Horizon Forbidden West é o segundo jogo da franquia a chegar no PC, a primeira aventura da série no PC foi no ano de 2017 sendo um dos primeiros títulos grandes da Sony a abrir essa porteira de exclusivos para o mundo do PC.
Porém sua reputação foi manchada pela péssima otimização que incluía um shader cache de quase 50 minutos para poder começar a jogar, sendo que a política de troca do Steam é até 2 horas depois de abrir o jogo. Bugs com placas de vídeos com 4GB de Vram que fazia o jogo ficar com gráficos dignos de PS1, foi uma enxurrada de reclamação e memes na internet sendo assim um começo da Sony no PC com o pé esquerdo.
Porem no ano de 2021 a Sony comprou a empresa Nixxes que tem uma vasta experiência em fazer ports para o PC, dando assim uma importância da Sony nesse mercado, eles fizeram ports incríveis no PC como Spider-Man Remastered e Ratchet & Clank, vendo o sucesso que esses jogos foram no PC a Sony deu a Série Horizon pra Nixxes e eles mostraram que sabem o que fazem e finalmente a série foi lançada no PC com extrema qualidade e otimização.
A versão que Horizon merecia no PC
Horizon Forbidden West foi uma surpresa para mim! Eu possuo um PC exatamente nas configurações recomendadas no alto e eu fiquei impressionado quando o jogo configurou tudo certo na parte gráfica e quando fui jogar o shader cache foi rápido, 2 minutos no máximo com o loading extremamente rápido usando um SSD.
Finalmente pude ter a experiência que sempre quis ter na Série Horizon no PC vendo o mundo detalhado e com todas as melhorias gráficas desta versão. A parte boa é que nos jogos portados pela Nixxes você sempre consegue mudar os gráficos em tempo real e isso deveria ser lei para qualquer jogo feito para o PCs. É muito bom você mudar qualquer configuração em tempo real pois assim pode se ver a diferença no jogo e como a imagem se adapta melhor a sua jogatina.
Outro ponto positivo é que o jogo está leve. Com uma placa de 8GB de Vram que é uma normalidade na maioria dos jogadores de PC você consegue rodar ele sem gargalo nenhum e com uma qualidade gráfica muito boa. O jogo possui as opções de DLSS 3, XeSS e o FSR 2 futuramente o FSR 3 será introduzido ao jogo por meio de updates.
Posso dizer que todas essas opções se saem muito bem, porem o DLSS é mais indicado para quem possuiu uma placa Nvdia pois é o que tem menos artifícios na tela em cenas mais rápidas, porem alguns problemas passaram despercebidos, como a versão do DLSS estar desatualizada e algumas texturas e certas partes do Hud ficarem bugadas pôr o uso destas opções, porem nada que estrague sua experiência porem poderia ser mais trabalhada.
A falta de um benchmark é uma questão que não consigo compreender, no primeiro jogo para PC ele possui essa opção e ela é muito bem-vinda. Sendo que é um jogo lindo e é muito bem otimizado, poderia estar incluído para o jogador poder saber qual a melhor configuração a ser usada.
Horizon foi feito para ser jogado no Mouse
A nossa personagem é focada em armas de longo alcance na maioria arcos e o jogo possui a mecânica de os inimigos possuírem um ponto fraco, para ser atacado com precisão e nisso entra o melhor amigo para quem quer precisão, o Mouse!
A implementação do mouse no jogo é como manteiga no pão, uma combinação perfeita que traz naturalidade desde o primeiro mexer de câmera e nos menus que parecem muito com os jogos pensados para PC desde os RPGs antigos ao os títulos novos.
O teclado também não fica para trás nesse quesito pois você tem a liberdade total de configurar as teclas do jeito que melhor lhe atende, coisa que nos controles não é possível.
Algumas partes melhores do que o PS5 outras não
O jogo no termo de escolha gráfica vem muito completo porem mesmo com os gráficos no mais alto, se tem texturas similares ou piores do que a versão de PS5, falta as vezes texturas em galhos ou objetos do cenário, porem partes que eram “bugadas” ou faltavam na versão de console foram totalmente concertadas na versão de PC, por isso é estranho ter tido olhos para certas partes e ter esquecido de outras que são muito mais visitadas pelo jogador.
Um ponto crucial foi nas cinemáticas onde você possui um dos melhores gráficos de modelos existentes do mercado porem quando a cena começa o framerate despenca e fica muito variável, indo de 60 quadros a 5, uma coisa que tira toda a imersão de uma cena séria ou mesmo de uma perseguição pois não se tem a fluidez que esses cenários pedem, isso me desapontou demais pois queria ter prestado mais atenção na história mais esses bugs tiraram minha atenção.
DLC Burning Shores vem para ser a cereja do bolo
Horizon Forbidden West Complete Edition vem com todas as dlcs e atualizações que o jogo recebeu em sua versão de console. O jogo base já é grande e completo o suficiente para se aventurar e para quem curtiu o jogo e quer mais desse mundo, a DLC Burning Shores traz as terras de Los Angeles tomada pelas novas criaturas e desafios que a DLC mostra de novidade.
A DLC se passa logo após dos acontecimentos finais do jogo base e é um belíssimo poder ver Los Angeles de cima pois é uma terra com cores mais vibrantes trazendo praias, rios cristalinos e coisas que no jogo base se vê bem menos.
O legal do jogo é sua exploração aérea que é muito divertida e bela por causa desse mundo vasto e paradisíaco que faz o modo foto brilhar nesses momentos, o combate continua bom porém não acrescenta muito tirando os inimigos novos.
A narrativa e personagens não me impressionou como no jogo base, parece ser bem mediano para o tempo de 4 a 5h da DLC, tendo assim pouca profundidade e desenvolvimento dos personagens novos mostrados, comparado com os antigos que você pode conviver no jogo base por muito mais horas ficou bastante a desejar nesse quesito.
Porem a DLC vale muito a pena pois é um bônus na versão de PC e não é tão grande mesmo não tendo tanto impacto com o jogo base é sempre bom ver mais do mundo de Horizon e conhecer o passado e o porquê dos acontecimentos.
Horizon Forbidden West vale a pena nos PCs?
Horizon Forbidden West Complete Edition para PC vale muito a pena pois tem uma das melhores otimizações dos jogos da Sony para PC, vale muito a pena pelo que o pacote traz para o jogador, o mundo e a história são gigantes e muito boas.
Sem contar a liberdade que esta versão lhe proporciona no quesito controles, onde se pode jogar em qualquer um desde mouse e teclado ao controle de outras marcas.
E com as atualizações programadas para o futuro a versão de PC vai ficar mais completa tendo assim mais razão de se comprar e se divertir.
Agradecemos os amigos da Playstation Brasil por nos enviarem uma cópia do jogo para a criação deste review.