Mario e Luigi é uma série de jogos de RPG com os icônicos irmãos da Nintendo que surgiu há anos nos portáteis.
Esta nova aventura chega no final da geração do Nintendo Switch e em um ano em que tivemos mais jogos de RPG protagonizados por Mario no console.
A Série não via um título sendo lançado desde 2017 no 3DS e aqui ganhou uma versão com novos visuais e história exclusiva para o Nintendo Switch.
O jogo mistura áreas de exploração com plataforma, puzzles e batalhas em turno que exigem ações e estratégias o tempo todo do jogador.
A história de Mario e Luigi Brothership
Mais um dia comum no reino do cogumelo quando coisas estranhas e sem aparente motivo acontece. O céu se abre e um redemoinho acaba por levar Mario e Luigi para um local desconhecido.
Após os irmãos se perderem no evento e rapidamente se encontrarem conhecemos Tetê e estamos a bordo de uma ilha flutuante que se chama NAUTA.
Tetê nos conta que estamos no mundo de Eletria. Bem no centro deste mundo havia uma grande arvore chamada de Arbolux.
Ela era responsável por manter o continente unido e prover energia através de de seus fios de luz para os grandes farois. Trazendo vida e movimentando as cidades do povo de Eletria.
Até que um dia Arbolux foi destruida e o chão se rompeu em pedaços dividindo o continente em vários pedaços. No evento Tetê diz que desmaiou e acordou na ilha Nauta onde plantou uma nova semente de Arbolux.
Esta nova árvore ainda está crescendo e Tetê pede nossa ajuda para navegar com a Nauta em busca das ilhas derivantes e assim reconectar mais uma vez o continente.
Como é Jogar Mario e Luigi Brothership
Mario e Luigi Brothership é um jogo bem completo e com muitas mecânica e coisas a se fazer.
E mesmo sendo mais um jogo de RPG do personagem ele se difere bastante do Mario RPG e da Série Paper Mario.
Aqui estamos no controle de ambos os personagens embora Mario é quem esteja sempre a frente.
Os controles são dividos sendo Y e B para Luigi e X e A para Mario. Y e X são botões de ação com a marreta enquanto B e A para pulos. Pode parecer confuso mas na maior parte do tempo acabamos controlando apenas o Mario mesmo.
Em algumas situações podemos apertar o L para que Luigi automaticamente quebre alguma caixa ou fique de prontidão em algum local para quando for dada uma ordem a ele, como apertar um botão por exemplo. E sempre que Mario pular em uma plataforma Luigi irá pular junto sem ter a necessidade de ter que ficar apertando botões de pulo separadamente.
Como nossa missão é conectar novamente o continente de Eletria, as ilhas derivantes funcionam como fases.
A bordo da Nauta contamos com um mapa e um canhão. Sempre que Nauta passar próximo a uma ilha seremos avisados e então poderemos ser arremessados através do canhão para esta nova ilha descoberta.
A princípio, sempre que chegamos em uma nova ilha os habitantes estranham nossa chegada depois de tanto tempo isolados em seus mundinhos. Explicamos nossa missão e assim iniciamos a exploração de cada ilha.
Cada uma dessas ilhas funcionam como uma espécie de país, tendo seu próprio clima, população, animais, economia e claro inimigos.
Nosso objetivo é chegar a grande luz de cada ilha e assim acende-la para reconectar a nova Arbolux.
Para isso o jogo trabalha com um mapa cheio de plataformas que chama para a exploração e que vai trazer desafios diversos entre conhecer cada pedacinho do mapa, enfrentar batalhas e resolver puzzles.
Os Puzzles variam de dificuldade e temática da ilha, mas no geral são bem tranquilos de serem resolvidos. E a exploração e resolução de cada ilha também é bem variada, trazendo fases que são mais curtas e outras que beiram a exaustão de tão longas.
Ainda contamos com as Luigideias que são momentos onde Luigi tem algum tipo de ideia mirabolante que ajuda na exploração ou resolução de algo através de alguma ação do jogador.
Por sinal podemos dividir muito bem a dupla onde Luigi é o grande pensador e Mario é quem executa o trabalho bruto.
Durante a jornada ainda podemos encontrar e adquirir habilidades que auxiliam na exploração como uma em que a dupla gira tão rápido juntos que podem atravessar grandes distâncias planando ou quando viram uma bola para poder acessar áreas menores rolando por ai.
Missões Secundarias
A população também pode solicitar ajuda e assim teremos missões secundárias para serem resolvidas. Durante todo o jogo serão dezenas de missões que em sua grande maioria são bem simples de serem resolvidas mas que trazem poucas recompensas. Apenas uma ou outra acaba por trazer bons equipamentos que são bem melhores do que os encontrados em lojas.
Algumas dessas missões ainda contam com tempo para serem resolvidas, o jogo irá te avisar quando este tempo estiver acabando e caso você avance na história ela será perdida.
Batalhas em Turno
O jogo é um RPG que conta com batalhas em turno e aqui seguimos a escola que começou lá em Super Mario RPG.
As batalhas são pausadas esperando a ação do jogador e dos inimigos, no entanto exigindo em diversos momentos ações dos jogadores como se defender, pular de um projétil, contra-atacar um inimigo e por aí vai.
Ambos, Mario e Luigi têm as mesmas opções durante a batalha, que são atacar com a marreta, atacar com o pulo, usar itens e um ataque especial que envolve os dois irmãos.
A escolha de qual golpe vamos usar depende muito do inimigo que estamos enfrentando. A grande maioria acaba por aceitar os dois tipos de golpes, no entanto inimigos que voam só é possível acertar usando o pulo, o mesmo para alguns tipos de inimigos que podem usar escudos em sua frente. Já para aqueles que possuem algum tipo de espinho na cabeça apenas a boa e velha marretada será útil.
Para que os golpes sejam mais fortes e efetivos é necessário também pressionar os botões intercalados de ação dos dois personagens no momento certo. Este tipo de interação faz com que a batalha não seja apenas um apertar e esperar e leva o jogador a ficar atento e pronto a todo momento.
O mesmo acontece na hora de se defender. O jogo possui um botão de defesa mas ele apenas reduz o dano que vamos tomar a cada golpe recebido e por isso o ideal é ficar atento a cada tipo de inimigo e a gama de golpes que eles possuem.
Do começo ao fim do jogo o jogador estará sempre aprendendo a como batalhar contra os inimigos e suas habilidades. E como um bom RPG ainda contamos com batalhas contra chefes que são longas e em alguns momentos contam com Luigidieias trazendo dinâmicas exclusivas para aqueles momentos.
Ainda existem habilidades especiais que consomem pontos semelhantes a mana que trazem golpes que usam os dois personagens ao mesmo tempo. Podem resolver algumas batalhas de maneira interessante principalmente quando contamos com muitos inimigos em tela.
E por fim ainda existem os PLUGs que são itens que ligamos e desligamos nas batalhas que podem trazer beneficios como um segundo dano em area ou uso automatico de itens de cura mas tem seu consumo limitado e após acabar devemos esperar por um tempo até que eles voltem a estar habilitados.
O encantador mundo de Eletria em Mario e Luigi Brothership
Algo que é incrível em Mario e Luigi Brothership é o mundo criado para Eletria.
Como o nome brinca com Eletric ou Eletricidade, tudo em Eletria lembra objetos relacionados a este tema.
Os habitantes do mundo tem cabeças de tomada e de várias regiões como a Japonesa, Inglês e Americana mas não me lembro de ter encontrado nenhuma tomada de três pinos brasileira, mas aproveito para falar aqui sobre a excelente localização do jogo para o nosso idioma.
Tudo no mundo é relacionado a isso. Varios puzzles remetem a levar plugs de um lado a outro, os inimigos e vilões do jogo também são algum tipo de cabo ou conector como um P2 por exemplo.
A direção de arte mais uma vez nos mostra que os gráficos não precisam ser os melhores do mundo para serem lindos, basta fazer um excelente trabalho de criatividade e composição para entregar algo de qualidade inquestionável.
Como o jogo é divido por ilhas, cada uma conta com uma direção única e confesso que sempre ficava curioso para saber o que o time criativo iria me entregar.
Durante todo o tempo que joguei, que ultrapassou fácil as mais de 30h não tive problemas técnicos graves, apenas algumas quedas de quadro mas é algo que para quem já está acostumado a jogar com o Switch infelizmente sabe que é comum.
Mas reitero que em nada atrapalhou minha experiência.
Mario e Luigi Brothership poderia ser mais curto
Em 2024 foi um ano em que eu joguei 3 RPGs do universo de Mario.
O Remake de Super Mario RPG, que era um jogo original de Super Nintendo, saiu em dezembro de 2023 mas acabei jogando ele apenas em 2024.
Um outro remake, agora de um jogo de Game Cube, Paper Mario the Thousand Year Door saiu no meio do ano e embora eu não tenha jogado o game original sei que ele é um dos mais aclamados da série e de fato é um jogo bem divertido.
Assim Mario e Luigi Brothership foi meu terceiro RPG da Nintendo em um único ano e de fato um jogo não tem nada haver com o outro, são completamente distintos entre si em sua temática, tom, jogabilidade etc etc.
Porém em Mario e Luigi eu senti o mesmo problema que em Paper Mario The Thousand Year door. O jogo acaba se estendendo bem mais do que deveria.
Enquanto Super Mario RPG nos entrega uma aventura redondinha com aproximadamente 13h, estes dois últimos citadas ultrapassam as 35h tranquilamente e se desejarmos ainda cumprir todas as sidequestes se preparem para ultrapassar as 50h.
O problema é que toda essa barriga que colocam no jogo atrapalha demais o andamento do roteiro.
No jogo só podemos ir para rotas pré determinadas e pelo caminho encontramos as ilhas derivantes, porém novas rotas são abertas apenas após alguma missão seja ela principal ou secundária.
E infelizmente isso acaba fazendo com que a história seja longa demais desnecessariamente. Fica aquele clima de derrotar um vilão, mas ele vai embora para enfrentarmos ele mais tarde novamente.
Em minha opnião este jogo poderia ter sido cortado facilmente pela metade tanto em missões principais como secundarias. Digo isso pois no começo é até legal fazer as secundárias, mas depois de 20, 25h jogando o game principal e sentir o cansaço desta enrolação eu comecei a simplesmente ignorar as secundárias pois eu queria saber como esta história terminaria!
O mesmo aconteceu comigo em The Thousand Year Door. Tudo ali já tem um incrível potencial, mas começa a ter tanta enrolação e momentos que parecem ser o climax mas é só mais um plot que acaba ficando chato.
Nestes momentos o que acaba segurando bastante da experiência é justamente a jogabilidade divertida de Mario e Luigi Brothership, porque se fosse depender apenas da história grande parte dos jogadores irão desistir pela metade.
Mario e Luigi Brothership Vale a Pena?
Este talvez seja um dos últimos grandes lançamentos do Nintendo Switch. Claro que o console ainda tera jogos como o novo Metroid Prime mas este já está sendo pensado também para o Switch 2.
Em um ano que tivemos outros rpgs e remakes, este foi o que mais me diverti jogando. Sua jogabilidade e batalhas por turno são bem interessantes de jogar e me divertiram bastante mesmo naquelas que eram mais longas como as em que enfrentamos chefes do jogo.
A criatividade e exploração de cada nova ilha é algo encantador, tem aquele detalhe e carinho que os jogos da Nintendo entregam principalmente quando estamos falando de um jogo do Mario.
Ressalto aqui novamente o trabalho primoroso de localização para o nosso idioma, trazendo nomes traduzidos para que façam mais sentido para gente, piadas que somente o público brasileiro irá compreender e fazem com que a experiência de se jogar Brothership seja ainda mais agradável e leve.
Para aqueles que querem experimentar um RPG de turnos, este aqui é um prato cheio, que não vai deixar ninguém parado ou no tédio estando atento o tempo todo.
Mario e Luigi Brothership é um jogo incrível para a biblioteca do Switch que vai chegando ao fim de sua geração de forma muito consistente. Recebendo alguns remakes, remastereds mas mostrando que ainda tem espaço para grandes jogos originais.
Talvez este jogo tenha passado batido já que foi basicamente o terceiro RPG do Mario em menos de 1 ano, mas entrega um grande título que vale muito a pena ter em seu Nintendo Switch 1 ou 2.
Agradecemos os amigos da Nuuvem que nos enviaram uma cópia de Mario e Luigi Brothership para a criação deste Review.
- Compre Mario e Luigi Brothership na NUUVEM
- Compre Mario e Luigi Brothership em Mídia Física na Amazon