Souldiers é um novo metroidvania muito competente mesmo sendo o jogo de estreia da equipe da Retro Forge, estúdio espanhol composto por apenas 6 pessoas.
Eu sou apaixonado por metroidvanias e jogos com estilo Retro, por isso é difícil um game que una esses dois estilos não cair em meus gostos pessoais.
Desde que vi as primeiras imagens de Souldiers quis te-lo o quanto antes em mãos para experimenta-lo e embora o mercado indie de certa forma esteja um pouco saturado de games desse estilo Souldiers foi feito com tanto carinho e esmero se destaca facilmente de seus concorrentes.
A história começa no meio de uma guerra disputada entre dois reinos. Após uma emboscada frustrada nosso exército descobre que ali presos acabarão morrendo, quem traz está informação é uma Valquíria que surge e os convida para Terragaia onde poderão provar seu valor em busca do guardião do reino.
Nosso soldado é mais um dentro deste exercito e assim irá explorar e sobreviver enquanto conhecemos os personagens deste local e os ajudamos em diversas sidequests entre uma dungeon e outra.
Em Souldiers podemos escolher entre 1 das 3 classes disponíveis sendo Guerreiro, Arqueiro e Mago.
Cada classe possui características próprias e estas mudam totalmente a forma que iremos encarar os desafios do jogo.
Importante dizer que durante a apresentação do game eu fiquei com a impressão de que os personagens poderiam ser alterados dinamicamente durante a partida, no entanto só é possivel jogar com um personagem por vez em sua campanha própria.
Sendo assim você deve escolher a classe e ir com ela até o final, caso queira experimentar outro tipo de personagem deverá começar um novo jogo.
Como um bom Metroidvania temos os ingredientes da receita que já esperávamos com muitos desafios de plataforma, exploração, habilidades a serem desbloqueadas que nos auxiliarão contra chefes e ajudarão na progressão do jogo.
Embora os personagens possuam caracteristicas próprias no quesito habilidades elas se assemelham.
Além das habilidades clássicas do generô que vão sendo descobertas como pulo duplo , pulo na parede, etc, encontramos elementais que serão aplicados aos nossos equipamentos.
Fogo, Areia, Agua, Eletricidade são algum dos exemplos a serem encontrados durante a jornada e estas habilidades te ajudam não só a conseguir passar por desafios das fases mas também servem como ponto fraco contra determinados inimigos.
Devo dizer que vivi uma relação de amor e odio com Souldiers. Primeiro pela surpresa de que o jogo é dificil, sim muito dificil.
Se tem algo que você vai ouvir sobre Souldier é sobre sua dificuldade.
Em alguns momentos completamente injusta, seja pelo desafio estar fora do contexto, ou do jogo te prender em algum lugar impossibilitando que você melhore seu personagem para tentar amenizar a dificuldade ou no pior dos casos quando o jogo e sua jogabilidade falham.
A parte da jogabilidade foi a que mais me doeu, existem momentos que você percebe que esta morrendo apenas pelo fato do personagem não ser rapido suficiente ou os comandos não responderem na agilidade que seu cérebro e dedos comandam. Diversas vezes eu morria e sentia que a culpa não era minha, não era apenas a dificuldade do jogo e sim a dificuldade em controlar um personagem lento que não conseguia responder aos ataques inimigos em tempo habil.
Esses momentos são frustrantes.
Eu não tenho problemas em jogar games difíceis, se compararmos Souldiers com Hollow Knight por exemplo, no game do inseto os inimigos são ageis e seu personagem também, podendo assim responder a altura os inimigos e desafios dos cenários, em Souldier diversas vezes eu morria por que o personagem não se movimentava rápido o suficiente, frustrando assim uma fuga, uma estratégia ou até mesmo tomando dano de algum projétil que eu tinha certeza que não me atingiria.
Um outro fato que me surpreendeu muito no jogo é o tempo de duração de Souldiers. Na primeira campanha foram mais de 40h de jogo, levando em consideração que no minimo 15h foram morrendo e tentando novamente a campanha do jogo é extensa.
Por se tratar de um game onde temos a possibilidade de jogar com 3 herois diferentes, me surpreendi que eram campanhas longas. As dungeons do jogo são enormes e levam horas para serem finalizadas.
Em particular a segunda dungeon principal que fica dentro de uma pirâmide foi a pior parte do jogo, com sorte você levará em média umas 5h dentro deste lugar, porém o personagem não poderá sair enquanto não derrotar o boss principal. Sendo assim você ficará por horas dentro de um cenário repetitivo, morrendo e impossibilitado de evoluir seu personagem ou melhorar seus equipamentos.
Entretando mesmo com esses momentos de frustrações, para aqueles que gostam de um bom desafio continuarão tentando e tentando até sentir aquele gostinho de vitória ao derrotar um chefe ou chegar até o próximo ponto de save.
Ao meu ver é errado dizer que Souldier é um Soulslike apenas pelo seu nivel de dificuldade, ele não tem absolutamente nada que o aproxime do estilo Souls.
Souldiers é sim um game desafiador, punitivo, um metroidvania que não só traz aquele gostinho de jogo antigo no visual mas também em seu level design.
A trilha sonora é impecável, muitos games que adotam o estilo retro em sua artes por vezes acabam adotando uma trilha sonora mais moderna porém em Souldiers o looping musical de cada dungeon não é cansativo então você vai passar horas e horas ouvindo a mesma musica e ainda assim continuará se sentindo motivado a jogar.
Não acredito Souldiers seja um jogo para todos, provavelmente a grande maioria dos jogadores ocasionais irão largar o game ainda em sua primeira dungeon, no entanto para os amantes do genêro, Souldiers é imperdível.