Review

Amnesia: The Bunker

Agora você está por conta própria. Aprenda, adapte-se e sobreviva.
Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, PC
Review escrito por:
Doizelly

Amnesia: The Bunker é o quarto jogo de terror em primeira pessoa da série Amnesia dos mesmos criadores de SOMA. O jogo se passa em um bunker da Primeira Guerra Mundial, onde o jogador deve sobreviver aos horrores que se escondem na escuridão.

História

O jogador assume o papel de um soldado chamado Henri que acorda sozinho em um bunker abandonado, sem qualquer lembrança de como chegou lá. Logo em seguida, depara-se com um colega gravemente ferido. Este revela que o bunker foi abandonado pelas forças militares e que as pessoas foram deixadas ali para morrer, pois uma criatura enlouquecida está matando todos.

O colega então revela que a única forma de escapar é explodir os entulhos que bloqueiam a saída e pede ao jogador que ponha fim à sua própria vida.

Sobreviva em Amnesia: The Bunker

No entanto, antes de conseguirmos cumprir seu pedido, a criatura emerge de um buraco na parede e mata impiedosamente nosso colega, deixando-nos novamente sozinhos e à mercê dessa terrível ameaça.

A narrativa do jogo se desenrola através de cartas deixadas pelos soldados que antes ocupavam o bunker, bem como pistas encontradas no cenário, como corpos e manchas de sangue.

Essas pistas visuais e escritas vão revelando aos poucos os eventos sombrios que ocorreram no local, auxiliando o jogador a desvendar a verdade por trás desse mistério intrigante de forma gradual e envolvente.

Como é jogar Amnesia: The Bunker?

Amnesia: The Bunker é um jogo de terror em primeira pessoa que se baseia em recursos e física. O jogador controla e pode interagir com vários objetos do ambiente, como portas, alavancas, caixas e armários.

Henri pode coletar recursos como combustível, munição, comida e água, que são colocados aleatoriamente no mapa do jogo. Esses recursos são essenciais para a sobrevivência de Henri, pois ele precisa manter o gerador do bunker funcionando para evitar que a Fera o ataque na escuridão.

A iluminação desempenha um papel crucial no jogo, uma vez que o bunker está mergulhado na escuridão total, cabendo ao jogador decidir como explorar.

A luz é seu meio de sobrevivência

O jogo oferece duas opções: utilizar o combustível limitado encontrado para reabastecer o gerador e manter as luzes acesas até que o combustível se esgote, ou confiar em uma lanterna de bateria limitada, que requer recargas frequentes por meio de uma corda, gerando ruídos que atraem a criatura para te atacar.

Henri também pode usar armas como um revólver, uma espingarda e outros itens arremessáveis como granadas e sinalizadores para combater os inimigos, mas a munição é muito escassa. Onde precisa ser cuidadoso ao usar as armas, pois elas podem atrair a atenção da Fera.

Seja caçado o tempo todo em Amnesia: The Bunker

O jogo não possui muitos momentos scriptados, e a Fera é uma ameaça constante que assombra Henri durante todo o jogo. A Fera é um monstro inteligente e implacável que reage às ações do jogador. Ela pode ouvir os sons que o jogador faz, sentir o cheiro do sangue ou da gasolina e ver a luz das armas ou da lanterna.

A Fera também pode abrir portas, mover objetos e rastrear o jogador pelo bunker. Henri precisa ser furtivo e estratégico para evitar ou enganar a Fera.

Amnesia: The Bunker possui um mundo semi-aberto, que dá ao jogador mais liberdade para explorar e abordar seus objetivos e o mundo do jogo responde à ação do jogador. Por exemplo, o jogador pode derramar gasolina no chão e acendê-la, criando uma fonte de luz temporária para assustar a Fera. Henri também pode entrar em uma sala aparentemente segura regularmente, onde pode usar baús para guardar itens, salvar o jogo e ler o mapa do jogo para entender melhor seu layout.

Atmosfera

Amnesia: The Bunker possui uma atmosfera opressiva, que cria uma sensação de medo e tensão no jogador. O jogo usa gráficos convincentes, que retratam o bunker de forma sombria e decadente além de usar efeitos de som e música para aumentar a imersão e o terror.

Atmosfera opressiva do jogo

A utilização de sons ambientes como passos, respiração, batimentos cardíacos e gritos para criam uma sensação de presença e perigo. A música funciona de maneira dinâmica, mudando de acordo com a situação do jogador podendo ser silenciosa, tensa, dramática ou assustadora, dependendo da proximidade da Fera ou de outros eventos.

Amnesia de Bunker vale a pena?

O jogo conta com alguns pontos negativos, como pequenos bugs técnicos, uma dificuldade inconsistente e uma falta de variedade nos cenários e inimigos e uma curta duração, durando em média 4 horas para ser terminado em uma primeira gameplay, o que pode ser frustrante para aqueles que pagam o preço cheio no game, porém é um ótimo jogo de terror com uma história interessante e uma atmosfera bem construída que vale apena ser experimentado.

Ao decorrer da história descobrimos que Henri é o culpado por transformar o seu melhor amigo na criatura que nos caça durante o game, o jogo conta com 2 finais, um que o Henri consegue fugir sem matar a criatura porem que a liberta para o mundo e outro que Henri consegue matar a criatura durante sua fuga mas que há indícios que existe outra criatura solta no mundo .

Amnesia: The Bunker

Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, PC
Versão que jogamos:
Playstation 5
O jogo possui legendas em Português mas não é dublado.

Pontos Positivos

  • Atmosfera opressiva e imersiva
  • Monstro inteligente e implacável
  • Jogabilidade baseada em recursos e física
  • Liberdade de exploração e solução de problemas
  • História intrigante e misteriosa contada por meio de cartas

Pontos Negativos

  • Dificuldade inconsistente
  • Falta de variedade nos cenários e inimigos
  • Curta duração
Review escrito por:
Doizelly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress