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PREVIEW: Shadow Labyrinth é a mistura curiosa de Metroidvania e Pac-Man.

Como um fã de jogos Metroidvania, Shadow Labyrinth já estava em meu radar e a convite da Bandai Namco pude experimentar por algumas horas este curioso título que promete trazer uma aventura de exploração 2D em um universo sombrio inspirado em Pac-Man.

O jogo chega agora em 2025 e faz parte das celebrações de 45 anos do iconico personagem e sua franquia.

A franquia foi popularmente conhecida no Brasil chamada de “Come Come” e fez muito sucesso no Atari. Este novo título é inspirado em um episódio da série Secret Levels do Prime Video.

Em um universo sombrio e inesperado. Shadow Labyrinth mistura a essência dos clássicos com uma inspiração improvável: o mundo de PAC-MAN.

Uma Jornada em Dupla em Shadow Labyrinth

No comando de um protagonista misterioso, cuja origem ainda é envolta em segredos e é conhecido como Swordsman, o jogador nunca está sozinho. A todo momento, somos acompanhados por PUCK (referência ao nome original do Arcade que era Puck-Man), uma versão sombria, enigmática e reinterpretada do icônico personagem amarelo. Ele não é apenas um mascote: é parte essencial da exploração, dos combates e, provavelmente, da narrativa.

Shadow Labyrinth

Estamos no ano de 3333 em um mundo inóspito, sombrio e cercado de seres que não parecem nada amigáveis e PUCK nos invocou para ajuda-lo nesta jornada.

Exploração Clássica com Pitadas de Criatividade

A demo abrange aproximadamente o primeiro terço do jogo e já deixa claro seu compromisso com as bases do gênero:

  • Mapas interconectados,
  • Segredos escondidos,
  • Habilidades que desbloqueiam novos caminhos,
  • E desafios que exigem tanto destreza quanto estratégia.

Durante a versão que experimentamos pudemos testar 3 áreas do jogo sendo 2 delas focadas em exploração e uma focada na batalha contra um dos chefes do jogo.

Utilizamos saves que já nos deixavam preparados para estas pequenas áreas do jogo por isso não podemos dizer necessariamente como funciona a conquista de novas habilidades ou o que foi feito até este momento.

A exploração funciona como em outros jogos do gênero, devendo explorar os caminhos do mapa sem a necessidade de uma ordem em busca de fazermos progressão. Dentro desta exploração percebemos que o personagem possui pulo duplo e também pode empurrar e arrastar alguns objetos pelo mapa para desbloquear caminhos ou usar como plataformas.

Também existem momentos em que temos arenas de combate, que isolam o jogador até que todos os inimigos sejam derrotados e assim fazer a progressão pelo caminho.

Shadow Labyrinth

Mas a grande diferença em Shadow Labyrinth é nos trilhos controlados por PUCK. Nesses segmentos, o jogo flerta diretamente com a herança de PAC-MAN.

É um misto de plataforma, puzzle e corrida contra o tempo, com direito a pulos, desvios de armadilhas e a pressão de escapar dos perigos como fazíamos contra os fantasmas do labirinto.

Shadow Labyrinth

Chefes, Habilidades e Combate Tático

A luta contra o chefe disponível na demo apresenta um sistema de duas barras, uma para vida do grande inimigo e outra de atordoamento.

Quando a barra de atordoamento enche, o inimigo entra em estado vulnerável, abrindo uma janela para ataques massivos e no decorrer da batalha exige paciência, leitura de padrões e precisão.

Nas batalhas em geral do jogo temos ataques básicos, mas també é possível desbloquearmos golpes especiais, incluindo lançar violentamente o próprio PUCK nos adversários. Outro elemento que dificulta as batalhas e devemos ficar atentos é o gerenciamento de stamina, que limita o uso de esquivas e habilidades, criando uma camada estratégica sobre o combate.

O grande diferencial, no entanto, está na possibilidade de invocar uma forma especial, que se alimenta dos corpos dos inimigos para gerar itens e quando necessário poderá se transformar através de um comando especial (L3 + R3) em uma criatura temporariamente invencível e destrutiva. Essa mecânica se provou crucial, especialmente em momentos com muitos inimigos em tela ou na batalha contra o chefe da demo.

Primeiras Impressões: Vale Ficar de Olho?

Shadow Labyrinth entrega muito mais do que aparenta à primeira vista. A mistura de metroidvania clássico com seções inspiradas em PAC-MAN não é apenas uma homenagem é uma proposta de gameplay diferenciada, criativa e, acima de tudo, divertida.

Confesso que os controles são um pouco confusos e possuem uma boa quantidade de movimentos como esquiva, parry, ataques, ataques especiais entre outros detalhes que provavelmente quando jogarmos o game desde o início será algo mais familiar e fácil de se acostumar.

Shadow Labyrinth

Um detalhe importante a dizer é que o jogo não é apenas uma homenagem ao universo de PAC-MAN mas também de toda a história da Namco explorando personagens e detalhes que remetem a outros jogos da casa, como por exemplo o chefe que enfrentamos neste preview que é inspirado em Splatter House.

Por isso se você é um fã dos jogos da produtora, vale ainda mais a pena ficar de olho neste título.

O game será lançado no dia 18 de julho de 2025 e se a versão completa conseguir expandir essa fórmula, equilibrando exploração, combate e esses momentos de ruptura com os trilhos de PUCK, estamos diante de um jogo que pode se destacar no genêro de ação e exploração 2D.

Shadow Labyrinth será lançado para PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch 1 e 2 e PCs via Steam.

Agradecemos os amigos da Bandai Namco pelo convite de conhecer este jogo em antecipado na versão de PC.

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