Horizon Zero Dawn é um jogo que a primeira vista pode gerar um misto de estranheza e curiosidade.
Afinal, não é todo dia que vemos um jogo ambientado em um universo onde uma sociedade tribal enfrenta maquinas que lembram animais.
E é assim sem explicação que caímos neste mundo.
Começamos a jornada de Aloy ainda criança após cair em uma ruína que aparenta ser resquícios de civilização antiga ao seu tempo porém moderna se comparado ao visual tribal do jogo.
A pequena protagonista então encontra um artefato que ao equipa-lo permite que ela veja e ouça lembranças de corpos que estão pelo ambiente e tenha acesso a determinadas áreas.
Não demora muito e encontramos Rost, o homem quem cuida de Aloy. Entendemos que estas ruínas antigas são algo proibido para eles e que não devem ser acessadas ou exploradas por ninguém.
O game traz em todo momento um ar de mistério, descobrimos por exemplo que Aloy e Rosty são dois exilados de uma grande tribo, os Nora. Os motivos deste exilio assim como outros mistérios da história de Horizon Zero Dawn são revelados aos poucos. O roteiro do game foi pensado para ser apreciado aos poucos sem se preocupar em desvendar toda história de forma rápida e genérica.
Os primeiros momentos com Aloy ainda criança servem como um tutorial para uso do FOCO, nome que ela da ao artefato antigo porém tecnológico. Com ele podemos analisar as maquinas e aprender como se movimentam, seus pontos fracos entre outras coisas.
Poucos minutos de gameplay e ja temos uma base da história, de como jogar e utilizar as principais funcionalidades do FOCO. Vemos então o crescimento de Aloy, ainda com muitas dúvidas, sem entender bem o por que do seu exílio mas com oportunidades de descobertas. E isso é o mais legal do roteiro de Horizon Zero Dawn, assim como Aloy desconhece sua história não temos a menor ideia do que esta acontecendo no mundo e na vida dela e o jogo irá te entregar tudo e todas as respostas conforme progredimos e evoluímos a personagem.
Cada detalhe da trama e do mundo que vivemos aliado a história de Aloy serão explicados, sem furos e de uma maneira muito satisfatória que vai querer te fazer continuar jogando para descobrir cada vez mais detalhes.
O Universo de Horizon Zero Dawn.
O game conta com um universo riquíssimo, tribos, cidades, civilizações inteiras com suas próprias regras, religiões e conflitos deixam a trama do jogo ainda mais interessante e confusa de certo modo.
A todo momento você ira se perguntar o que aconteceu com a humanidade?
Por que pessoas vivem em tribos e utilizam armas como arco e flecha e ao mesmo tempo tem implantes robóticos pelo corpo?
E claro falando em robôs, grande parte dos inimigos principais do jogo são as máquinas.
Em sua maioria lembram animais conhecidos como cervos, cavalos e crocodilos, já outros espreitam pelas selvas como leopardos prontos para te atacar quando você menos esperar e claro não podemos esquecer do ícone do jogo que é o gigante Tirânico, uma maquina que lembra muito um T-Rex.
Existem diversos tipos de máquinas, algumas são encontradas apenas em algumas regiões outras por todos os cantos, mas de fato sempre que você avistar uma maquina com certeza irá tentar compara-la com algum tipo de animal do nosso dia a dia.
Além disso, dentro do game existem vários indícios de que a muito tempo a humanidade ja foi diferente. Você passará por ruínas de edifícios, estádios, restos de veículos e poderá encontrar e coletar antigos artifícios que são na verdade canecas quebradas com logotipos ou desenhos de uma época passada.
Um detalhe muito interessante em buscar estes coletáveis é que geralmente existem muitas informações para se ler, ouvir e assistir que contam um pouco mais sobre o universo passado deste mundo que ainda não entendemos bem em como chegou a essa situação.
Como é jogar Horizon Zero Dawn
Horizon Zero Dawn é um game de mundo aberto, e desde os primeiros minutos ele te da uma liberdade absurda no mapa.
Se quiser simplesmente começar o jogo e sair por ai tudo bem, porém como eles trabalham bastante com o fator curiosidade no roteiro é quase impossível não irmos atras das missões para entendermos mais sobre o que aconteceu ali.
Aloy possui diversas armas, porém inicialmente você ira utilizar principalmente seu arco e flecha para poder atacar inimigos de longe e até mesmo de perto dependendo de sua agilidade no controle e também possui um bastão para batalhas corpo a corpo contra máquinas e inimigos humanos.
A batalha com o bastão deixa um pouco a desejar, os movimentos são sempre os mesmos e não existem muitos upgrades para esta arma, porém para todas as outras Horizon Zero Dawn brilha.
Além de arco e flechas você poderá utilizar estilingues carregados com bombas, armadilheiras para fazer seus inimigos serem eletrocutados ao pisarem, cordas para amarrar inimigos ao chão e uma gama de diversos tipos de munição para cada tipo de arma como flechas congelantes, de fogo, eletricidade, envenenamento e por ai vai.
Horizon Zero Dawn te da uma quantidade de armas satisfatória e deixa o jogador totalmente livre para jogar como quiser. Você pode ser do estilo que vai de pouco em pouco preparando o ambiente com armadilhas para só depois chamar atenção das máquinas ou aquele tipo que vai para ou tudo ou nada sempre revezando em ataques de longa e curta distância sem se esconder dos inimigos. Você tem a liberdade, use-a como desejar.
Ainda dentro das estratégias, no decorrer do jogo Aloy pode aprender a como dominar maquinas a seu favor.
Algumas maquinas podem se tornar grandes aliados para montaria e assim fazer Aloy percorrer grandes distâncias de forma mais rápida e outras se dominadas no momento correto da batalha poderão se tornar aliadas ajudando Aloy a destruir todo o bando.
Com o FOCO, Aloy pode pesquisar cada maquina e entender onde são seus pontos fracos, que tipo de munição causa mais impacto ou dano.
É primordial enfrentar as máquinas de uma maneira em que você consiga não só derrota-las mas também derrubar suas peças pois estes itens serão utilizados para criar novas munições, vender e comprar equipamentos e itens.
O mapa do jogo é gigantesco porém contamos com dezenas de fogueiras espalhadas pelo mundo que servem para viagem rápida de um ponto ao outro. Desta forma você poderá com facilidade fazer uma missão e depois viajar para outra rapidamente.
Além disso o mapa traz todo tipo de informação do que pode ser encontrado desde que tenhamos dominado uma determinada maquina em cada região.
Assim no mapa é possível ver o tipo de máquina, cidade, tribo e até mesmo coletáveis estão no mapa. Se ativos todos os ícones o mapa fica confuso, porém você tem a opção de exibir apenas o que esta buscando naquele momento.
Vale a pena jogar Horizon Zero Dawn?
Horizon Zero Dawn é um game que vai agradar bastante os jogadores que gostam de um game de mundo aberto, com elementos de RPG e batalhas dinâmicas.
O visual do jogo é impecável, cenários grandiosos, robôs bem detalhados e com muita exploração.
Para quem gosta de uma boa história de mistério, desvendar cada detalhe e nova descoberta com Aloy é um prato cheio. Horizon Zero Dawn traz uma das melhores experiências neste sentido, é quase impossível saber o que aconteceu no mundo do jogo sem jogar, a história esta longe de ser simples ou previsível.