Review

Awaken Astral Blade é um Metroidvania mais do mesmo

Awaken Astral Blade Review e Análise
Um jogo mediano em um gênero que vem sendo muito explorado.
Disponível para:
Playstation 5, PC
Review escrito por:
Danilo Manzato

Awaken Astral Blade é um título Metroidvania que faz parte do projeto PlayStation China Hero Project.

Com visuais 2D mas em alguns momentos trazendo alimentos 2.5D este jogo busca trazer uma experiência futurista e bons combates ao gênero Metroidvania.

Para quem não conhece, China Hero Project é uma iniciativa da PlayStation para dar mentoria e suporte aos desenvolvedores sediados na China auxiliando na criação e divulgação de seus projetos pelo mundo.

Desenvolvido pela Dark Pigeon Games, Awaken Astral Blade claramente se inspira em outros jogos do estilo Metroidvania e até mesmo utiliza algumas referências de outros jogos de gêneros distintos.

A história de Awaken Astral Blade

Estamos no controle de Tania e somos enviados até as Ilhas Horace para procurar e resgatar uma equipe de investigação que esta desaparecida.

Awaken Astral Blade

As Ilhas Horace a muito tempo deu poderes espetaculares a sua população que não soube muito bem como lidar com toda essa energia o que resultou em uma guerra cível.

Tania é uma espécie de ciborgue e seu objetivo é sempre atender as ordens e missões que lhe são dadas. Porém nestas terras por algum motivo, interferências fazem com que Tania comece a questionar sua existência e seus objetivos.

O modelo em que Tania foi construído é um produto do Grupo Orson uma empresa que explora estas ilhas e a partir da energia que encontrou por lá acabou criando estes seres biônicos, uma espécie de maquina que possui inteligência, produzido com bioengenharia capaz de se comunicar e questionar.

Assim conforme avançamos no mundo assolado por uma catástrofe, Tania irá cada vez mais tentar entender os seus reais objetivos por ali.

Como é Jogar Awake Astral Blade?

O jogo não busca inovar em nada, portanto se você já jogou alguns metroidvanias até aqui com certeza não irá se surpreender com o que o jogo tem a oferecer neste sentido.

Os cenários trazem um bom level design exigindo o Backtracking já conhecido no gênero onde algumas situações exigem armas ou habilidades específicas para serem alcançadas ou acessadas.

Tania possui uma árvore de habilidades que traz melhorias em seu combate, defesa e aumento de HP. Todas essas habilidades podem ser desbloqueadas a partir do uso de orbes que ganhamos ao derrotar inimigos e também explorando o máximo de todas as áreas do mapa.

Awaken Astral Blade

Inicialmente possuímos uma espada e no decorrer da história adquirimos novas armas que além de ajudar em batalhas também auxiliam a abrir novos caminhos em nossa exploração.

Em Awaken Astral Blade as batalhas acontecem de forma bem dinâmicas. Os cenários trazem uma boa quantidade de inimigos que não tem grande desafio e no geral são divertidos de enfrentar.

Estes inimigos podem vir em bando, solo ou até mesmo serem monstros que estão presos em algum ponto do cenário. De qualquer forma Tania é habilidosa e conta com pulos duplos, esquivas e ataques com suas armas de curto a longo alcance.

Como todo bom metroidvania ainda contamos com chefes que variam sua dificuldade de acordo com a progressão.

No entanto aqui vem um dos pontos fracos do jogo pois em diversas batalhas contra chefes senti que faltou o polimento necessário nessas lutas.

Awaken Astral Blade

Em sua grande maioria o hitbox é estranho e em diversos momentos o inimigo simplesmente ignora o fato dele estar tomando dano e nos ataca como se nada estivesse acontecendo, dificultando a tomada de decisão de quando devemos parar de atacar e nos esquivar ou voltar para trás. 

O jogo conta com um sistema de combos onde após 2 ou 3 golpes normais podemos apertar um botão extra para realizar um golpe mais poderoso, porém contra chefes do jogo na maioria das vezes isso acabava me punindo muito mais do que auxiliando.

Ainda existe um sistema de parry que mesmo ele tendo uma animação de ativação de grade período dificilmente eu acertava ou conseguia compreender ao certo quando e como ele deveria ser utilizado o que acabou me afastando de usar esta habilidade logo no começo do jogo.

O jogo possui níveis de dificuldade e sempre que morremos em uma sequência de vezes para um mesmo inimigo ou chefe o jogador será questionado se deseja mudar a dificuldade do jogo, mas é possível desabilitar esta opção logo na primeira vez em que ela for ofertada.

Um jogo inconsistente

O maior problema de Awaken Astral Blade é sua inconsistência em manter tudo que se propõe a fazer.

Na maior parte do tempo é possível perceber que a equipe quis produzir algo que no papel funcionava mas que no jogo que talvez devesse ser menor. 

Awaken Astral Blade

Não quero dizer que o jogo seja ruim, longe disso, mas tudo acaba tendo um ar de inacabado. Fico com a sensação de que se cortassem pela metade as ideias para focar em produzir e trabalhar com apenas 50% da proposta teríamos um jogo melhor polido e finalizado.

Os cenários, por exemplo, em alguns momentos eles são lindos e em outros são totalmente sem graça. Em alguns locais eles possuem um esmero e figuras 3D e em outros um plano de fundo genérico.

A árvore de habilidade também acaba repetindo situações ou dando upgrades que na verdade poucas vezes sentimos uma real evolução na personagem. 

Esse acréscimo de coisas pelo jogo acaba tomando tempo e obviamente tirando a importância e o trabalho em outras coisas. E dai vem meu ponto de que o jogo poderia ser menor para ser melhor.

Talvez reduzindo mecânicas, upgrades, itens para se dedicar a melhorar o mapa ou até mesmo trabalhar melhor as batalhas contra chefes e suas mecânicas trariam mais consistência e volume ao jogo.

Sempre que trabalho com reviews de Metroidvanias eu comento sobre como o mercado está recebendo uma enorme quantidade de jogos do gênero. Todo ano acabo fazendo análise de pelo menos uns 5 jogos deste estilo. 

E infelizmente Awaken Astral Blade acaba caindo na mesmice de outros jogos em um cenário que somente aqueles que tem algo novo para apresentar se destacam hoje em dia.

Acaba faltando personalidade, a todo momento nos parece estar jogando só mais um metroidvania, que não é um jogo ruim, mas falta aquele ponto que o torne memorável ou único.

Awaken Astral Blade vale a pena?

Mesmo com os detalhes apontados neste review no qual achamos que melhoraria a experiência, Awaken Astral Blade é um jogo que irá entreter o jogador que gosta do gênero Metroidvania.

Awaken Astral Blade vale a pena?

Ele traz tudo que a cartilha pede de maneira burocrática, seguindo as regras apresentando boa exploração de plataforma, backtracking, variedade de inimigos e chefes, variedade de golpes e progressão de personagem.

O problema é justamente se apegar demais às regras do estilo e falhar em explorar novas possibilidades dentro do gênero. De entregar algo mais criativo, experimental e marcante para o jogador.

Se você é um fã do gênero Metroidvania, ja jogou diversos títulos e está buscando mais um para acrescentar em seu histórico, em uma grande promoção vale experimentar, mas em seu preço cheio não recomendamos.

Já para aqueles que estão começando agora a conhecer jogos deste estilo, recomendaria experimentar outros mais interessantes por enquanto.

Agradecemos a equipe da ESDigital Games que gentilmente nos enviou uma cópia de Awaken AStral Blade para a criação deste review.

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Sem spoilers para Awaken Astral Blade

Awaken Astral Blade é um Metroidvania mais do mesmo

Disponível para:
Playstation 5, PC
Versão que jogamos:
Playstation 5
O jogo possui legendas em Português mas não é dublado.

Pontos Positivos

  • Finais Alternativos
  • Mapa Variado
  • Combate contra inimigos

Pontos Negativos

  • Ritmo da história do jogo
  • Mecânicas ruins contra chefes
  • Falta de algo inovador ou único
Review escrito por:
Danilo Manzato

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