Artigo

A Cronologia de God of War

God of War Ragnarök irá finalizar a saga de Kratos mas você sabe qual é a cronologia certa para se jogar?

Ao todo são 7 jogos mas ainda é possível joga-los e em forma cronológica para entender tudo que se passou na vida de Kratos até então.

Faltando poucas semanas para o lançamento da última aventura do espartano, que agora vive bem longe das terras gregas será possível entender todos os motivos e razões pelo qual o jogo passou por um reboot completo mas não ignorou seu passado.

God of War Ascension

Lançado em 2013 para Playstation 3.

Este é o primeiro jogo contando como Kratos quebrou seu juramento com Ares após vender sua vida em troca da vitória na guerra.

Durante esta aventura Kratos descobre que sua mente foi manipulada pelas Fúrias e só será possível derrotar Ares se antes eliminar Megera, Tisífone e Alecto.

God of War Ascension acabou sendo um jogo que não chamou muita atenção em seu lançamento já que ele não acrescentou muitas informações relevantes a franquia tornando-se na época um jogo dispensável, não tendo a mesma relevância que jogos anteriores tiveram, incluindo seu antecessor o God of War 3 que havia mostrado um fim para o personagem.

No entanto, God of War Ascension trouxe uma novidade para a franquia que foi um modo multiplayer online onde os jogadores assumiam campeões dos Deuses e se enfrentavam em arenas e também marcou o fim do estilo Hack and Slash para a franquia.

God of War: Chains of Olympus

Lançado em 2008 para PSP, Playstation 3 e PS VITA.

Chains of Olympus traz os fatos que antecedem a batalha de Kratos e Ares.

Na história Morfeus está lançando sua névoa negra pelo mundo trazendo todos ao sono profundo, e somente Helios, Deus do Sol, poderá parar com isso. Porém ele está desaparecido.

Para isto, Kratos deve ir ao submundo atrás de Helios mas durante sua jornada acaba encontrando sua filha Calíope o que faz abdicar de seus poderes em troca de poder viver em paz com a filha.

No entanto tudo era um plano de Perséfone, esposa de Hades, para conseguir os poderes de Kratos e assim liberar o titã Atlas para que ele saia de sua prisão e assim o Monte Olimpo caia trazendo a queda e morte de todos os deuses.

No fim de tudo Kratos deve então abdicar o amor a filha e retomar seus poderes para assim acabar com os planos de Perséfone.

God of War

Lançado em 2005 para Playstation 2 e Playstation 3.

O terceiro capítulo na cronologia foi o primeiro jogo lançado.

Na história conhecemos um Kratos exausto que decide tirar sua própria vida pulando de um penhasco.

Desta forma tudo que vivemos no jogo é um grande flashback para entender o que levou o personagem aquela situação.

Ainda durante o game outros flashbacks mostram o passado de Kratos, como ele vendeu sua vida a Ares e os motivos pelo qual agora Kratos deseja se vingar do Deus da Guerra que em outro momento salvou sua vida.

Outros personagens importantes aparecem já no primeiro game como Athena e recebemos ajuda de outros deuses como Hades, Poseidon e Zeus.

Nos eventos contados em God of War, Kratos descobre que para um mortal matar um Deus deverá conseguir acesso a Caixa de Pandora.

A caixa se encontra no topo de um templo que fica nas costas do titã Cronos e mesmo conseguindo a caixa Kratos acaba sendo morto por Ares.

Entretanto ao chegar no mundo dos mortos Kratos consegue escapar de lá e ao abrir a caixa de Pandora conquista o poder para derrotar seu inimigo porém liberando todos os males pelo mundo antes aprisionados no artefato.

Ao final, com Ares morto, Athena informa a Kratos que agora existe uma vaga em aberto para um novo deus da guerra, fazendo assim com que o espartano tome este lugar.

God of War: Ghost of Sparta

Lançado em 2010 para PSP, Playstation 3 e PS VITA.

Em Ghost of Sparta conhecemos a mãe e irmão de Kratos explorando assim o passado da família do protagonista.

No passado após receberem a informação de um oráculo que o fim do Olimpo viria através de um guerreiro marcado, Athena e Ares vão ao mundo dos mortais e sequestram Deimos para que a profecia nunca aconteça.

Deimos então é levado e torturado pelo resto da vida, quando na verdade a criança predestinada era na verdade seu irmão Kratos.

Devido aos eventos do jogo Kratos descobre através de sua mãe que seu irmão estava vivo e sendo torturado por Thanatos, e mesmo indo salvar seu irmão o mesmo a princípio não o perdoa por considerar que Kratos demorou muitos anos para vir atrás dele.

No final de Ghost of Sparta vemos Kratos vestindo sua nova armadura e prometendo vingança aos demais deuses pelo que fizeram com sua família.

God of War II

Lançado em 2007 para Playstation 2, e Playstation 3.

Kratos agora é o novo Deus da Guerra e assim como seu antecessor invade e ataca cidades protegidas por outros Deuses.

Durante o ataque a cidade de Rhodes, somos enganados por Zeus que drena todo poder divino de Kratos através da Lâmina do Olimpo.

Enfraquecido e mais uma vez mortal, somos jogados ao submundo porém salvo por Gaia uma das titãs sobreviventes da grande guerra entre deuses e titãs.

Agora unidos pelo ódio aos Deuses, buscam encontrar as irmãs do Destino para que assim possam voltar no tempo e impedir que Zeus roube nossos poderes, entretanto nesta jornada de vingança nos é revelado que Zeus é pai de Kratos, o que não o impede de querer continuar a matança.

Após falhar em sua missão e assassinar alguém por engano Kratos é arremessado do Monte Olimpo porém não desiste de buscar a cabeça de Zeus ainda aliado aos titãs.

God of War III

Lançado em 2010 para Playstation 3, Playstation 4 e Playstation 5.

God of War III começa exatamente do ponto final do segundo episódio onde Kratos e os Titãs sobem o monte Olimpo em busca dos Deuses que restaram por lá.

O jogo tem um ritmo bem acelerado do início ao fim e não vão faltar Deuses e batalhas épicas durante todo o jogo.

Poseidon, Hades, Hélio, Hercules, ninguém passará ileso pela fúria espartana que após algumas reviravoltas também não poupará os até então aliados titãs.

Em resumo God of War III é uma grande carnificina da mitologia grega.

No final de tudo após conseguir enfim se livrar dos Deuses e alcançar o ápice de sua vingança, Athena que até então era uma grande aliada de Kratos pede para que ele ceda seu poder para que assim ela possa reconstruir o mundo à sua visão.

Porém, Kratos se recusa a entregar o poder a Athena e percebe que no final de tudo ainda era manipulado pelos planos dos deuses, desta vez Athena e resolve assim tirar sua própria vida para que este ciclo insano de vingança e poder termine.

God of War (2018)

Embora seja um Reboot, o game é uma continuação de todos os jogos anteriores de Kratos.

Agora vivendo em um outro lugar, dentro de uma nova mitologia, Kratos vive com sua nova família até que a morte de sua mulher faz com que ele vá em busca de realizar o ultimo desejo dela, que seria jogar suas cinzas do pico da montanha mais alta dos 9 reinos.

Não se sabe como Kratos chegou nas terras nórdicas tampouco quanto tempo passou desde o fim de God of War III, mas vemos um protagonista mais velho, cansado e que busca esconder a todo custo seu passado de ódio que acabou tirando tudo dele.

Porém, mesmo tentando esconder suas origens e buscando viver em paz com seu filho Atreus, em um determinado momento outros Deuses começam a reconhecer a presença de Kratos e assim persegui-lo sem ainda entendermos bem os motivos para que isto aconteça.

Após alguns acontecimentos, mesmo relutante ao seu passado, Kratos se vê obrigado a voltar a ser quem era para assim proteger seu filho e conseguir seguir em sua jornada.

No final de God of War, descobrimos que tudo que aconteceu durante a jornada já estava predestinado e que os efeitos da passagem de Kratos por estas terras e sua influência causariam o que é conhecido como Ragnarök, o fim dos tempos na mitologia nórdica.

O que esperar em God of War Ragnarök?

Sabemos que outros Deuses irão aparecer, Thor, Odin, Tyr já apareceram em diversos trailers e imagens do jogo e como os eventos do Ragnarök já estão acontecendo devemos viver uma aventura anos depois do que vivemos no jogo de 2018, contando com um Kratos ainda mais velho e um Atreus mais amadurecido e quem sabe com seus poderes divinos mais desenvolvidos.

God of War Ragnarök será lançado para Playstation 4 e 5 no dia 9 de novembro.

Você pode comprar God of War Ragnarök neste link.

God of War compre agora

Mais notícias

Metaphor: ReFantazio ganha trailer de lançamento

Hoje (9), a ATLUS lançou o trailer de lançamento do RPG de fantasia Metaphor: ReFantazio, que chega oficialmente em 11 de outubro de 2024. O trailer traz um cover de “Burn the Witch”, do Radiohead, interpretado por Mark Evans e Mel Guerison, que dá um tom especial à apresentação. Desenvolvido

> Veja a notítcia
plugins premium WordPress