Cassiodora é a aposta no genero Shoot’em up do estúdio brasileio Void Studios.
Inspirado em clássicos jogos de “navinha”, Cassiodora traz soldados alados e suas armas elementais desviando de dezenas e dezenas de coisinhas pela tela.
Cassiodora é a princesa do reino de Astoria que foi sequestrada. Ao saber disso, o rei convoca três guerreiros que agraciados pelo mago Faramix ganham asas e poderes elementais.
Sendo assim os guerreiros partem voando em busca ao resgate da princesa.
Como é jogar?
Cassiodora traz tudo que o genêro exige, fazendo o jogador ficar atento em cada cantinho da tela para que nada o atinja.
Ao inicio você deverá escolher um dos 3 guerreiros, Agni, Colden ou Luken, cada qual com seu visual próprio e algumas características que os diferenciam.
Assim, cada personagem tem 4 tipos de ataque, sendo um ataque físico para quando estiver encostado de algum inimigo e 3 ataques a distância elementais que se diferenciam por sua cor, sendo, azul para ataque de gelo, vermelho para ataque de fogo e amarelo para ataque de raio.
Estes ataques elementais são uteis em momentos chave do jogo, para atacar a fraqueza de algum inimigo ou abrir caminho destruindo alguma barreira que exija um tipo de ataque específico.
Ainda é possível ter um tiro secundário que você encontra de forma aleatória pelos cenários. Assim o jogador poderá revezar entre os tiros que deseja utilizar.
A principio Cassiodora parece trazer um desafio grande, também comum nos jogos do genêro que na época dos arcades eram verdadeiros devoradores de fichas, no entanto o Void Studios foi muito generoso quanto ao desafio do jogo.
É possível escolher a maneira que quer se aventurar por Cassiodora, podendo ter uma experiência mais tranquila, com vidas infinitas por exemplo ou para os jogadores mais hardcore do genêro enfrentar o verdadeiro inferno.
Esta escolha do estúdio é muito bem vinda ja que Cassiodora saiu para todas as plataformas e pode ser jogado em até 3 jogadores local, assim é uma ótima escolha para se jogar também com crianças.
Ao todo serão 7 níveis divididos por fases trazendo assim mais de 30 fases. Um número de fases até que alto para o gênero.
Afinal, o grande desafio de jogos Shoot’em Up é justamente não ser repetitivo ou enjoativo e sendo bem honesto poucos títulos consegue, assim Cassiodora também acaba sofrendo deste mal.
Embora as fases sejam bem distintas visualmente e tragam inimigos que atacam de maneiras e formas distintas o game acaba perdendo ritmo depois de um tempo.
Entretanto, existem alguns Puzzles a serem resolvidos em algumas fases, dando uma pausa no ritmo frenético do jogo para que com nossos tiros possamos resolver o enigma e abrir caminho.
Uma pena que está mecânica tão interessante acabou sendo pouco aproveitada durante toda a jornada.
Outro destaque é que durante as fases é possível coletar dezenas de moedas pelos cenários. Estas moedas são utilizadas para comprar itens na lojinha do jogo, roupinhas e outras coisas cosméticas e itens e equipamentos de melhorias.
Cada personagem tem seu proprio contador de moedas, o que aumenta o efeito replay para aqueles que desejam completar totalmente o jogo.
Por fim, cada personagem tem um animal guardião e cada animal tem suas habilidades proprias que variam.
Vale a pena jogar Cassiodora?
Cassiodora é um jogo de nicho, assim os que apreciam o genêro devem gostar bastante do título.
Para aqueles jogadores mais casuais vale principalmente pelo modo multiplayer local que acaba sendo bem divertido, trazendo inclusive certos minigames de disputas, como quem sobrevive por mais tempo ou coleta mais moedas.
Embora em alguns momentos este multiplayer fique confuso com tantos itens coloridos preenchendo a tela.
Outro fator a ser pensado é a duração do jogo, Cassiodora leva em média de 3 a 4 horas para ser finalizado, pode até parecer curto para alguns, mas seu efeito replay é bem alto o que aumenta em muito as horas.
O título acerta e erra como outros tantos do mesmo gênero mas no saldo, acaba sendo um titulo que diverte.