocados com um NPC. Diferente das armas normais, estas não podem ser personalizadas e deverão ser utilizadas da maneira que são adquiridas podendo apenas aumentar seu nível.
A variedade de armas e movimentos para cada uma delas é bem variada e mudará bastante a forma de jogar Lies of P apenas mudando seu equipamento.
As armas ainda podem soltar golpes especiais consumindo Pontos de Fabula, uma espécie de mana que são armazenados em slots e que são carregados conforme atacamos inimigos ou utilizando itens para sua recuperação.
Estes ataques especiais também são únicos e dependem da arma que estamos utilizando, podendo ser cruciais nas batalhas mais difíceis do jogo.
Ainda contamos com uma árvore de habilidades chamada Orgão P, onde utilizamos um item chamado Quartzo para evoluir por esta árvore e melhorar diversos atributos do personagem como poder utilizar mais itens de cura, um ataque mais forte, mais campos para itens do jogo, melhorar nossa esquiva e por aí vai.
O orgão P tem tantas opções que não é possível completar 100% dele em uma única jogada, sendo necessário jogarmos no NG+ para termos 100% das habilidades de Pinóquio disponíveis.
Por fim, ainda possuímos o braço legionário, um braço mecânico diferenciado capaz de realizar ataques elementais, utilizar escudos ou até mesmo tiros a distância.
Estes braços devem ser confeccionados utilizando itens raros do jogo e também podem ter até 4 upgrades cada que melhoram sua usabilidade.
Os braços legionários se diferenciam muito entre si e vai de cada jogador escolher a melhor estratégia e qual utilizar.
Lies of P não possui um modo online, no entanto caso o jogador esteja passando por dificuldades nos chefes principais do jogo é possível invocar um espirito que irá auxiliar na luta em troca de um item especial.
Verdades e Mentiras
Sem dúvida alguma a característica principal da qual todo mundo se lembra quando falamos sobre qualquer história relacionada ao Pinóquio é sobre as mentiras que ele pode contar.
Aqui não é diferente e a mecânica de se contar verdades ou mentiras está totalmente atrelada a história e consequências do jogo.
No universo de Lies of P, os títeres são construídos com algumas leis das quais eles não podem fazer nada contra. E entre uma destas regras impede justamente que os Títeres possam mentir.
Logo no inicio do jogo nos e dada uma missão que devemos entrar no Hotel e para evitar que títeres corrompidos adentrem o local é justamente responder a pergunta se é um humano ou um títere. Desta forma um títere jamais conseguiria responder ser um Humano, mas Pinóquio tem algo diferente.
Assim o jogo trará encontro com diversos NPCs e também algumas sidequest nas quais teremos de dar uma resposta optando por dizer a verdade ou contar uma mentira.
Geralmente as mentiras são respostas que possam conformar ou aliviar a dor de algum NPC o que traz de fato uma certa humanidade ao personagem.
O sistema de verdades e mentiras é algo bem interessante já que nem sempre existe uma resposta certa para cada ocasião e vale ao jogador experimentar jogar mais de uma vez pois as reações e consequências alteram os destinos dos personagens ao nosso redor.
Este equilíbrio de respostas será responsável pela evolução de Pinóquio na trama e fará com que ele possa ou não se transformar em um humano em sua jornada alterando o final do jogo que são 3 no total.
Lies of P vale a pena?
Se você já admira os jogos da FromSoftware como Bloodborne e Dark Souls, Lies of P é uma excelente escolha.
Com uma direção de arte bélissima, uma ótima história que é tranquila de se entender e um grande efeito replay, o que temos aqui é um jogo com uma identidade própria e está longe de ser só uma cópia sem alma.
Os chefes e inimigos elite trazem um bom desafio mas a possibilidade de se alterar armas, refazer a build e até mesmo utilizar o espectro podem auxiliar bastante aqueles que buscam começar a jogar títulos do genero.
Lies of P é um desses jogos que fez barulho antes de seu lançamento e conseguiu atender a todas as minhas expectativas.
Agradecemos os amigos da Nuuvem por nos enviar uma cópia para review de Lies of P no PlayStation 5
O jogo está disponível para PlayStation 4 e 5, Xbox One, Xbox Series e PC.
E o melhor lugar para comprar o jogo é na Nuuvem podendo adquirir diretamente para PC ou através de Gift Cards para consoles.