Review

Ender Magnolia entrega uma experiência idêntica a de Ender Lilies

Ender Magnolia Review e Análise
Uma sequência que entrega o melhor de seu antecessor
Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series S/X, Nintendo Switch
Review escrito por:
Danilo Manzato

Ender Magnolia: Bloom in the Mist é o segundo título que acontece décadas após o fim de Ender Lilies, primeiro jogo deste universo.

Aqui temos tudo que fez sucesso no game anterior trazendo uma belíssima direção de arte com ilustrações de qualidade inquestionável, uma história cheia de mistérios que se desenrola no ritmo em que vamos indo e vindo pelos cenários e uma gameplay refinada e intuitiva. 

Ender Magnolia Bloom in the Mist

Assim se você ja jogou e gostou de Ender Lilies adianto que Ender Magnolia vai te agradar no mesmo nível, mas se desconhecia o primeiro jogo fique tranquilo pois poderá começar tranquilamente por este já que mesmo a história fazendo parte do mesmo universo ambos os jogos funcionam de maneira independente.

A história de Ender Magnolia

Ender Magnolia acontece no País do Vapor, uma nação que cresceu explorando vapores que surgiam nas profundezas. Muito deste progresso se deve a criação dos Homúnculos que são uma espécie de maquina que funciona a partir destes vapores mas que são capazes de ter consciência.

Estes fantásticos homúnculos auxiliam o dia a dia dos seres humanos até que em um certo momento vapores desconhecidos transformaram estas máquinas em seres agressivos e responsáveis por acabarem com boa parte da população.

Anos após esta calamidade nossa protagonista, Lilac acorda em meio ao caos, sem lembranças sabendo apenas que ela tem o poder de uma sintonizadora, capaz de purificar homúnculos que tenham sido corrompidos pelo vapor.

Logo conhecemos Nola, um homúnculo sem memórias que parte conosco em busca de respostas. 

Lilac em Ender Magnolia

O país do Vapor é dividido em três áreas e sabemos que Lilac caiu do andar superior e assim vamos em busca de subir novamente para tentar entender os motivos de sua queda, origem e razões por ser uma sintonizadora.

Jogando Ender Magnolia

O que temos aqui é um Metroidvania e assim como Ender Lillies não reinventava a roda, Ender Magnolia usa exatamente as mesmas referências do primeiro jogo. 

Temos belíssimos cenários a serem explorados e em diversos momentos percebemos certo locais ou áreas em que não conseguimos passar ou se quer alcançar. O que garante que no futuro teremos algum tipo de habilidade que nos fará voltar até aquele local para assim explorarmos novas possibilidades.

Ender Magnolia é um jogo Metroidvania

Neste ponto Ender Magnolia é um jogo delicioso de se explorar, com um level design caprichado mantendo a qualidade que já havíamos conhecido do estúdio. Como um ponto de melhoria o mapa sofreu algumas alterações, pequenas mas que em meu ponto de vista melhoraram a experiência para o jogador. 

Em um metroidvania um bom mapa é essencial para a qualidade de vida do jogo. Aqui o mapa aponta possíveis locais onde uma sala poderá ter uma saída e também nos mostra com cores e informações se tudo em uma determina sala ou região do jogo já foi encontrado, o que ajuda demais aqueles que queiram completar 100% de Ender Magnolia.

No combate, Lilac é uma criança, assim ela não tem força ou habilidade para enfrentar monstros. Ela só tem a capacidade de andar, saltar e nadar. 

Porém seus poderes como sintonizadora purificando Homúnculos fazem com quem as maquinas que retornam a consciência desejem ajudar Lilac em sua jornada.

Batalha contra inimigo poderoso em Ender Magnolia

O jogo explora isso de uma maneira muito natural. Geralmente após derrotar algum chefe ou inimigo mais poderoso, este muitas vezes um homúnculo descontrolado, após a derrota e purificado junta-se a Lilac e outros homúnculos. 

Nesta etapa o jogo separa os homúnculos de varias maneiras. Alguns serão responsáveis pelos ataques já outros darão auxilio com suas habilidades de exploração. 

Exemplificando como funciona, após derrotarmos um certo homúnculo ele nos oferece ajuda com sua habilidade de se pendurar em paredes, agora toda vez que pulamos e seguramos o botão contra alguma parede do cenário, este homúnculo aparece e segura Lilac. 

Já os homúnculos de batalha são os responsáveis pelos ataques. 

Ao todo podemos equipar 4 homúnculos e cada um deles será ativado ao pressionarmos o botão em que ele ficou equipado.

Seleção de Habilidades em Ender Magnolia

Existem variantes destes homúnculos, sendo alguns de ataque físico, outros de ataque a distância, defesa e ataques automatizados.

Cada um destes possuem variedade de golpes que também podem passar por upgrades trazendo ainda mais variedade de movimentos e ataques. 

Além dos homúnculos também encontramos e coletamos relíquias que podem ser equipadas em Lilac para melhorar status como atacar mais rápido, ser mais resistente, pular mais alto entre uma infinidade de possibilidades.

Cada relíquia possui uma quantidade de slots necessária para ser equipada o que traz uma estratégia e limitação na hora de equipararmos cada uma delas.

Reliquias em Ender Magnolia

Toda essa dinâmica de homúnculos para os ataques e relíquias para serem equipadas fazem com que a gameplay de Ender Magnolia seja muito dinâmica, trazendo possibilidades exploração e a liberdade de mudar seus ataques sempre que achar que não está forte o suficiente ou até mesmo quando achar que para um determinado inimigo mais poderoso deva mudar suas estratégias de combate.

E tudo isso acontece de uma maneira bem natural e simples de ser gerenciada. 

A limitação que o jogo traz é que só será possível alterar relíquias e homúnculos nos pontos de salvamento, com isso o jogo traz um certo limite e desafio, mas não vai punir suas escolhas de uma maneira severa.

Ponto de salvamento com menu

A dificuldade do jogo não é das mais difíceis e para aqueles que já estão acostumados com jogos de exploração 2D com combate não devem sofrer muito com exceção em um ou outro chefe do jogo. Mesmo assim o game conta com escolha de dificuldades e está poderá ser alterada em qualquer momento a partir de um ponto de salvamento.

O universo decadente e melancólico de ENDER.

Ender Lilies nos apresentava um melancólico mundo que se passava no País do Fim após a chuva da morte cair devastando tudo. 

Ender Magnolia nos entrega a mesma sensação mas com outra catástrofe, neste caso os vapores do submundo. 

Os 2 jogos aconteçam no mesmo universo, em alguns momentos a chuva da morte é citada assim como o país do fim e até mesmo sacerdotisas são vistas em Ender Magnolia.

Ender Magnolia

Porém um jogo não tem ligação direta com o outro a ponto de estragar a experiência daqueles que optarem por jogar Ender Magnolia primeiro. 

Mas algo aqui deve ser dito, ambos adotam a mesma tristeza e melancolia em seus mundos decadentes. 

Tudo no jogo nos passa um sentimento de tristeza, abandono e até mesmo morte. Como se todos estes que por ali ainda estão já perderam a esperança e estivessem apenas esperando seu fim inevitável. 

Este sentimento é conflitante muitas vezes com a beleza de certos cenários que enchem nossos olhos com beleza e a música que consegue passar diversos sentimentos conflitantes durante a jornada. 

Neste sentido tudo funciona perfeitamente bem em Ender Magnolia da mesma forma que funcionou em Ender Lilies para nos apresentar e entregar este universo. 

Um jogo melancolico

Ender Magnolia poderia ser diferente mas entrega o esperado

Eu confesso que joguei Ender Lilies já tem alguns anos mas é um jogo que em sua grande parte continua fresco em minha memória.

Assim, sendo uma sequência muito mais em essência do que diretamente em sua história Ender Magnolia aposta demais no seguro. 

Ender Magnolia vale a pena?

Se em minha review de Ender Lilies eu já havia comentado que o jogo mesmo sendo ótimo não reinventa a roda, Ender Magnolia se apoia 100% em Ender Lilies e entrega praticamente a mesma experiência. 

Claro que trazendo algumas melhorias em sua jogabilidade, mas é essencialmente o mesmo jogo com outra temática e claro cenários diferentes a serem explorados. 

Com isso o time acerta e erra nas mesmas situações, o que pode ser bom pela segurança em saber que basicamente as mesmas pessoas que gostaram de Ender Lilies deverão gostar de Ender Magnolia mas ao mesmo tempo pode ser ruim justamente por outras pessoas pensarem que compraram um novo jogo para ter mais do mesmo.

Pessoalmente, eu gostei muito de reviver a experiência da qual eu já havia gostado muito no primeiro jogo e também de conhecer um novo local dentro deste universo.

Acredito que para aqueles que são fãs de bons metroidvanias tem aqui um grande jogo para conhecer, explorar e completar cada mapa.

Para os fãs de Ender Lilies, estes não devem se decepcionar em nada com este novo jogo e é uma recomendação fácil. Para aqueles que nunca jogaram nenhum dos dois jogos, ambos são excelentes e recomendamos seja lá sua aventura no País do Fim ou no País do Vapor.

Agradecemos os amigos da Binary Haze Interactive por nos enviarem uma cópia de Ender Magnolia para a criação deste review.

Veja mais reviews de jogos Metroidvania

Compre jogos Metroidvania na Nuuvem, loja parceira do Review de Jogos.

Ender Magnolia conta com dois finais.

O primeiro é mais simples de ser feito e basta prosseguir no jogo, já para o segundo os jogadores deverão continuar a exploração até conseguir praticamente 100% de todos os mapas e assim enfrentar novamente o último chefe que terá uma nova forma e assim liberar o segundo final.

É bem mais simples de ser feito que os finais de Ender Lilies, mas deverá consumir facilmente mais de 25h de jogo.

Ender Magnolia entrega uma experiência idêntica a de Ender Lilies

Disponível para:
Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series S/X, Nintendo Switch
Versão que jogamos:
PC
O jogo não possui tradução para o Português.

Pontos Positivos

  • Direção de arte
  • Level design
  • Variedade de builds

Pontos Negativos

  • Inova pouco se comparado ao primeiro jogo.
Review escrito por:
Danilo Manzato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Reviews

Veja também

plugins premium WordPress