Devo começar este review dizendo que em um primeiro momento pensei algumas vezes se eu deveria mesmo ser o responsável por escrever o review de ORX.
Digo isto pois não sou o público para jogos de cartas, no entanto resolvi aceitar o desafio de experimentar o jogo e esta foi a melhor escolha possível.
Embora a princípio ORX pareça ser um jogo de cartas ele mistura diversos estilos de jogos, o de cartas como já foi dito, estratégia, tower defense e o Roguelike.
Como é jogar ORX
Os estilos se misturam de uma maneira orgânica e bem simples de entender. As cartas determinam as ações que serão colocadas no cenário, a estratégia vem na hora de definir onde e qual carta será utilizada no cenário e o roguelike vem para aumentar o desafio, pois caso você perca uma batalha e deseje desistir, deverá começar toda a campanha desde o início.
Mesmo misturando os estilos de games, o jogo acaba sendo simples de jogar. Cada carta tem um custo de ouro a ser utilizado e a quantidade de ouro vai aumentando aos poucos automaticamente ou utilizando cartas específicas que auxiliam no ganho de ouro e assim encurtando o tempo de uso de cartas.
As batalhas do jogo funcionam como um Tower Defense, existe um contador de tempo regressivo que indica quando a próxima horda de orcs irá atacar nossa cidade e de qual direção ela virá.
Desta forma o jogador tem de correr contra o tempo para construir o máximo de defesas da cidade construindo torres, castelos e posicionando tropas.
Para isso deve-se contar muito com a sorte de termos boas cartas em mãos e que elas sejam sorteadas na hora certa. E este é o principal desafio do jogo, uma vez que o jogador deve decidir quando obtém uma carta de construção se vai fazer apenas uma torre ou juntar diversas construindo um castelo maior, porém podendo deixar outro lado da cidade suscetível ao ataque de uma horda.
O mesmo acontece com as cartas de tropas uma vez que o jogador só pode inserir uma tropa em cima de uma rua, porém na rua também são inseridas cartas que aumenta o ouro, defesa, ataque, então deve-se saber bem onde e quando colocar uma tropa no cenário.
Talvez o ponto que mais me decepcionou foi o jogo ser um roguelike. Confesso que já estou cansado desta saturação do estilo e o mercado indie vem usando e abusando desta mecânica nos últimos tempos.
ORX não chega a ser um roguelike daqueles onde se o jogador perdeu deverá recomeçar tudo novamente, a cada derrota o game pergunta se deseja continuar ou desistir. Caso escolha continuar você reinicia a batalha com as mesmas cartas e deverá tentar novamente.
O problema em continuar é que como a partida depende muito da sorte se você começar uma partida da qual já tenha perdido antes por este motivo, dificilmente chegará a vitória.
Portanto, caso o jogador desista de continuar ele deverá reiniciar a campanha porém ganhará cartas novas.
Um outro detalhe é que sempre que vencer uma batalha você deverá escolher uma Recompensa e Consequência.
A recompensa geralmente é uma carta extra, um atributo ou algo do tipo, enquanto a consequência será algo que aumentará o poder inimigo como a horda ter mais defesa ou um time de arqueiros por exemplo.
Mesmo trazendo todos estes elementos, entender as mecânicas de ORX em um modo geral não é algo difícil, e também o dinamismo que o jogo traz te faz ter que tomar decisões rápidas o que faz a monotonia passar longe deste título.
Vale a pena jogar ORX
Dei inicio a este review dizendo que não sou o publico de jogos de cartas, no entanto ORX me surpreendeu a ponto de jogar algumas dezenas de horas.
Portanto se você já é um amante de jogos de cartas e estratégia, ORX foi feito para você, mas para aqueles que assim como eu não são entusiastas do estilo, vale a pena experimentar o game.
ORX foi gentilmente enviado pela produtora para a criação deste review.